As passarelas das últimas semanas de moda internacionais (a de Milão vai até o dia 25 de setembro, quando começa a de Paris) confirmam: os anos 80 estão, definitivamente, voltando a se destacar entre as macrotendências para 2019. Além da pochete, dos ombros volumosos e dos tons neon, um dos itens que confirmam essa revival é o balonê. O recurso, polêmico, não é muito fácil de usar pois cria um volumão na silhueta. Mas também faz looks que não vão passar despercebidos de jeito nenhum!
Na Milan Fashion Week, que vai até a próxima terça-feira, a Moschino trouxe uma pegada bem anos 80. Divertida e performática, a apresentação da marca – que tem o designer Jeremy Scott, designer por trás de looks de Anitta e Katy Perry, como diretor criativo – trouxe um visual que recria desenhos feitos à mão e muitos tons vibrantes, além das peças mullet, ombros com volume e o indefectível balonê. A proposta da Moschino não é levar a trend muito a sério, mas criar uma produção divertida para arrasar numa pista de dança, por exemplo (pense nas bonecas Barbie dos anos 80 e naqueles vestidos bem extravagantes).
Futurista e bastante esportiva, trends que estão em alta nas passarelas, a Emporio Armani, que apresentou sua coleção de verão 2019 na última quinta-feira (20), apostou em tons de amarelo neon, rosa e azul royal, nas modelagens utilitárias executadas com tecidos tecnológicos, como nylon e plástico, e nos looks holográfico, com materiais que criam um efeito furta-cor. Os balonês apareceram em looks que contrastam tons vibrantes e trazem para 2019 os anos 80, com tudo de tecnologia que temos no momento atual.
A trend, no entanto, já apareceu em outras temporadas em propostas um pouco mais sérias. A Saint Laurent, que apresentou na última Semana de Moda de Paris uma coleção também com a cara dos anos 80, explorou o volume do balonê em modelos curtíssimos de vestidos e saias, misturando sensualidade a fashionismo. Já a Chanel trouxe os anos 80 para o show do inverno 2019 da Semana de Alta-Costura de Paris. Além dos vestidos mullet, ombros volumosos e make e cabelo bem característicos, a grife apostou nos balonês para os looks de festa mais descolados. Para aplicar o balonê no dia a dia é legal ter ideia de que o efeito acrescenta bastante volume à silhueta. E também que faz visuais com pegada mais extravagantes. Dito isso, é só se jogar!
(por Deborah Couto)