Além de poder prejudicar algumas partes do corpo quando usado de maneira excessiva, o salto não é considerado o sapato mais confortável para os pés, mas a nova tendência promete mudar essa ideia! Cansadas de terem que colocar saltos para prestigiarem eventos badalados, as mulheres estão cada vez mais investindo em sapatos mais baixos e estão contando com a ajuda das grifes, que estão apoiando esse pensamento ao colocarem modelos para desfilarem com sandálias não tão altas e vendendo esse tipo de produto nas lojas. O assunto se tornou uma polêmica protagonizada por Kristen Stewart durante o Festival de Cannes 2018, que contou com a presença de um novo estilo de make.
Conhecido internacionalmente por kitten heels, o modelo não tinha força no mundo da moda e era exceção nas coleções, mas está aparecendo com mais frequência nas passarelas e ganhando as prateleiras das marcas. Apesar de não ser sinônimo de conforto, a altura do salto mais baixo varia entre 2 a 5 centímetros e está presente em diferentes tipos de sapatos. Botas, scarpin, sapatilhas, mules e mais! As grifes estão apostando em sandálias tanto abertas quanto fechadas e com salto grosso ou fino, mas que garantem a nova tendência. Além de poder oferecer mais conforto aos pés, esse estilo pode ser visto como uma forma de protesto por deixar a opção de escolha nas mãos das mulheres e não, como uma imposição feita nos trabalhos, eventos e ambientes que consideram o salto alto mais elegante e o mais baixo, desleixado.
O maior festival de cinema mostrou na 71° edição que ainda mantém um dress code, protocolo responsável por definir o estilo de vestimenta que será utilizado por seus convidados, ultrapassado para o século 21. Obrigando as mulheres a colocarem salto alto para passarem pelo tapete vermelho do evento, a imposição feita pelo festival gerou polêmica nas redes social, principalmente depois da formalidade ter sido quebrada e enfrentada por uma das juradas. Kristen Stewart se recusou a seguir às ordens estabelecidas e, em uma edição anterior do evento, declarou: "Definitivamente, há um dress code distinto. As pessoas ficam muito chateadas com você quando não usa saltos, mas eu sinto que você não pode mais pedir isso. É apenas um fato. Se você não pede que os homens usem salto e vestido, então não pode me pedir isso também."
(Por Fernanda Casagrande)