Na última segunda-feira (02), a ex-dançarina do 'É o Tchan', Scheila Carvalho, compartilhou alguns detalhes da remoção de preenchimento facial que já vinha causando grande polêmica em suas redes sociais, com direito a comparações com outros famosos.
A atitude vem sendo cada vez mais popular entre famosos. Nos últimos anos, Gkay retirou boa parte dos preenchimentos do seu rosto, assim como Eliezer, que já 'mudou de face' diversas vezes depois do 'BBB 22'. Scheila, assim como eles, busca uma aparência mais natural, o que estava comprometida com suas alterações estéticas.
"Olha só como meu olhar abriu! Recuperar a naturalidade do meu olhar e do meu sorriso foi a melhor sensação", escreveu a ex-dançarina na legenda de um vídeo em que já aparece com seu novo visual, despertando diversas reações e elogios dos seus seguidores.
De acordo com a médica especialista em Cosmetologia pelo Instituto BWS, Cláudia Merlo, a remoção dos preenchimentos faciais é realizada com o uso de uma substância chamada hialuronidase que, segundo ela, "é uma enzima injetável, uma cópia de uma proteína encontrada no corpo".
"Usamos a hialuronidase para dissolver rostos supercheios, pastosos e distorcidos. O excesso de preenchimento não apenas cria uma estética estranha, mas também pode levar à obstrução do canal linfático e acúmulo de fluido, função muscular limitada (que pode causar expressões tensas) e estiramento permanente dos tecidos moles ao longo do tempo. Mas também dissolvemos para corrigir pequenas imperfeições, como canais lacrimais deixados inchados por um gel mal colocado", diz a Dra. Cláudia Merlo.
Apesar da alterações na beleza e proporções estéticas do rosto, o excesso de preenchimentos no rosto pode acarretar em alguns perigos para a saúde, embora o ácido hialurônico seja indicado em diversos casos, nas proporções certas e de forma moderada.
Uma das consequências do uso desmedido de preenchedores é o 'Filler Fatigue', ou fadiga de preenchedor, conforme explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance: "Esse uso frequente, repetido e de forma inadequada dessas substâncias, ao longo do tempo, distende mais e mais os tecidos, assim criando a necessidade de cada vez mais preenchedor e, logo, piorando os sinais de envelhecimento. Mas ao esvaziar fica mais enrugado do que antes, sendo necessária então uma quantidade ainda maior de ar para manter o balão 'desenrugado'".
Para a médica, porém, os preenchedores são uma ferramenta valiosa quando usados da forma correta: "Conseguimos restaurar estruturas profundas como a parte óssea, repor compartimentos de gordura perdidos, melhorar a proporção das estruturas da face e até melhorar a qualidade da pele. O problema está no diagnóstico e indicação de quando, como e se há necessidade de preencher", completa Beatriz.
E, segundo a Dra. Beatriz Lassance, boa parte dos exageros pode vir de uma distorção estética do próprio paciente que não é controlada pelo(a) responsável por suas alterações estéticas, bem como a falta de indicações de procedimentos indicados para casos específicos.
"O paciente procura um consultório a partir do que ele vê no espelho. Por exemplo, o famoso bigode chinês, que é o sulco nasogeniano. A causa desse sulco mais profundo pode ser a diminuição do compartimento de gordura da maçã do rosto pela idade ou emagrecimento. Simplesmente preencher esse sulco pode dar a impressão de um rosto mais pesado, mas repor essa gordura de forma adequada estende os ligamentos e reposiciona todas as estruturas, produzindo realmente um efeito 'lifting'", diz a médica.
"Ou então, se os compartimentos de gordura estiverem adequados, a causa pode ser flacidez dos ligamentos. Nesse caso, seria errado preencher qualquer coisa. O tratamento mais adequado pode ser através do uso de tecnologia, como o ultrassom microfocado, ou mesmo cirurgia de face", completa a cirurgiã plástica.
O caso de Scheila Carvalho, assim como outros famosos, voltou a reacender uma discussão acerca do exagero de procedimentos estéticos entre as celebridades e, consequentemente, nos seus seguidores. Porém, há algum tempo, esta realidade tem sido diferente, já que grande parte dos famosos tem preferido uma aparência natural.
Para isso, há uma vasta gama de produtos e técnicas especiais para cuidar e selecionar cada queixa estética dos pacientes ao invés de tentar resolvê-las com preenchimentos. Será este o fim da era dos 'rostos artificiais' e repletos de preenchedores para voltarmos a contemplar a beleza natural de cada um?