A academia do "Big Brother Brasil" é um local bastante frequentado. Assim como os brothers e sisters do reality show, muita gente tem o costume de se exercitar em casa. Para quem malha sem acompanhamento profissional, no entanto, a atleta Andreia Tokutake faz um alerta:
"São grandes os riscos para a saúde. Atividades como musculação e aeróbio, por exemplo, precisam ser avaliadas pelo professor de Educação Física e também pelo médico. Afinal, se exagerar na frequência ou intensidade, pode haver queda de pressão, fadiga, além de prejudicar as articulações e gerar lesões".
Andreia Tokutake, que é fisiculturista campeã e compartilha seus momentos de malhação com os mais de 41,9 mil seguidores no Instagram, preparou dicas para auxiliar nas atividades indoor, enquanto você não tem um personal trainner. Confira:
Coloque roupas de treino e use tênis. "Muita gente acha que por estar em casa pode fazer o exercício de qualquer jeito", comenta.
Não se distraia: "Desligue a TV, o celular ou qualquer coisa que tire o seu foco", aconselha.
Alongue-se antes de começar e ao final do treino. "Alongar é muito importante para execução correta do treino e também para proteger coluna e articulações", destaca.
Beba água. "Hidratar-se é fundamental: ao menos 2 litros de água por dia", afirma.
Não exagere: "Vá no seu tempo. Faça exercícios que não o coloquem em risco".
E o que tem a dizer a atleta sobre se exercitar após um dia difícil? Recentemente, o estudante de Medicina Lucas saiu de uma prova de mais de 12h de resistência no "BBB" direto para a academia da casa, sem se poupar.
"Quando estamos estressados/cansados fisicamente, o melhor a fazer é descansar, pois você não vai responder aos estímulos como responderia com o corpo descansado", explica.
Em situações de estresse e fadiga, como a apresentada no reality, a influencer aconselha: "Alimente-se e durma bem para, aí sim, no dia seguinte, seu treino render".