A pandemia de Covid19 representou um período de retomada para muita gente. Com várias composições guardadas, o cantor Rafa Valle decidiu desengavetá-las e voltar às origens.
"Estou focando cada vez mais na minha carreira artística", diz o compositor, que vê no TikTok o caminho para o sucesso. "Acredito que esta plataforma é a que tem mais potencial de alavancar a carreira de um artista hoje. Conseguir viralizar uma música no TikTok se tornou um objetivo", afirma.
A plataforma coleciona milhares de fãs (confira nomes do app que fazem muita gente se divertir com seus conteúdos).
"Estou buscando investidores para avançar na divulgação na plataforma, pois os preços das campanhas não são baratos. Mas, também estou trabalhando em uma ideia de juntar artistas e compositores independentes que são atuantes no TikTok para realizar um festival autoral em São Paulo", antecipa.
Como usar TikTok para trabalho?
Recentemente, Rafa Valle lançou a canção "Uma e 10". E assim, tem navegado entre o passado que o liga à fortes referências, e o presente, contando com a força das plataformas digitais para divulgar seus trabalhos.
"A música vem recebendo um feedback muito positivo. Está sendo cada vez mais tocada em mais estabelecimentos do país. O clipe está sendo produzido e deve ser lançado em abril. Também penso em criar uma música em continuação a ela. Seria um Easter Egg, pois as pessoas manifestaram curiosidade na continuação da história".
Com a mudança de rota na carreira, a cabeça criativa do artista não para. Rafa está trabalhando também em um novo EP com 4 músicas. "Entre elas, 3 que compus com meus seguidores nas mídias sociais", diz.
O renascimento em 2020
Quando tinha por volta dos 17 anos, devido a uma dificuldade financeira na família, Rafa Valle decidiu fazer faculdade de Direito, como meio para conseguir resolver essa situação. "Confesso que tive medo de não conseguir através da música o capital necessário para ajudar minha família", explica.
"Não me arrependo, pois adquiri outras habilidades e vivenciei outras experiências nessa jornada paralela, mas, infelizmente, acabei deixando de lado minha carreira autoral na música durante anos, embora não tenha parado de compor e tocar em algumas bandas", comenta.
Aos 31 anos, Rafa Valle sentiu na pele a brevidade da vida: "E que não podia mais segurar essa força que vinha de dentro, ou seja, continuar adiando o sonho e ignorando essa minha essência".
Como aproveitar o potencial do TikTok?
Como nunca parou de compor, Rafa Valle preparou conteúdos e lançamentos para construir um catálogo atraente.
"Com tanta informação na internet, comecei a estudar e pesquisar como funcionava o mercado musical. Já que iria encarar o projeto solo como artista independente, sabia que precisava me posicionar como uma marca; uma empresa", pontua.
"Percebi que não valia a pena lançar músicas em língua estrangeira, já que era muito mais difícil me comunicar diretamente com meu público aqui no Brasil. Lancei 'Elo', uma das composições que até hoje mais me representam e não parei mais, lançando 9 singles que, posteriormente, viraram o álbum '5 da manhã', finalizado no começo de 2022", completou.