Ricardo Pereira completa 34 anos neste sábado (14), dois dias antes da estreia de "Joia Rara", a nova novela das seis, na qual será Fabrício, um militante da causa operária nascido em Portugal. Ele acaba de estrear nesta semana o espetáculo "Um Sonho Pra 2" com a atriz e apresentadora Maria Ribeiro, no Rio.
O ator se mudou de Portugal para se dedicar à carreira artística no Brasil. Sua primeira novela por aqui foi em "Como Uma Onda", no ar em 2004. Em nome da arte, teve que mudar o sotaque para atuar em "Insensato Coração" e "Aquele Beijo", exibidas na Globo em 2011. Por este motivo, ele faz sessões de fonoaudiologia ha três anos.
Como o novo personagem é um português que vive há muitos anos no Brasil, o ator não precisará deixar as raízes de lado na composição do personagem. No entanto,Ricardo deixou claro que a recriação do sotaque não significa falar como está acostumado. "Vai ser mais um desafio. Faço o sotaque que me exigem, não importa qual. Não será igual ao que falo naturalmente quando estou em Portugal", disse o ator ao jornal "Extra".
Outro evento marcante na vida do ator, e que está próximo de acontecer, é o nascimento do segundo filho. Sua mulher, Francisca Pinto, está grávida de sete meses de uma menina. O casal já tem um filho, Vicente, de quase 2 anos, que nasceu no Rio de Janeiro.
Ricardo Pereira participou esse ano da campanha do Criança Esperança, no "Mesão da Esperança". A Globo o convidou para participar de outros programas, como "Turma do Didi", "Casseta e Planeta" e "Dança da Galera".