NOVELA "O RICO E LÁZARO" - semana de 26 a 30 de junho de 2017
À acusada Nabucodonosor (Heitor Martinez) concede a palavra. Desesperado saindo do quarto de Daniel (Gabriel Gracindo), Aspenaz (Saulo Rodrigues) é visto por Sammu-Ramat (Christine Fernandes). No palácio chega o comerciante que encontrou o corpo de Chaim (Henri Pagnoncelli). Daniel ainda está vivo e ao perceber, Sammu estranha. Irá à sinagoga, avisa Ravina (Marcos Breda). Para ajudar o governador, uma caixa com remédios é procurada por Aspenaz. Até o rei o comerciante é levado por Sadraque (Gustavo Rodrigues) e Abednego (Nikolas Antunes). O governador tem a roupa envenenada retirada por Sammu, com a ajuda de Darice (Ana Zettel). Darice sai do quarto de Daniel com um saco, Aspenaz vê e estranha. Com o estado de saúde do governador, Sammu finge preocupação. Um guarda ameaça Hurzabum (Rafael Almeida) quando ele tenta entrar no palácio. Com a testemunha, chegam à sala do trono Sadraque e Abednego (Nikolas Antunes). Ao saber do julgamento de Shag-Shag (Cássia Linhares), Neusta (Vera Zimermmann) mostra frieza. Um homem matou Chaim, afirma o comerciante. A vítima não foi morta por Shag-Shag, avisa ele. A advinha é liberta por Nabucodonosor. O governador pode estar morto, avisa ao chegar Aspenaz. O governador deve ser salvo, pede Nabucodonosor ao ir até o quarto de Daniel. Ao ver a pele avermelhada de Daniel, Mesaque estranha. A ajuda de Arioque (Felipe Cardoso) é agradecida por Shag-Shag. Até o palácio vai Zac (Igor Rickli), curioso com o julgamento. Gadise (Aisha Jambo)é amparada por Ebede-Meleque (André Luiz Miranda). Ao reencontrar Shag-Shag, se emociona Hurzabum. A segurança do governador deve ser reforçada, manda o rei. De sua desconfiança fala Evil (Kayky Brito) ao encontrar Joaquim (Osmar Silveira). Daniel ainda pode morrer, avisa Sammu-Ramat ao encontrar Beroso (Cássio Scapin). Que a sacerdotisa tentou envenenar Daniel começam a desconfiar Mesaque, Sadraque e Abednego. Em Daniel, Lia (Tammy Di Calafiori) pensa, no alojamento de escravas. Com Fassur (Zécarlos Machado), disputem Ravina, Zadoque (Paulo Figueiredo) e Matias (Fernando Sampaio). Acredita na inocência de Shag-Shag, diz Elga (Denise Del Vecchio) ao conversar com Zelfa (Lucinha Lins). O apoio dos familiares é agradecido por Rebeca (Bruna Pazinato). Para comemorar bebe Shag-Shag. Ao saber que foi inocentada Shag-Shag, se apavora Zac. Qual dos filhos matou Chaim, pergunta Elga, pressionando Nicolau (Raphael Montagner).
Sobre o assassinato de Chaim, Nicolau diz não saber de nada, mesmo nervoso com a pressão feita por Elga. Shag-Shag foi inocentada, diz a Zac, Rabe-Sáris (Gustavo Leão). Elga tenta ser acalmada por Zelfa. Da infância ao lado de Asher (Dudu Azevedo) se recorda Zac. Com Talita (Michelle Batista) e Samira (Giselle Batista), discute Elga. Ravina deve conversar com Matias, sugere Zadoque. Por Daniel não ter morrido, lamenta Beroso. Para um passeio, Joana (Milena Toscano) é convidada por Zac. Para Nebuzaradã, se declara Sammu. A estátua do rei está prestes a ficar pronta e ao saber, Beroso comemora. Daniel é cuidado pelos sábios hebreus. Desconfia de Beroso, diz Evil em conversa com Joaquim. Pode ter sido atacado Daniel diz Nabucodonosor. Com o governador, Nebuzaradã finge preocupação. Com a chegada da pretendente de Joaquim, se mostra ansiosa Neusta. Joana e Zac discutem quando ela diz acreditar na inocência de Shag-Shag. Matias deve saber como estão Lia e Naomi (Karen Marinho), pede Abednego. Para falar com ele pede Gadise. Com a absolvição de Shag-Shag, Arioque diz estar satisfeito. Hurzabum deve voltar ao trabalho, pede Zabaia (Cesar Pezzuoli). A estátua está quase pronta, avisa Beroso ao encontrar o rei. Sobre o ataque sofrido por Daniel, conversam os sábios hebreus, Dalila (Juliana Kelling) e Raquel (Paula Jubé). Em cima de Noami dá Larsa (Ricardo Martins). Com Nabonido (Augusto Garcia), discute Nitócris (Sthefany Brito). Com Zac, se desculpa Joana. Arioque e Shag-Shag se beijam. Por não terem encontrado o culpado pela morte de Chaim, lamenta Zac. Está grávida, revela Gadise para Matias. O estado de saúde de Daniel preocupa Nabucodonosor. Para respirar o governador tem dificuldade. A vida de Daniel tenta ser salva por Mesaque.
Daniel deve ser salvo, pede para o Deus dos hebreus, Nabucodonosor. Volta a respirar o governador. A notícia da gravidez de Gadise deixa Matias desesperado. Arioque é pedido em casamento por Shag-Shag, bêbada. Gadise deve ter calma, pede Matias. Shamir (Renato Rabelo), Tamir (Anderson Müller), Talita e Samira discutem. Para conseguirem dançar escondidas, as gêmeas planejam confundir os irmãos. O comportamento de Matias faz Joana estranhar. A frieza de Matias deixa Gadise preocupada, diz ela ao se abrir com Ebede. A melhora de Daniel é alvo de oração dos sábios hebreus. O assédio do feitor Larsa deixa Naomi preocupada. De Daniel, os sábios hebreus cuidam. Para o alojamento das escravas segue Matias. Com Daniel, Sammu finge preocupação. Para ver o estado do governador segue Evil. Para Neusta, Nitócris dá dicas de beleza. Sobre o reino de Tiro, os sábios hebreus e Joaquim conversam. Para ver quem administrará a sinagoga, discutem Fassur, Ravina e Zadoque. Sobre a chegada da princesa de Tiro, Amitis (Adriana Garambone) conversa com o rei. Se sente culpado pelo ataque a Daniel, diz Evil. Ao saber que pediu em casamento o general, se surpreende Shag-Shag. As palavras de Neusta deixam Shamiran (Gabriela Moreyra) ofendida. Ao saber que Joana foi até o alojamento de escravos com Matias, Zac fica nervoso. Lia deve ser trazida para cuidar de Daniel, sugere Sammu a Beroso, para não tornarem-se suspeitos. A investigação da morte de Chaim é falada por Rabe-Sáris e Arioque. A tentar conquistar Dana (Graziella Schmitt), Absalom (Roger Gobeth) tem a ajuda de Nicolau. Talita e Samira cochicham e Shamir vê. Na inocência de Shag-Shag, Elga diz acreditar. Para os hebreus, pede votos Fassur ao andar pelas ruas. Às escondidas com Zabaia se encontram na Casa da Lua, Talita e Samira. Para dançarem no estabelecimento elas fecham um acordo. A chegada da comitiva da princesa de Tiro é anunciada por Aspenaz. Ao verem no Campo de Dura a construção da estátua do rei se impressionam Asher e Lior (Eduardo Mello). A existência de um escravo chamado Lobo de Judá é descoberta por Joana, ao conversar com Naomi. Fica desesperado Zac ao ver a amada e a escrava se falando.
A conversa de Naomi com Joana é interrompida por Zac. Sobre a chegada da pretendente é avisado Joaquim. Neusta tenta ser acalmada por Ebede. Nabucodonosor e Amitis recebem a princesa de Tiro, Yasha (Ana Paula Lima), e seu pai, Irom (Edson Fieschi). À Babilônia, Ezequiel (Licurgo) retorna. A presença de Nebuzaradã incomoda Joana. Ao ver Samira e Fassur conversando, Shamir estranha. Para conquistar Dana, Nicolau dá dicas para Absalom. Notícias sobre Lia e Naomi são dadas por Matias, no palácio. Para conhecer Yasha, se arruma Joaquim. Para se arrumar, Neusta recebe a ajuda de Edissa e Ebede. Para conhecerem os jardins, os convidados são levados por Amitis. Sobre Daniel, fala Naomi com Lia. Até os jardins, Joaquim é conduzido por Ebede. Para um passeio, Raquel é chamada por Dalila. Para levar Lia ao palácio, vai até o alojamento das escravas Sammu-Ramat. Até a Casa da Lua vão Zac, Rabe-Sáris e Nebuzaradã. Para Elga, Fassur difama Joana. Gadise deve ter calma, pede Matias. Hurzabum e Zac discutem. Em cima de Dalila, Sadraque dá. Daniel é visitado por Raquel. Ao ir até a casa de Matias, pede para falar com Ilana (Claudia Mauro), Gadise. De Nebuzaradã se despede Zac. Dana não se importa quando Absalom tenta chamar sua atenção. Yasha é linda, diz Joaquim para ela quando se conhecem. Gadise revela ter engravidado de Matias, em conversa com Ilana. Até Daniel é levada Lia. A Deus, ora Ezequiel. Secretamente, Irom e Neusta conversam. Joaquim fica assustado quando Yasha mostra que tem um tique nervoso. Com segundas intenções, Larsa se aproxima de Naomi. Um pedido de socorro é escutado por Asher e Lior. Fassur fala mal de Joana e Zac fica furioso.
Fassur é expulso por Zac. De Joana, Elga finge gostar. No canteiro de obras, grita por socorro Aksumai (o nome do ator não foi divulgado) e Asher segue para ajudá-lo. Ao ver que Naomi não está, fica furioso Larsa. Para que Matias tome a decisão correta, Ilana o pressiona. Gritando por ajuda, Aksumai, um príncipe de Meroé, é visto por Asher, próximo ao canteiro de obras. Uma cobra o picou, avisa ele. O ajuda Asher. Vai recompensá-lo, promete Aksumai. O motivo de seu tique nervoso é explicado por Yasha. A família de Ravina recebe Ezequiel. Até a casa de Joana, Zac a acompanha. O estado de saúde é falado por Abednego. Com Irom, o pai de Yasha, Neusta marca um encontro. Para dançar na Casa da Lua, se disfarça Samira. O príncipe Aksumai é ajudado por Lior e Asher. Para os maridos dormirem melhor, chá é preparado por Talita e Samira. Para se divertir, Aspenaz é convidado por Arioque. Joaquim elogia Yasha, mas diz estar apaixonado por Edissa (Robertha Portella), em conversa com Ebede. Sai para dançar na Casa da Lua, Samira ao aproveitar enquanto todos dormem. Está desconfiado de Irom, diz Nabucodonosor. Envergonhada fica Shag-Shag ao ver Arioque. O local deixa Aspenas maravilhado. Contra Daniel tramam Nebuzaradã e Beroso. Na Casa da Lua, Samira dança para todos, sob um lenço. Ao ver no local Rabe-Sáris, ela fica surpresa. Nabonido bajula Nitócris. Shamir e Tamir são enganado por Talita. Gadise tenta ser acalmada por Ebede. Como foi a noite, conta para Talita, Samira ao chegar em casa. Arioque carrega Aspenaz, quando ele fica bêbado. À Joana, sábias palavras são ditas por Ezequiel. Ezequiel visita Daniel depois dele ser salvo por um anjo do Senhor. Ilana é procurada por Ebede. Com um lenço na mão Samira fica tensa quando é vista por Rabe-Sáris. Sobre o pedido de casamento feito por Joaquim, Edissa fala e Yasha escuta. Uma proposta é feita a Asher por Aksumai. Caso ele mate Nabucodonosor, lhe dará liberdade, diz o príncipe.