NOVELA "O RICO E LÁZARO" - semana de 25 a 29 de setembro de 2017
Levi (Rafael Sieg) avisa Absalom (Roger Gobeth) que não vai se casar com Dana (Graziela Schmitt) porque ela não é mais pura e é agredido por ele. Sammu (Christine Fernandes) e Darice (Ana Zettel) são impactadas por lembranças e a sacerdotisa diz à serva que não se arrepende do que fez, mas afirma que vai pensar em algo, quando Darice questiona o que ela vai fazer. Zac (Igor Rickli) pede desculpas a Joana (Milena Toscano) ao encontrá-la no palácio e vai embora ao se deparar com Asher (Dudu Azevedo). De Amitis (Adriana Garambone), Evil (Kayky Brito) precisa, diz Aspenaz (Saulo Rodrigues). O papel de acusador de Joaquim (Henrique Figueira) é feito por Beroso (Cássio Scapin) e Daniel o defende. Neburazaradã (Angelo Paes Leme) declara que livrar o príncipe de Judá seria o mesmo que apagar as decisões de Nabuco (Heitor Martinez), mas Amitis se aparece na sala do trono e garante ao filho que ele pode tomar suas próprias decisões, não tem que viver na sombra do pai. Elga (Denise Del Vecchio) se nega a ir visitar a família de Ravina (Marcos Breda) junto com Zelfa (Lucinha Lins). Asher diz a Joana que Zac não vai mudar. Evil resolve soltar Joaquim, Edissa (Robertha Portella) e Ravina. Nebuzaradã se enfurece. Fassur (Zécarlos Machado) faz um discurso difamando Ravina. A volta do sacerdote para casa é comemorada por todos. Dana é única que não diz nada. Edissa é pedida em casamento por Joaquim. Daniel (Gabriel Gracindo) se preocupa com a possível vingança de Nebuzaradã. Tentando acalmar Neburazadã, Sammu-Ramat afirma que a hora de matar Evil está chegando.
Todos comemoram a volta de Ravina, na sua casa. Quando Asher se livrar da ponta da flecha e, consequentemente, de sua sede de vingança, se casa com Asher, diz Joana. Não vai mais se casar, diz Dana ao ser perguntada por Ravina do que está acontecendo. Shag-Shag (Cássia Linhares) diz a Arioque (Felipe Cardoso) que ainda teve coragem de procurar o filho. Larsa (Ricardo Martins) contra um segredo a Zabaia (Cesar Pezzuoli). Elga (Denise Del Vecchio) espera com ansiedade a chegada de Fassur. Dana caminha pensativa e entristecida à beira do canal. Fassur chega acompanhado de Oziel (Saulo Meneghetti) e Elga se ilumina. Absalom corre e pula no canal para salvar Dana ao vê-la perder o equilíbrio e cair na água. Fassur discute com Zelfa e Zac ao falar mal de Joana. Absalom consegue salvar Dana, que o afasta dizendo que é tudo é culpa dele. Fassur finalmente pede que Elga se case com ele e Zac acaba consentindo. Malca (Mariza Marchetti) se entristece com as atitudes de Zac. Daniel diz a Lia (Tammy Di Calafiori) que está registrando todas as maravilhas que presenciou. Uma visão de Nabuco lhe dando forças tem Amitis. Com Malca, Zac discute. Sobre a volta de Belsazar (Marcelo Arnal), decide falar com Evil, Nitócris (Sthefany Brito). Contra Asher e Evil, tramam Nebuzaradã e Sammu. No templo de Marduk, Evil-Merodaque é coroado por Beroso. Deve-se afastar de Dana, manda Ravina à Absalom. Desconfia de Zabaia, diz Beroso. Deseja a Evil um reinado próspero e longo, diz Asher ao se aproximar. Precisa de provas, mas está de olho nele, diz o rei ao agradecer quanto as acusações contra Nebuzaradã. Com Zac, da sala do trono, Beroso sai quando ele chega. Sobre o tempo em que o rei permaneceu na floresta, Amitis conversa com Hurzabum. Com Deborah (o nome da atriz não foi divulgado), sua neta, conversa às escondidas Shag-Shag. A compra de cerveja da Casa da Lua deve ser investigada, pede a Zac, Beroso. Joaquim é provocado por Nebuzaradã e Rabe-Sáris (Gustavo Leão). A volta do seu filho, Belsazar, é implorada a Evil por Nitócris ao se aproximar com Nabonido (Augusto Garcia). Ao verem que uma nova eleição foi organizada por Fassur, se surpreendem Zadoque (Paulo Figueiredo) e Ravina ao chegarem na Sinagoga. Ao rever Shag-Shag, se surpreende Hurzabum.
Emocionados, se abraçam Shag-Shag e Hurzabum. Ela diz que tinha medo de estragar a felicidade do filho quando Hurzabum pergunta porque a mãe não o procurou antes. A única coisa que o impedia de ser feliz por completo era a ausência dela, diz Hurzabum. Belsazar deve ficar exilado mais um tempo, diz Evil, diante de Nitócris, enfurecida. Ela tenta ser acalmada por Nabonido. Fassur afirma estar noivo de Elga e as acusações dele indignam Ravina e Zadoque. Sobre Joana e Zac, falam Malca e Zelfa. Do encontro com a mendiga, fala Deborah ao conversar com Ilana (Claudia Mauro). Ame a si mesma, aconselha Zelfa a Malca. Na Casa da Lua, conversam Shag-Shag e Hurzabum. Conheceu Deborah e ela é uma criança encantadora, conta Shag. Depois que o filho nasceu morto, ela foi adotada, conta Hurzabum. Sente muito, diz a adivinha. O que importa não são os laços de sangue e sim os que se criam, diz, ao se intrometer, Darice. Disfarça Darice quando, desconfiada, olha Shag-Shag. A decisão de Evil deixa Nitócris arrasada. Por tudo que disse antes de partir, Shag-Shag se desculpa com o filho. Como apenas sua flauta acalmava o rei, tocava para ele enquanto o rei estava como bicho, conta para a mãe, Hurzabum. Sente orgulho dele, diz ao filho, Shag-Shag. Até notou que eles tinham pintas no mesmo lugar e se afeiçoou ao rei, diz ele.
Se andam vendendo na Casa da Lua cerveja clandestina e Beroso quer sua ajuda para descobrir, diz Zac em conversa com Rabe-Sáris. Tenso fica Rabe. São só uma coincidência as pintas, diz Shag-Shag. Para falar tudo sobre o contrabando de cerveja, pede à Rabe-Sáris, Zac. Asher ainda precisa tomar juízo, diz Joana. Quer renegar as divindades babilônicas?, pergunta à Evil, Shamiran. Seria uma boa oportunidade para destronar Evil, diz Nebuzaradã se ele virasse as costas para as divindades babilônicas. Daniel decide ser procurado pelo rei. O palácio está cercado de inimigos e, por isso, o rei precisa da ajuda deles, diz à Matias, Abednego (Nikolas Antunes) e Asher, Daniel. Zabaia estava mesmo produzindo cerveja clandestina, conta ao descobrir, Zac à Beroso. Ao saber que será preso Zabaia, se assusta Sammu-Ramat. Se deparam com Malca nas ruas da Babilônia Asher e Joana ao seguirem. Malca precisa falar a sós com ela, diz quando Joana os apresenta. Dana é procurada por Absalom. Até a Casa da Lua vão Rabe-Sáris e outros oficiais. Zabaia gela quando eles dizem que têm uma denúncia contra ele. Diz aceitar Dana Absalom. O que os profetas hebreus anteciparam sobre os anos que ele estaria no poder?, pergunta Evil ao procurar Daniel. A destruição da Babilônia é avisada por Daniel. Tudo será destruído?, pergunta Evil ao ficar impactado. Caso continuem pecando e adorando outros deuses, sim, diz Daniel.
Dana fica mexida com a declaração de amor que recebe de Absalom. Malca descobre que Joana foi chantageada por Zac. Zabaia recebe vós de prisão de Rabe-Sáris. Daniel fala com Evil-Merodaque sobre Deus. Sammu-Ramat pede que os deuses a ajudem a calar Zabaia. Hurzabum afirma que vai receber a visita de Shag-Shag. Rabe-Sáris ameaça Zabaia no calabouço. Darice implora que Sammu salve Zabaia. Todos conversam em clima de paz na casa de Ravina. Sammu-Ramat seduz Rabe-Sáris e pede que ele leve comida à cela de Zabaia. Shamiran dá seu apoio a Evil. Sammu-Ramat alimenta Zabaia na prisão, mas ele fica com a boca toda colada e se dá conta de que caiu em uma armadilha. Talita e Samira exigem que seus maridos encarem Larsa. Sammu-Ramat faz provocações a Nitócris. Amitis fala com Aspenaz sobre o novo reinado de Evil. Sammu mente para Darice dizendo que está tudo bem com Zabaia. Malca questiona Zac por sua atitude com Joana. Shag-Shag chega à casa de Ravina. Hurzabum fica com vergonha da mãe por ela estar bêbada. Ilana conforta Hurzabum e garante que vão ajudar Shag-Shag. Malca e Zac discutem. Sammu transa com Nebuzaradã. Absalom pensa em Dana. Lia e Daniel levam os filhos para passear de barco. Edissa conversa com Shamiran sobre Joaquim. Neusta se empolga com os preparativos do casamento do filho. Zabaia se aflige com a boca colada, por não poder falar e Evil o condena à morte. Darice fica desesperada ao ver o marido morto e Sammu-Ramat fica satisfeita.