Ivan (Carol Duarte) realizou o sonho de retirar os seios e exibiu um peitoral masculino no último capítulo da novela "A Força do Querer". Para realizar o efeito, a equipe usou o torso do modelo Leonardo Guinther, de 18 anos, combinado com o corpo da atriz. Claudia Mendes, responsável pelos efeitos visuais da trama, explicou como foi feito o processo ao "Vídeo Show" nesta segunda-feira (23): "Primeira coisa foi achar um dublê que tivesse um peitoral com as mesmas medidas, características, tom de pele. Que fosse o mais próximo possível do corpo da Carol Duarte". "Primeiro grava tudo com a Carol e depois grava com o dublê. Na mesma posição e mesma incidência de luz. Fizemos a maquiagem da cirurgia. E aí é feita a mágica", completou.
Natan Campos, dos efeitos especiais, comentou como o computador conseguiu transformar o corpo do modelo no de Ivan: "A gente pega o take do dublê, recorta ele e pede para o software fazer um cálculo matemático onde ele vai acompanhar o movimento da respiração e da atriz. Isso permite que a gente faça a troca". Claudia, por sua vez, disse que um grande empecilho foi a luz do sol, já que Carol gravou a sequência final do personagem na praia de Ipanema, no Rio: "Na externa é mais difícil. No estúdio tem a luz controlada e várias câmeras posicionadas. Na externa é a luz natural. A gente fez com drone e grua. Fica um pouquinho mais complicado. Mas quando a direção pede, tem que dar um jeito de atender. Ainda mais último capítulo".
Carol disse que aprovou o final de Ivan e que ficou bastante admirada com o resultado da transformação: "Me surpreendeu. A gente não sabe, é uma obra aberta. Quando eu li os finais, eu achei tão bonito. Porque eu não sabia que ia ter a cirurgia. Então fiquei surpresa". A atriz, depois de emocionar ao falar sobre o personagem, comentou que ainda não se acostumou com o fim das gravações: "Eu estou tão esquisita. É esquisito se despedir. A gente vive por muitos meses no personagem. Me marcou muito. Eu nunca tinha feito novela, aprendi demais".
(Por Tatiana Mariano)