Em 2008, o pequeno Guillermo Hundadze encantou os telespectadores da TV Globo ao interpretar Dom Pedro II, último monarca do Brasil, quando criança no especial de final de ano "O Natal do Menino Imperador". No programa, que fechou o ano das comemorações do bicentenário da chegada da Família Real ao Brasil, Reynaldo Gianecchini usou um bigode, visual que exibe novamente, para viver o pai do protagonista.
Atualmente, o estudante de 17 anos faz um "mochilão" pelos EUA a fim de estudar inglês e já há um bom tempo não faz nada para TV. Saudoso, Guillermo pretende voltar. Mas assim como outros atores mirins, ele cresceu e não teve mais oportunidades. Esporadicamente, faz dublagens, comerciais de TV, mas sua última atuação foi em 2012, quando fez uma participação no filme "Metanoia", protagonizado por Caio Blat.
"Essa idade é complicada para conseguir papéis, pois não sou nem criança e nem adolescente. Mas faço uns trabalhos de dublagem, propagandas... Um dia eu ainda vou voltar a ser reconhecido nas ruas", afirma Guillermo, cujo sustento vem de uma empresa de análise de crédito, ao Purepeople.
Semelhança com Reynaldo Gianecchini foi o passaporte do ator para TV
Quando foi chamado para o teste de "O Natal do Menino Imperador", Guillermo levou a melhor por se parecer bastante com Gianecchini, escalado para viver o amante de Marieta Severo na próxima novela das onze da TV Globo, "Verdades Secretas" . "Eu mudei bastante, mas ainda tem alguma coisa que lembra ele", acredita o ator, que por causa da aparência, interpretou o personagem Giane na primeira fase de "Passione".
Ele conta que até hoje, os dois mantém uma amizade. "Mas nos falamos mais pelas redes sociais. Nossa vida é muito corrida e ainda não tivemos um tempo para um reencontro. Mas tenho um carinho enorme pelo Giane. Ele realmente foi um 'paizão' pra mim", conta Guillermo que também lembra com carinho da relação Sérgio Britto (morto em 2011). "Ele fez Dom Pedro II na fase adulta e narrava a história. Ele me ajudou muito! Foi uma grande perda para arte", diz o ator.
Casa reformada e sonho de voltar a atuar
Mas apesar de ter feito sucesso no especial e também com o personagem Quinzinho, da novela "Eterna magia", Guillermo ainda é mais lembrado pela participação no quadro "Lar Doce Lar", do programa "Caldeirão do Huck". Na ocasião, ele teve a casa onde mora reformada e ganhou, inclusive, um campo de futebol exclusivo. "As pessoas ainda querem visitar a minha casa e eu acho isso muito engraçado", diverte-se.
Por pouco, porém, o garoto não foi expulso do imóvel, que fica em Santana, em São Paulo. Na verdade, o local é de propriedade de uma tia-avó, que abrigou a mãe de Guillermo, Deborah, que passava por dificuldades financeiras após a separação. "Teve uma briga de família e ela pediu que nos retirássemos. Minha mãe não achou justo e bateu o pé firme! Minha tia, então, desistiu de vender a casa e nós continuamos por lá. Mas sonho ir embora. Sou muito grato à minha tia, mas já está mais do que na hora de termos o nosso próprio canto", almeja o ator.
Diante às dificuldades da vida, Guilhermo afirma ter adotado como lema de vida as palavras ditas por Luciano Huck - que está de férias após gravar o especial de final de ano do "Caldeirão do Huck" - quando soube que ele estava sendo expulso da casa onde morava. "Vi muma entrevista dele na TV dizendo que eu sou um talento e que ainda conquistaria muita coisa na vida com o trabalho. Isso me deu força e não tenho dúvidas de que ainda vou fazer muita coisa boa na vida. E ninguém vai me tirar de lugar nenhum", brinca.
(Por Renata Mendonça)