O ano novo está quase chegando, mas antes de do "adeus ano velho", que tal relembrar os acontecimentos que foram marcantes nas novelas em 2015? Desde o fio dental de Danny Bond (Paolla Oliveira) ainda em janeiro, na minissérie "Felizes Para Sempre?" até a abertura do mar vermelho em "Os Dez Mandamentos", o Purepeople selecionou um top 10 de momentos importantes na nossa teledramaturgia, confira!.
#1 Paolla Oliveira de fio dental em "Felizes para Sempre?"
A sensualidade e boa forma da atriz no papel da garota de programa Danny Bond já chamou atenção desde o teaser da minissérie, que estreou em 26 de janeiro e teve 10 capítulos. Paolla brilhou na trama e protagonizou cenas quentes com Enrique Diaz, Maria Fernanda Cândido e Martha Nowill. Porém, Danny acabou sendo assassinada no final da história de Euclydes Marinho. Mas a já antológica cena em que ela sai para a varanda só de calcinha fio dental, passando por uma cortina esvoaçante, causou o maior rebuliço. Foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais e virou até fantasia no carnaval de rua.
#2 Primeira vez de "Perina" em "Malhação - Sonhos"
A tão esperada primeira transa de Pedro (Rafael Vitti) e Karina (Isabella Santoni) aconteceu no comecinho de janeiro e emocionou os fãs do casal. Em uma cena lúdica e emocionante, os dois se entregaram à paixão depois de escreverem declarações fofas no corpo um do outro o momento foi tão especial que repercutiu nas redes, ficando entre os tópicos mais comentados do Twitter. E no final da temporada eles tiveram seu final feliz, para alegria de dos shippers.
#3 Morte do Comendador em "Império"
O protagonista da trama vencedora do Emmy de 2015 virou mania nacional e foi um dos personagens mais aclamados do ano. Ele forjou sua própria morte no meio da novela e deu um susto em todo mundo. Mas quando a notícia de que José Alfredo (Alexandre Nero) morreria no final da história, o protesto do público nas redes sociais foi tão forte que Aguinaldo Silva até fez uma alteração no desfecho. No último capítulo, tempos depois de morto e enterrado, o Comendador fez uma aparição misteriosa na janela de um casarão. Assim como Elvis, dizem que o homem de preto não morreu. Será?
#4 Cena dos irmãos no parque de diversões em "Sete Vidas"
Uma das melhores novelas de todos os tempos, a trama de Lícia Manzo emocionou o público com a história dos sete filhos de Miguel (Domingos Montagner), seis deles gerados por inseminação artificial e um bebê fruto de sua relação com Lígia (Debora Bloch). Com abordagem e textos tão delicados quanto profundos, a novela fez uma reflexão sobre os laços e nova formação da família contemporânea. Dos muitos momentos marcantes do folhetim, essa cena exibida em 14 de maio causou comoção por mostrar um momento lúdico dos sete filhos juntos, apesar de todas as brigas e questões anteriores. Quase sem falas e com uma trilha sonora de arrepiar, são seis minutos de emoção pura na telinha!
#5 Beijos de Teresa e Estela em "Babilônia"
A polêmica começou já no primeiro bloco da estreia da novela e seguiu até o fim do último capítulo. Antes disso até, já na coletiva de lançamento de "Babilônia",Fernanda Montenegro e Nathália Timberg, intérpretes de Teresa e Estela respectivamente, deram um selinho. E por causa dos beijos trocados pelas personagens na primeira semana, a trama sofreu uma queda de audiência que provocou mudanças na história. Apesar das críticas e do boicote por parte do público conservador, no desfecho do folhetim não só o casal de lésbicas voltou a se beijar como o Ivan (Marcello Melo Jr) e Sérgio (Claudio Lins) também demonstraram seu amor da mesma forma. No fim das contas, "Babilônia" mandou um beijo para a polêmica causada pelo preconceito.
#6 Final de "Verdades Secretas"
Desde o primeiro capítulo, quando Alex (Rodrigo Lombardi) apareceu nu em uma cena pós-sexo com Alessandra Ambrosio, a premiada novela das onze se tornou um dos assuntos mais comentados do ano. O tórrido romance de Angel (Camila Queiroz) e Alex, cheio de cenas ousadas, a performance de Grazi Massafera e as impactantes cenas de Larissa na cracolândia... Tudo isso bombou na web a cada nova cena. Mas o surpreendente final, que teve o suicídio de Carolina (Drica Moraes ) e o assassinato de Alex, deu o que falar antes e depois de ir ao ar. É certamente um dos momentos mais memoráveis de 2015.
#7 Abertura do Mar Vermelho em 'Os Dez Mandamentos'
Depois de ser adiada quatro vezes, a abertura do Mar Vermelho na novela "Os Dez Mandamentos" se tornou, literalmente, a cena mais aguardada (e postergada) do ano. A espera, contudo rendeu recordes de audiência para a emissora, que já tinha a sequência gravada desde maio, e com direito a pós-produção nos Estados Unidos. A repercussão nas redes sociais foi intensa, antes, durante e depois da exibição da cena. O público fiel, que acompanhou as dez pragas e ansiava pela abertura do mar, deu à Record o gostinho da liderança na audiência, vencendo o Jornal Nacional e "A Regra do Jogo" algumas vezes. É um marco não só de 2015 como para a história da TV brasileira.
#8 Mudança de fase em 'Além do Tempo'
Apesar de ter sido anunciada desde o início da trama de Elizabeth Jhin, a passagem de tempo e consequente segunda fase pegou muita gente de surpresa. Numa ação ousada e inovadora, a novela das seis teve um primeiro final no dia 20 de outubro, com a trágica morte do triângulo amoroso protagonista no século XIX; e avançou mais de 150 anos, recomeçando em seguida uma nova vida para os personagens nos dias atuais. As chamadas da fase nova deixaram todo mundo de queixo caído e a mudança no folhetim bombou na web. Sem dúvida, foi um dos pontos altos do ano, em teledramaturgia.
#9 Morte de Djanira (Cássia Kis) em "A Regra do Jogo"
O primeiro teaser da nova novela do mesmo autor de "Avenida Brasil", por si só, já causou alvoroço na web e foi comentado em larga escala pelos órfãos de Carminha (Adriana Esteves). Mas certamente o momento mais emocionante e forte de "A Regra do Jogo" até agora foi a inesperada morte de Djanira (Cássia Kis). A professora foi assassinada em meio a um tiroteio no dia e hora do casamento de Tóia (Vanessa Giácomo) e Juliano (Cauã Reymond), que não aconteceu. O excelente trabalho da atriz e equipe resultou numa cena memorável e comovente, um dos mais marcantes do ano.
#10 Reprise de "O Rei do Gado"
"O Rei do Gado", de Benedito Ruy Barbosa, foi a trama escolhida para ser exibida no Vale a Pena Ver de Novo deste ano, em comemoração dos 50 anos da TV Globo, e mais uma vez foi um sucesso. A boa audiência da novela rendeu comparações com "Babilônia" e inclusive contribuiu para que "Velho Chico", novo folhetim do mesmo autor, se tornasse a substituta de "A Regra do Jogo" após o cancelamento de "Sagrada Família", de Maria Adelaide Amaral. Sucesso de 1996, a novela foi reexibida pela primeira vez em 1999 e agora voltou à telinha de 12 de janeiro de 2015 a 7 de agosto.
(Por Samyta Nunes)