Preparar a pele antes da maquiagem é um desafio para muitas mulheres. Para alcançar o efeito impecável desejado, Fernando Torquatto ensina algumas técnicas em conversa com o Purepeople. Antes de mais nada, a dica do maquiador, seguindo a tendência de rostos cada vez mais naturais nas passarelas, é aplicar pouca quantidade de produtos como contorno, iluminador e blush: "Todo mundo tem defeito, temos características que são nossas e precisamos saber valorizar algumas e disfarçar outras. Tudo tem que se incorporar de uma maneira suave, valorizando os seus traços, trazendo beleza e te deixando mais especial, e não, fingindo que é outra pessoa."
Torquatto sugere o uso de cosméticos para disfarçar algumas falhas, mas alerta sobre exageros: "São tantas questões que podem comprometer a qualidade da pele. Dizer para não usar nada não existe. Mas isso significa que, mesmo usando, o acabamento tem que parecer natural." E acrescenta que "a maquiagem não pode chegar antes": "Ela tem que chegar junto com a pessoa. Passar tanta maquiagem envelhece." Segundo o maquiador, essa tendência mais natural foi muito motivada por famosas que decidiram aparecer de cara lavada publicamente: "A própria Alicia Keys começou um movimento sem maquiagem! Não é que não está na moda usar, está na moda olhar e gostar de si mesmo", explica ele, reforçando o coro do colega de profissão Lavoisier. "Se você tem uma pele muito boa, pode até ousar em não usar nada, mas o conceito é usar bases leves", explica o profissional.
Os tons mais escuros ficaram de lado, mas não foram descartados. "Não é que o contorno saiu de moda, ele não é uma moda, mas sim uma técnica que se usa desde os anos 30 no cinema preto e branco. Eles precisavam criar essa técnica para que conseguissem ver os rostos na tela", destaca o profissional. "Contorno não é para aparecer, é uma mágica criada para alinhar, contornar e suavizar, valorizando o rosto sem aparecer", ensina. Para saber balancear e usar o método da melhor maneira, basta fazer uma mistura: "Pega os cremosos que estão super na moda agora, mais do que os em pó, e faz a marcação marrom e depois, com uma base leve, pega a esponja e vai misturando delicadamente até virar um efeito sombreado superincorporado."
O iluminador é uma ótima opção para passar um efeito de pele natural. Assim como os lábios, o produto está se renovando e aparecendo com uma nova denominação: "Eles usam o termo 'dewy skin', que significa uma pele iluminada e, principalmente, hidratada. Isso mostra que aqueles iluminadores com partículas de glitter saíram de cena. Quando usar um, tem que ser mais perolado para ele se incorporar melhor à textura da base." Mas não descarte o produto do nécessaire! Torquatto explica: "É melhor usar na pálpebra, criando uma luminosidade. Põe o primer e cola ele ali que vai dar um brilhinho bonito e romântico. Mas, para pele, os de bastão, que normalmente têm as partículas de brilho menores, funcionam melhor." O maquiador ensina outro truque. "Para peles mais secas ou mais maduras, eu jogo umas quatro gotinhas de iluminador líquido e misturo a uma base líquida, aplicando na pele inteira. Dá a sensação de pele fresca, jovem." E alerta para esquecer de vez: "Colocar muito iluminador na testa e no nariz fica estranho. O que é para dar um efeito sofisticado dá o efeito oposto."
(Por Fernanda Casagrande)