Você sabia que aproximadamente 78 em cada 100 famílias estão endividadas? É isso que aponta a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada em 2022. A realidade não parece ser tão distante neste ano, já que é notório a dificuldade dos brasileiros em conseguir economizar uma grana ao final do mês. Por esse motivo, a gente entrou em contato com o mentor de empresários, André Minucci, para dar algumas dicas para você conseguir economizar com bastante consciência.
A primeira coisa que você deve fazer é ter consciência sobre o quanto você ganha e o quanto você pode gastar. Então, faça uma lista com todas as suas receitas e despesas para não ter nenhuma surpresa. Não esqueça de incluir nela suas dívidas e parcelamentos, para que você consiga fazer uma análise de onde é possível realizar ajustes que te ajudem a economizar mais.
A partir do seu conhecimento a respeito de quanto você tem por mês, e os seus gastos fixos, trace metas realistas para que você consiga economizar sua grana. Isso inclui abrir uma reserva de emergência, quitar dívidas ou até mesmo fazer a compra daquele item que você cobiça a tempos, como o lançamento de alguma coleção da estação ou até mesmo perfumes incríveis e chiques ou outros bens.
Agora é a hora de criar um orçamento realista baseado nas suas metas. Priorize suas despesas essenciais e gastos fixos e lembre-se de reservar uma parte do dinheiro para a poupança ou outros investimentos, caso seja possível.
A gente sabe como é fácil e reconfortante passar seus pagamentos no cartão de crédito, mas ele, em muitos casos, acaba sendo um verdadeiro inimigo para aqueles que o usam em excesso e pode entregar uma má surpresa ao final do mês. Isso é um dos possíveis fatores para o endividamento, então saiba o usar com moderação.
Uma das últimas dicas diz respeito a você ter uma consciência maior sobre suas decisões financeiras. Saiba controlar suas compras impulsivas e ignorar problemas financeiros que não podem ser resolvidos de imediato. Ao praticar o autoconhecimento e sempre ter em mente seus objetivos, você vai poder se ajudar a economizar bem mais.
Por fim, saiba que a educação financeira é um processo contínuo. Isso significa que você precisa estar aberto a errar e a aprender com o tempo. Cada um tem sua própria realidade, seus próprios gastos e seu próprio salário. Então, pegue leve consigo mesmo e sempre tente aprender mais para poder não cair em armadilhas e descobrir que tipo de organização funciona melhor para você guardar sua grana.