Você já reparou em como os looks de Bebel, vivida por Camila Pitanga em "Paraíso Tropical" (2007), Maddy, de "Euphoria", interpretada pela atriz Alexa Demie, são parecidos?! Esse foi o ponto de partida de um post viral feito pela influenciadora e jornalista Julia Lourenço que ganhou a internet nesta semana.
Ao Purepeople, a jornalista revela que o processo criativo que viralizou no Twitter e no Instagram começou diante dos looks do MET Gala, tapete vermelho que movimentou o mundo da moda (veja fotos aqui!).
"Eu tava selecionando convidados para uma edição fictícia do evento. Nisso, eu pensei na Bebel, porque o estilo da personagem está em alta hoje em dia, né? A cintura baixa, os vestidos com recortes, toda essa estética anos 2000...", aponta Julia sobre trends que voltaram com tudo em temporadas recentes.
Ao comentar sobre um post que estava produzindo sobre o evento internacional, um amigo da influenciadora logo citou a personagem da série internacional. "Ele concordou sobre os looks dela estarem em alta e disse que a Maddy de Euphoria copiava ela. Daí eu lembrei que no início do ano um tweet viralizou dizendo que queriam a Bebel na série", recorda.
"Eu sabia que a estética de roupa das personagens era parecida, mas o resultado saiu melhor que o esperado, porque eu só fui descobrir que as peças eram realmente muito parecidas na hora da busca pra fazer as montagens", revela a carioca, que divide curiosidades de moda e TV na @julia_lourenco.
Julia conta que os seus insights costumam acontecer de madrugada. "Eu já assisti 'Euphoria' e 'Paraíso Tropical', mas obviamente não lembrava de todos os looks de cabeça. Então, basicamente, foi na hora da busca e da montagem das fotos que a magia aconteceu!", afirma.
Apesar de serem de épocas e contextos bem diferentes na TV, os traços de personalidade entre a antagonista de "Paraíso Tropical" e a de "Euphpria" se parecem e acabam imprimidos nas roupas. "Elas tem uma atitude a mais. São muito seguras de si, determinadas e expressam essas características nas roupas que usam, e o figurino acaba contribuindo também pra construção das personagens. Então acredito que seja uma via de mão dupla!", opina Julia.
"Ao mesmo tempo que são controversas em alguns sentidos, elas são carismáticas, elas têm humor ou bordões que ficaram na boca do povo. É um balanço perfeito entre a carga dramática que cada uma carrega, com uma leveza nessa conexão com o público através dos momentos cômicos", lista a influenciadora, acrescentando: "Obviamente a Bebel tem esse humor mais aflorado, mas a Maddy, por exemplo, rendeu diversos memes nessa última temporada que resgatam esse sentimento mais leve".
O sucesso do post foi tamanho que até a própria Camila Pitanga repostou em seu Instagram (abaixo). "Ela escreveu que tinha adorado e eu já fiquei super feliz. O que eu jamais esperei foi o repost no perfil pessoal dela. Achei o máximo e achei muito querida. Eu tava: 'Meu Deus! A Bebel me notou. A Bebel!!! Não é possível!' hahaha. Essas coisas parecem pequenas, mas dão um super gás pra quem produz conteúdo. Fiquei muito grata!", assegura.
O impacto do post também traz para o debate a importância do estilo exibido em cena na vida real. "Além da Camila Pitanga com a Bebel, por exemplo, a Giovanna Antonelli é prova viva disso. Anel pulseira da Jade, o esmalte azul super bombado da personagem Clara de Em Família, todo o estilo da delegada Helô em Salve Jorge. Ela sabe levar o figurino das personagens pra vida real de uma forma absurda. As novelas fazem parte da vida e da rotina do brasileiro, né?", analisa Julia.
"Acho que essa ideia de se inserir naquele universo através de roupas/acessórios é incrível. Em relação às séries é igual, e Euphoria é um hit completo. A estética do figurino, das maquiagens, das unhas é um dos maiores sucessos atuais. Como eu disse, eu amo poder fazer parte de um mundinho fictício a partir do momento que uso alguma peça que remeta àquela história!", aponta.
Na galeria acima, você confere várias comparações dos looks e também figurinos marcantes das duas personagens.