A história da indiazinha Tainá, que defendia os animais da floresta de caçadores malvados, foi sucesso no ano 2000. Na pele da corajosa garotinha estava Eunice Baía, então com 8 anos. Seis anos depois, ela protagonizou a sequência do filme, "Tainá: A Aventura Continua", agora aos 14 anos. Dez anos se passaram e Eunice abandonou a carreira artística. Hoje se dedica à faculdade de moda e ao filho, Antônio, de 2 anos.
Quando foi selecionada para estrelar "Tainá: Uma Aventura na Amazônia", ela tinha apenas 7 anos e morava em Vila do Conde, no Pará. "Eu estava voltando da creche com uma amiga quando ouvi falar sobre o filme. Fiquei doidinha. Enlouqueci minha mãe e fiz os dois primeiros testes. Passei e fui a Manaus para a final. Foi uma experiência e tanto!", lembra Eunice Baía, aos 24 anos, em entrevista ao Purepeople.
Ela record com saudades das filmagens de "Tainá", em 1998, algo extremamente novo para ela. "Eu nunca havia feito nada parecido com cinema e TV. Eu era uma criança comum, mas no início dos trabalhos do filme eu já estava adaptada a todo aquele mundo e foi tranquilo. A Tainá era muito do que eu era", comenta ela, que passou a ser alfabetizada durante as filmagens: "Lá, tudo tinha sua hora. Quando eu chegava no hotel, no final da tarde, a professora já estava me aguardando para a aula".
Ainda filmando o primeiro longa, Eunice já sabia que voltaria a viver a personagem. Em "Tainá 2: A Aventura Continua", ela atua ao lado da pequena Arilene Rodrigues e lidera um grupo de crianças contra os caçadores que sequestram os animais de estimação dos índios. O elenco do filme ainda contava com Leandro Hassum e Kadu Moliterno. "O Leandro é indiscutível, um ator e tanto! Muito divertido. Foi demais! O Kadu era mais na dele, mas muito simpático. É legal quando você trabalha com alguém que você já viu na TV", lembra.
No ano passado, foi lançado o filme "Tainá 3: A Origem", estrelado por Wiranu Tembé. Eunice não foi escalada para o longa, mas participou de perto do projeto. "O terceiro era uma história bem diferente. Eu já sabia que atuar eu não iria. Mas foi incrível também, foi como se eu tivesse ali. Ajudei na escolha da nova Tainá e fui a algumas filmagens". conta ela, que mantém contato com Wiranu.
Aos 24 anos, Eunice Baía mora há 15 em São Paulo, onde estuda moda e vive ao lado do filho, Antônio, de 2 anos. Com a faculdade e a maternidade, ela acabou deixando a carreira artística de lado.
"Faz um tempo que não faço nada ligado à TV porque peguei um tempo pra me dedicar ao meu filho. Meu foco é a moda no momento e eu pretendo ser uma figurinista em breve", conta ela, que ainda é muito reconhecida nas ruas. "As pessoas ainda lembram muito. Dizem que minha cara não mudou nada", afirma.
Quase 15 anos após as filmagens de "Tainá", Eunice afirma sentir falta dessa época. "Quando eu vejo alguma cena na TV, dá uma saudade. Não tem como não sentir, marcou minha vida", afirma. Caso seja convidada para um possível projeto sobre a indiazinha já adulta, Eunice já tem uma resposta: "Acho que estou em outra fase da minha vida, mas seria bem interessante. Com certeza faria!".