Com a expectativa de um verão com mais viagens do que no ano passado, a moda praia vem refletindo o clima de euforia que toma conta das coleções primavera/verão 2022. Cores, recortes ousados e um convite nostálgico aos modelos da década passada estão entre as tendências de biquínis e maiôs que irão bombar nas praias brasileiras - em especial as do nordeste brasileiro, que atraem centenas de turistas anualmente.
Pensando nisso, a influenciadora nordestina Rosy Pasti, natural do Piauí, listou os modelos que irão dominar nesta temporada. Confira!
A tendência dos recortes ou cut-out que está dominando o guarda-roupa das fashionistas também aparece no beachwear. Segundo Rosy Pasti, apesar de ser um modelo mais revelador, em especial nos biquínis com fendas nos quadris e nos seios, há como adotá-lo sem necessariamente colocar muita pele à mostra.
"Esses cortes em pontos estratégicos são ótimos para modernizar maiôs. Um recorte triangular na altura das costelas, por exemplo, pode dar um efeito visual de cintura mais fina. Já os cortes nas laterais, acompanhados de aplicações e metais, enriquecem a peça e trazem uma sensualidade na medida", recomenda.
Os tecidos artesanais estão vindo com força na moda desde a temporada passada, porém para os modelos de moda praia deste verão, a tendência é que os biquínis e maiôs feitos de crochê ganhem cores e estampas mais alegres e divertidas, como listras e florais.
"A junção de cores mais vibrantes, assim como conjuntos de short e top vão vir como uma febre. Para completar essas peças, que carregam um aspecto dos anos 2000, acessórios de miçanga, chapéus estilo bucket hat e óculos coloridos de forma quadrada complementam bem a proposta", garante Rosy Pasti.
Com amarrações que podem ser usadas de várias formas, o tradicional biquíni cortininha ganhou uma repaginada nesta temporada. Com cordas maiores, há a possibilidade de transformar uma única peça em diversos modelos diferentes ao inovar na forma de vestir.
"É possível amarrar a cordinha cruzando o busto, formando um xis no colo. Assim como transpassar a corda várias vezes ao redor da cintura ou usá-la como um maiô ao amarrar a parte de baixo e de cima de forma cruzada. Nas redes, há diversos vídeos com diversas formas de usar o biquíni com amarração", ensina a especialista.
A cartela de cores do beachwear deve seguir a mesma linha do adotado no street style. Com isso, tonalidades como rosa pink, verde lima, laranja, lavanda e vermelho irão prevalecer.
"Para escolher a cor que mais te valoriza é importante observar como ela contrasta com a cor da pele, dos olhos e do cabelo. Mulheres loiras, por exemplo, costumam ter a pele mais iluminada por cores como vermelho e azul. Já as morenas contrastam com tons mais abertos como o verde lima", pontua Rosy.
A pegada retrô dos hot pants, sutiãs meia taça e calcinhas tipo asa-delta continuarão em alta nesta temporada, mas dessa vez com estampas mais nostálgicas. De acordo com a influenciadora de moda Rosy Pasti, estampas retrôs como poá, listras e vichy adicionam um toque divertido às produções de verão.
"Esses modelos combinam bem com acessórios mais minimalistas. Vale colocar uma camiseta social branca, uma bolsa de pano e um chinelo acolchoado que está super em alta", garante.