"Sex and The City" é uma das maiores séries de todos os tempos e quem é fã sabe que ela carrega muitas referências icônicas. Quem nunca comparou seu próprio grupo de amigas com Carrie (Sarah Jessica Parker), Miranda (Cynthia Nixon), Charlotte (Kristin Davis) e Samantha (Kim Cattrall)? Ou quis se reunir para tomar um bom Cosmpolitan e falar livremente sobre sua vida sexual e problemas pessoais?
Nós, do Purepeople, estávamos pensando nesse drink que marcou tanto a vida das protagonistas e não podíamos deixar de imaginar... O que faz dele tão interessante? E simplesmente assim, listamos algumas curiosidades incríveis sobre a bebida marcante que virou queridinha dos fãs do seriado.
Muita gente ainda tem dúvidas a respeito dos ingredientes que são utilizados para preparar um bom Cosmpolitan. No geral, a receita principal conta com vodka, suco de limão, licor de laranja, suco de cranberry, gelo e, é claro, uma rodela de laranja. Você pode aprender a como fazê-lo agora mesmo, neste link.
Mesmo que tenha se tornado popular somente na segunda metade do século XX, é fato que o drink podia já estar entre nós desde 1934. Isso porque um livro lançado naquele ano, intitulado "Pioneers of Mixing at Elite Bars" fazia referência a uma versão bem diferente do coquetel, que contava com triple sec, gin, limão siciliano e xarope de framboesa.
O Cosmopolitan ainda tem um passado muito interessante. Se hoje o drink está associado, em parte, ao público LGBTQIAPN+ por conta dos fãs de "Sex and The City" e seu aroma adocicado, antigamente ele foi febre nos bares gays de São Francisco entre o final dos anos 1970 e o início da década de 80.
No final dos anos 1990, a bebida teve um salto na sua procura. A grande culpada por isso foi a rainha do pop: Madonna. Depois que foi apresentada ao drink em um Grammy Awards, a artista foi fotografada diversas vezes tomando um Cosmo, despertando a curiosidade do público que sentiu necessidade de experimentar a bebida característica da diva pop.
Mesmo sendo tão icônico, ainda é difícil dizer quem foi o criador oficial do drink. A bartender Cheryl Cook assumi para si os créditos da autoria do coquetel, alegando que teve a ideia na época do lançamento da Absolut Citron e só precisou adicionar um splash de licor de triple sec, um traço de Rose's Lime e, "o suficiente de cranberry para fazê-lo olha que lindo, é rosa", dizia.
Há quem diga, por outro lado, que foi Toby Cecchini quem inventou a bebida. Ele conta que o drink chegou até ele através de outra bartender e ele o reformulou completamente com as coisas que estavam usando na época para fazer Margaritas fresco.
E ainda existe uma boa parcela de indivíduos que defenda o legado de Dale DeGroff, que foi apresentado ao coquetel e criou sua própria versão dele. Foi isso que fez o drink entrar na moda. Seu impacto foi tão grande que até a New York Magazine atribuiu a ele a invenção da bebida.