NOVELA "O RICO E LÁZARO" - semana de 31 de julho a 04 de agosto de 2017
Para Gadise (Aisha Jambo), Matias (Fernando Sampaio) se declara. Na cerimônia, a ausência da mãe de Hurzabum (Rafael Almeida) é lamentada por Rebeca (Bruna Pazinato). A cidade é deixada, com tristeza, por Shag-Shag (Cássia Linhares). Sobre Joana (Milena Toscano), falam Zac (Igor Rickli) e Zelfa (Lucinha Lins). O príncipe Aksumai (Alex Brasil) está na cidade, diz Asher (Dudu Azevedo). Gadise é presenteada por Amitis (Adriana Garambone). A luta entre Asher e Nebuzaradã (Angelo Paes Leme) é autorizada por Nabucodonosor (Heitor Martinez). No palácio, um escravo Asher está trabalhando, fala Aspenaz (Saulo Rodrigues). Que é seu grande amor não acredita Joana. O seu plano de casar com Nebuzaradã é falado por Sammu-Ramat (Christine Fernandes). Para Gadise, Ilana (Claudia Mauro) passa ensinamento. Nabucodonosor é visitado por Aksumai. Para visitar Lia (Tammy Di Calafiori), Daniel (Gabriel Gracindo) sai. De Abel (Thiago Marques) é recordado por Joana e Asher. A luta que irá acontecer entre o chefe da Guarda Real e Asher, Zac fica sabendo. Que Shag-Shag foi embora, Hurzabum descobre.
Elga (Denise Del Vecchio) é visitada por Fassur (Zécarlos Machado). Sobre Rafael e Dana (Graziella Schmitt), Absalom (Roger Gobeth) faz perguntas em conversa com Nicolau (Raphael Montagner). Para falar a sós com a rainha pede Shamiran (Gabriela Moreyra). Novos escravos para a Casa da Lua devem ser trazidos, manda Beroso (Cássio Scapin) a Larsa (Ricardo Martins). Até a prisão de Joaquim (Osmar Silveira), Edissa (Robertha Portella) é conduzida por Neusta (Vera Zimmermann). De Abednego (Nikolas Antunes), Daniel se despede. A Matias, Beroso faz uma proposta. De Namnu (Fran Fischer) e Nabonido (Augusto Garcia), Nitócris (Sthefany Brito) sente ciúmes. De Evil (Kayky Brito) está grávida, diz Shamiran. Com a luta, se mostra ansioso Nebuzaradã. É preciso ter Matias ao seu lado, fala Beroso. Joaquim deve reatar com Edissa, pede Neusta. A ausência da mãe é lamentada por Hurzabum. Larsa diz que para a Casa da Lua foi levada Lia; Daniel ouve e se surpreende.
Foram ordens de Beroso, responde Larsa quando Daniel pergunta porque Lia foi para a Casa da Lua. Está mesmo disposta a ficar com ele?, pergunta a Edissa, Joaquim. No mundo sua mãe está sozinha, diz Hurzabum. Cansada, pelo deserto, caminha Shag-Shag. De Joana, Asher lembra ao cuidar das plantas. Para a luta de mais tarde ele precisa se preparar, diz ao chegar Larsa. Para Lior (Eduardo Mello) e Lia, o trabalho da Casa da Lua é apresentado por Zabaia (César Pezzuoli). Com olhar de superioridade, Rabe-Sáris (Gustavo Leão) diz que foi nomeado o oficial responsável pelos prisioneiros e de Ebede (André Luiz Miranda) e Edissa, Joaquim se despede. A vida boa dele vai acabar, diz Rabe a Joaquim quando Ebede e Edissa saem. Daniel pede para falar a sós com os escravos quando Zabaia diz que trata bem os escravos que trabalham na Casa da Lua. Deus está com ela e por isso ele não deve se preocupar, diz Lia. Elga fica interessada quando Fassur diz ter sonhado com ela. Porque não aceitou o pedido de casamento de Abednego?, pergunta a Naomi (Karen Marinho), Daniel ao voltar ao alojamento. O seu passado com ele é falado por Naomi, embora ela hesita. Está mais preocupada com o escravo do que com o genro, diz, enfurecido, Nabucodonosor. Com Dana e Ilana, Rafael (Paulo Leal) se encontra. A agressão que sofreu quando pequena é acabada de contar a Daniel por Naomi. Lembra o nome dele?, pergunta Daniel quando Naomi comenta que o agressor era um sacerdote. O nome dele era Fassur, diz Naomi ao dizer que jamais vai esquecer.
De casa, Fassur é expulso por Zac. Asher encontra Sammu. Sobre Naomi e Fassur, Daniel conta ao procurar Ravina (Marcos Breda) e Zadoque (Paulo Figueiredo). Rabe-Sáris os expulsou do calabouço, conta a Neusta, Ebede se referindo a ele e Edissa. Fassur tenta sair da Sinagoga, mas Zadoque e Ravina impedem. Naomi fica muito tensa ao ver o sacerdote ao chegar com Daniel. Fassur se aproveitou dela quando ainda era uma criança, diz Naomi ao apontar, sendo amparada por Daniel. Chocado fica Oziel (Saulo Meneghetti). É inocente, diz Fassur. Ela o perdoa, diz Naomi ao dizer que Fassur errou com ela. Chora muito ela ao abraçar Daniel. Emocionados, se olham Ravina e Zadoque. Tentando se controlar, vai embora Fassur. Pelo sumiço de sua mãe, chateado está Hurzabum. Precisam ficar de olho em Fassur, diz Daniel para Ravina e Zadoque ao dizer que infelizmente não têm provas contra ele. Com Abednego, aceita se casar Naomi. Absalom coloca uma faca no pescoço de Rafael ao surgir na frente dele quando este está andando pela rua. Sabe que ela está ali a mando de Nebuzaradã, diz Asher ao pedir que Sammu vá embora. Se Asher vai comer ou não, Sammu fica observando e diz, cínica, estar ali a mando de Beroso. Não está com fome, diz, desconfiado, Asher. Uma picada no braço é sentida por Asher quando Sammu se aproxima. O que ela fez?, pergunta, rápido, ele ao se afastar. Se afasta ao sorrir Sammu.
Só está lutando com tanto empenho porque acha que está lutando contra o assassino do seu pai, diz Nebuzaradã ao ir até Zac. Tenso fica Zac. Eles recebem lançar para continuar e Nabucodonosor ordena que a luta recomece. Uma adaptação de Coríntios 13 é lida por Daniel para Lia ao pegar um pergaminho. Lutam Asher e Nebuzaradã. Olha para o céu pensativa, Joana, no terraço. Em casamento, Lia é pedida por Daniel. Está pronto para matar Nebuzaradã, Asher ao conseguir derrubá-lo. É impedida por Beroso ao se desesperar Sammu. Para impedir Asher, Evil pega uma espada e aponta para ele. Quem matou a leoa foi ele, revela Asher para Evil dizendo que o chefe da guarda ia deixa-lo morrer e que o verme tem que morrer. De cima de Nebuzaradã, Asher é retirado por Rabe-Sáris enquanto Evil fica pasmo. Com ódio, Nebuzaradã diz que não precisa quando Zac vem para ajudá-lo. Asher desvia no momento em que de forma ágil Nebuzaradã pega a lança que está na mão de um guarda para acertá-lo. Cai morto Huy (o nome do ator não foi divulgado), o escravo de Aksumai, ao ser atingido em cheio pela flecha. Impressionados todos. O seu principal escravo foi morto pelo chefe da guarda e exige reparação do rei, diz, irritado, Aksumai. O Lobo de Judá é escolhido pelo príncipe quando Nabucodonosor pede que ele escolha o escravo que quiser. Asher atentou contra sua vida e deve morrer, diz, irritado, Nebuzaradã. O Lobo de Judá agora é de Aksumai, diz o rei ao não lhe dar ouvidos. Muito tonto, cai no chão Asher ao não aguentar mais. Foi Zac quem matou seu pai, conta Nebuzaradã ao se aproximar. Desmaia Asher ao ficar atordoado. Nebuzaradã pode ter revelado seu segredo, em Zac, tenso.