Sasha Meneghel decidiu, assim como a mãe, Xuxa Meneghel, retirar os alimentos de origem animal de sua alimentação. Em conversa com Camila Pitanga no "Superbonita", a estudante de moda e modelo contou que a apresentadora foi responsável por ajudá-la a dar o primeiro passo com a decisão. "Ela foi para Nova York um dia e falou 'vou cozinhar e você me acompanha'. Aí eu (pensei) 'tá, não vou ter que cozinhar hoje, ótimo!'. E aí ela fez e tal e no final do meu primeiro dia seguindo alimentação vegana, ela parou e falou: 'você fala tanto de energia e hoje foi o primeiro dia que você não ingeriu a energia do sofrimento'. Eu comecei a chorar porque foi algo que me tocou muito, me senti hipócrita. Por gostar de animal, falar tanto de energia do jeito que eu falo e estar ingerindo essa energia", contou a jovem, defendida pela artista diante de críticas por conta de sua viagem missionária à Angola, na qual fez trabalho solidário com crianças e adolescentes de uma aldeia local.
Segundo a universitária, anteriormente ela relutava em retirar carne, leite e derivados de sua alimentação. "A minha mãe virou vegana antes e tava me contando como estava fazendo bem a ela. Eu disse: 'Mãe, eu não vou virar vegana, eu gosto de japonês, queijo..'. Eu era viciada em queijo! E sempre fui alérgica a lactose, me fazia mal mas eu comia muito mal", contou. Sasha entregou ainda que a afinidade da "rainha" com a cozinha só veio depois da mudança alimentar. "Minha mãe só aprendeu a cozinhar mesmo quando virou vegana. Nos fins de semana, ela fazia um sanduíches gigantes para mim, pegava todas as sobras, fazia um molho dela e ficava muito bom"
A herdeira de Xuxa e Luciano Szafir, ator com quem foi comparada em foto recente, disse ainda que a alimentação vegana trouxe outros benefícios em sua rotina. "Desde que comecei a seguir essa dieta, essa alimentação, eu não faço mais dieta, dessas 'ah, tenho um trabalho e vou ter que passar fome'. Eu não fico mais inchada, antes eu ficava, pelas alergias e intolerâncias, com o rosto mais inchado. E vegano come e caga né? Estou falando sério, a quantidade de vezes que você come por dia, é a quantidade de vezes que você vai no banheiro", disse jovem.
Questionada se via alguma diferença em sua alimentação no Brasil e em Nova York, onde mora atualmente, ela ponderou: "Lá, acho que as pessoas tem uma consciência maior sobre alimentação, mas aqui eu ainda fico um pouco mais noiada". E, se hoje Sasha tem uma boa relação com seu corpo e se tornou até modelo de agência internacionalmente conhecida, no passado, ela chegou a se questionar. "Mais nova, eu me preocupava muito com o que as pessoas achavam de mim. Eu me sentia como se nunca estivesse boa o suficiente. Imagina uma criança de 12 anos vendo besteira no Google falando sobre ela. Eu queria caber num padrão que era inexistente"
(Por Marilise Gomes)