A morte de Moisés (Guilherme Winter), a disputa do seu corpo por Deus e o diabo, e o reencontro de Betânia (Marcela Barrozo) com a filha mais velha, Talita (Ray Erlich) - realizando um desejo da atriz - marcaram o último capítulo da novela "Os Dez Mandamentos - Nova Temporada", na noite desta segunda-feira (4).
O desfecho do folhetim bíblico da TV Record exibiu ainda as mortes de Cosby (Érica Ribas) por Finéias (Rafael Queiroz), Balaão (Leonardo Vieira) e Zur (Dudu Azevedo), a nomeação de Josué (Sidney Sampaio) por Deus para liderar o povo hebreu, Betânia reencontrando as irmãs, e o povo hebreu invadindo e conquistando o reino Moabe. Nas redes sociais, os telespectadores se emocionaram com o fim da trama de Vivian de Oliveira, que será substituída por "A Terra Prometida" a partir desta noite.
"Encerrando com chave de ouro. Totalmente arrepiado. Descanse em paz, Moisés", disse um. "Sem palavras", apontou um segundo. "Preciso de vários lenços", completou um terceiro. "Chorei horrores. Foi incrível esse final, vou morrer de saudades", acrescentou outro. "Pirei quando assisti essa parte", escreveu um citando a disputa pelo corpo do viúvo de Zípora (Giselle Itié). A mesma reação já havia ocorrido quando Deus abriu a terra para engolir os hebreus revoltosos.
Nova novela é uma sequência
Outros telespectadores elogiaram as atuações dos atores: "Gui (Guilherme Winter), você arrasou em todas as fases da novela", "Rayana Carvalho pisa" e "Marcela Barrozo foi um dos destaques da temporada". Mas também não faltaram algumas críticas. "A filha da Adira parece a avó dela" e "finalmente uma gota de sangue" comentaram os internautas.
A nova novela bíblica da emissora é uma continuação de "Os Dez Mandamentos" e mostra, enfim, o povo hebreu em Canaã. Alexandre Avancini, diretor-geral da história, disse ao Purepeople que o Rio Jordão será uma das estrelas da nova trama, que conta com aproximadamente 80 personagens. Logo na estreia, as muralhas de Jericó caem depois do povo de Israel dar voltas em torno do paredão de pedra.
(Por Guilherme Guidorizzi)