A estampa queridinha da temporada é o tie dye! Com uma história de longa data no mundo da moda, a técnica de tingimento é versátil e tem tudo para ser uma unanimidade qualquer que seja a estação. Por isso, o Purepeople reuniu um guia com diferentes formas de criar em casa uma peça personalizada e ainda truques de styling para compor uma produção de sucesso. Confira mais detalhes a seguir!
Para criar tie dye em casa, você pode escolher entre dois "aliados": tintas para tecido e água sanitária. O preparo inicial é o mesmo: pense em onde da peça você quer que a estampa comece e faça a dobra, amarrando com elásticos ou barbante (confira abaixo sugestões de amarrações para diferentes efeitos). As tintas funcionam melhor em peças de cores claras e são escolhidas ao seu gosto. Quanto mais água você colocar para dissolvê-las, mais clarinho fica o tom. A partir daí, ative sua criatividade! Misture diferentes variações da mesma cor, aposte em cores da mesma paleta cromática ou até mesmo totalmente opostas.
Por outro lado, se quer criar seu tie dye em uma peça de roupa escura, escolha a água sanitária - e não esqueça luvas descartáveis nas mãos para protegê-las! Graças aos seus componentes químicos, ela reage no tecido, descolorindo-o. Deixe descansar no sol até atingir a variação de cor que você mais gosta.
Versátil, o tie dye pode ser usado em uma produção mais confortável, bem homewear, ou também algo mais elaborado, para uma festa à noite. Basta pensar na produção como um todo: a praticidade do jeans, por exemplo, combina perfeitamente com a estampa e cria um visual moderno e cheio de estilo. Ja se a sua ideia é algo mais sofisticado, alie-o à alfaiataria. Confira na galeria acima looks de famosas brasileiras e internacionais para se inspirar!
(Por Marilise Gomes)