O Oscar 2019 teve vestidos de gala incríveis mas também teve muita diversidade e nos permite um debate sobre moda sem gênero nos tapetes vermelhos. Há algum tempo, diversas atrizes começaram a deixar de lado os tradicionais vestidos para apostarem em conjuntos alfaiataria quebrando barreiras e padrões. Desta vez, o artista Billy Porter foi quem atraiu os holofotes ao surgir com um "smoking-vestido" preto de veludo da grife Christian Siriano. A premiação também contou com a atriz Elsie Fisher usando um conjunto de calça e blazer pretos by Thom Browne. No finalzinho do ano passado, Victoria Beckham escolheu um look com pegada boyfriend de alfaiataria para o People's Choice Awards. Diante disso, pode surgir uma inspiração para fazer diferente também. Mas como usar?Por onde começar a aderir à tendência? O Purepeople te dá um help reunindo 5 marcas genderless abaixo. Confira!
A ISARO, criada por Bel Rott em 2016, traz o conceito minimalista e clean para roupas e acessórios. A proposta? Criar roupas elegantes e "timeless", ou seja, atemporais, além de favorecerem o corte andrógino, com roupas que podem ser usadas por homens e mulheres. "Quer usar aquela calça do seu namorado que você sempre achou linda? Use. Sem medo. Quer usar uma saia, mas acha que por ser homem irá ser criticado? Use, sem medo. O importante é se sentir bem com o que veste e não ter medo de inovar!", Bel Rott.
Criada por Drayson Menezes e pelo ator Orlando Caldeira, a Galo Solto é uma marca para homens que amam a liberdade da saia! As peças tem uma proposta de bolsos grandes assim como os das bermudas e não marca o bumbum. Para comprar, basta fazer o pedido pelo Instagram da marca.
A Beira é uma marca carioca, com uma equipe pequena, coleções lançadas duas vezes por ano, mas que já ganhou até as passarelas do São Paulo Fashion Week! A marca preza por peças de alta qualidade e por conforto, e todas as roupas podem ser usadas tanto em homens quanto em mulheres. Além disso, as peças são atemporais, podendo ser usadas em qualquer época do ano.
A Pangea é uma marca unissex, com coleções unificadas e sem gênero, onde homens e mulheres podem usar as mesmas peças, desde vestidos e camisas a saias e shorts, perfeitos para o dia a dia. A proposta é transmitir a todos o caráter universal que a roupa possui, sendo um revestimento neutro e possibilitando as inúmeras significações de cada um que a portar. As vendas são feitas pelo Instagram da marca.
A Another Place é uma marca de Recife que tem a proposta de priorizar peças sem gênero a preços acessíveis. "Respeitamos o ser humano como o todo que é. Macho ou fêmea. Porque roupa é expressão e todo mundo pode e deve usar o que quiser, o que couber, independentemente do sexo. Do estilo. Da profissão. Fazemos roupa com ideia, menos regra", diz a marca. As vendas são feitas pelo e-commerce da Another Place.
(Por Beatriz Doblas)