Diagnosticada com tuberculose ganglionar, Simaria segue em tratamento. Afastada dos palcos desde abril, ela deve voltar a fazer shows até agosto. Sempre discreta sobre sua vida pessoal, a cantora retornou as redes sociais, mas uma internauta reclamou da falta de notícias sobre o estado de saúde da artista. "Só acho que por terem tantos fãs demoraram muito para dar notícias. Merecíamos qualquer consideração, por mais mínima que fosse. Melhoras!", disse a usuária. Sem papas na língua, Simone rebateu: "Primeiro lugar: Mesmo eu sendo irmão, não tenho direito nenhum de invadir o direito que ela tinha de se recluir para se tratar. Segundo: Quem é fã ama, entende e apoia. Terceiro: Você é o tipo de pessoa que quer mandar, ser dona da vida alheia... Para e pense se você ama nossa história, se você ama nossa música e se você nos ama de verdade. Deus te abençoe". Por conta da doença da irmã, a sertaneja vem se apresentando sozinha.
Encarando a vida de um jeito diferente, Simaria falou em entrevista ao "Fantástico" que emagreceu oito quilos com a doença. "Peso 50 quilos e eu caí pra 42. Eu não podia pegar meu filho no colo porque eu não tinha forças", contou ela, admitindo que por causa do número de compromissos não cuidava da saúde como deveria: "Desde os meus 14 anos até 35 anos eu trabalhei igual um burro de carga. Já cheguei a fazer três shows em uma noite. Quem tem vida assim? Isso é vida? Não quero mais fazer 30 shows por mês. Eu dormia três horas por noite. Mas o que mais mata a pessoa é a distância de um lugar para o outro. Porque é nessa distância que você não tem o que comer e eu acabava comendo sanduíche, porcaria no final do show".
Além da torcida dos amigos, o apoio familiar tem sido essencial para recuperação de Simaria. "Depois da doença dela vendo ela assim eu fiz um check-up pra saber como eu estava porque uma depende da outra. Uma é o porto seguro da outra. Se eu pudesse estaria no lugar dela, porque eu não gosto de ver ela doente, eu fico triste, eu sofro. É ruim", afirmou Simone, que já relatou dificuldade ao se apresentar sem a irmã.