Especialista em cirurgia de nariz, Dr. Guilherme Scheibel falou sobre o procedimento estético mais realizado no Brasil: a rinoplastia. Em entrevista ao Programa Vivere, no canal oficial da TV Caras no YouTube, o especialista comentou também sobre a dificuldade social de quem possui vergonha do próprio nariz.
De acordo com Guilherme, a cirurgia tem permitido trazer qualidade de vida a indivíduos que sofriam com baixa autoestima. "Algumas pessoas deixam de viver socialmente por não aceitarem o nariz que têm. A rinoplastia permite que problemas sejam corrigidos e elas passam a ter uma vida normal", afirmou.
Segundo um levantamento feito pela Agência Brasil, Instituição do Governo Federal especializada em pesquisas, apontou que no Brasil ocorrem 1,5 milhão de cirurgias plásticas ao ano. Embora seja uma cirurgia muito buscada pelos brasileiros, antes que o indivíduo se submeta ao procedimento é importante que aspecto psicológico do paciente seja avaliado.
"Às vezes a pessoa quer que o procedimento seja realizado porque quer agradar alguém, terminou um relacionamento e só para se sentir bem ou tem uma expectativa muito irreal sobre a cirurgia. Eu identifico isso na consulta, oriento o paciente a procura um psicólogo para uma melhor orientação", explicou.
Outra função da cirurgia é permitir a melhora na respiração dos pacientes com desvio de septo – quando a narina tem um desvio interno. Nos casos dos tratamentos estéticos, quando a cirurgia harmoniza o formato do rosto, Guilherme Scheibel alertou sobre a importância de o paciente estar preparado para a mudança no visual, pois o indivíduo passará a se ver forma diferente.
"A rinoplastia não é só uma cirurgia estética, é uma cirurgia da alma. Ela é uma cirurgia que altera a identidade da pessoa, o paciente precisa estar preparado para si olhar de uma outra forma. Ele deve estar preparado física e emocionalmente", destacou.