A ameaças de morte recebidas pelo humorista Fábio Porchat foram parar em Brasília. Na noite desta segunda-feira (10), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) cobrou providências dos governos federal e do Rio de Janeiro em relação ao assunto, durante discurso na tribuna do Senado.
"Imagino não ser tão difícil para as autoridades policiais identificar o responsável ou responsáveis por essas ameaças através do denominado 'Blog do Soldado'. É preciso impedir que fatos desta natureza prosperem no Brasil, porque se trata também de uma afronta à liberdade de expressão e de opinião", disse o político.
Fábio Porchat recebeu ameaças após a veiculação do vídeo "Dura", do canal de humor "Porta dos Fundos". Nele, o humorista faz uma ironia à abordagem de policiais militares no Rio. No vídeo, dois cidadãos comuns (um deles interpretado por Porchat) intimidam e aparecem extorquindo PMs que estavam dormindo em uma viatura.
As ameaças surgiram no "Blog do Soldado", que se autodenomina página não oficial de apoio à Polícia Militar do Rio de Janeiro. Em uma das postagens, um usuário sugere que Fábio Porchat seja metralhado.
Em nota enviada à imprensa, o canal "Porta dos Fundos" reforçou sua posição mesmo após as ameaças. "Nosso vídeo é uma crítica ao policial corrupto e não à Polícia Militar como instituição. A corrupção existe em todas as áreas e temos certeza de que o policial honesto não se ofende com uma 'piada denúncia' no vídeo do Porta dos Fundos".
"Aliás, contamos, inclusive, com a própria polícia para averiguar as ameaças publicadas no blog que, aí sim, mancham a imagem da corporação", informa o comunicado.