NOVELA "O RICO E LÁZARO" - semana de 21 a 25 de agosto de 2017
Ao ver Shamiran (Gabriela Moreyra) respirando, Evil (Kayky Brito) fica aliviado. Após o ritual, pelo nariz começa a sangrar Sammu-Ramat (Christine Fernandes). Para não dizer nada à Joana (Milena Toscano) sobre o paradeiro de Asher (Dudu Azevedo), Lior (Eduardo Mello) é ameçado por Zac (Igor Rickli). De algum lugar o conhece, diz Joana. Ao saber do sonho do rei (Heitor Martinez), se preocupa Nitócris (Sthefany Brito). À Elga (Denise Del Vecchio), se apresenta Isaque (o nome do ator não foi divulgado), pai de Malca (Mariza Marchetti). A beleza de Zelfa (Lucinha Lins) é elogiada por Zadoque (Paulo Figueiredo). Sua mão deve ser pedida para Zac, diz Elga para Fassur (Zécarlos Machado). Enquanto cozinham, Talita (Michelle Batista) e Samira (Giselle Batista) discutem. Shamiran é examinada por Beroso (Cássio Scapin). No quarto da princesa esteve Nitócris, descobre Amitis (Adriana Garambone). Zac deve acompanhar Malca, pede Joana. Nada deve acontecer ao bebê de Shamiran, diz Amitis ao procurar Nitócris. Zac recusa o convite de Malca para passear de barco. Nos jogos de aposta fica vidrado Matias (Fernando Sampaio) ao voltar para a Casa da Lua. É preciso ajudar os necessitados, diz Joana. A procurar uma nova mulher, Zac é aconselhado por Nebuzaradã (Angelo Paes Leme). Sobre as investidas do rei, Edissa (Robertha Portella) fala. É preciso orar por Shamiran, diz Daniel (Gabriel Gracindo). Sammu está descansando, avisa Darice (Ana Zettel) quando Nebuzaradã tenta falar com a sacerdotisa. Para sua segurança é preciso tirar Shamiran do palácio, diz Amitis. De sua amada cuida Evil. Um pesadelo deixa Shamiran agitada. Curada a princesa acorda quando a Deus ora Daniel. Sai do seu quarto Nabucodonosor ao sentir uma angústia. Para Daniel, se declara Lia (Tammy Di Calafiori). Passará sete anos afastado dos homens, como um animal, diz a voz de Deus ouvida pelo rei, ao ir para a sacada do palácio. Se sentindo melhor amanhece Shamiran. A ausência do rei é estranhada por Amitis. Shamiran deve deixar a cidade, avisa ela ao procurar a princesa. Pelo rei procura Nebuzaradã. O soberano sumiu, avisa Aspenaz (Saulo Rodrigues). Todos procurem por Nabucodonosor, ordena a rainha.
Sobre o sumiço do rei, Daniel é questionado por Beroso. Do desaparecimento falam os sábios. Com a ausência de Nabucodonosor fica preocupada Nitócris. A procura de necessitados saem Joana, Rebeca (Bruna Pazinato) e Hurzabum (Rafael Almeida). Em toda a cidade, o rei deve ser procurado pelos oficiais, ordena Nebuzaradã. Se preocupa Darice quando novamente começa a sangrar Sammu-Ramat. A procura pelo rei é iniciada pelos oficiais do palácio. Evil é apoiado por Nabonido (Augusto Garcia). Procurando os necessitados saem pela cidade Joana, Hurzabum e Rebeca. Um grupo de oficiais é liderado por Rabe-Sáris (Gustavo Leão). Em viver longe da Babilônia com os maridos falam Dalila (Juliana Kelling) e Raquel (Paula Jubé). Das profecias de Jeremias (Vitor Hugo), Ebede (André Luiz Miranda) recorda. Ao ver Sammu tossindo sangue, se desespera Darice. À procura do rei, os oficiais vasculham a casa de Elga. Se oferece Zac para ajudar Malca ao encontrá-la na rua. Zabaia (Cesar Pezzuoli) teme que os oficiais descubram sua produção secreta de cerveja quando oficiais vasculham a Casa da Lua. A procura do rei saem da cidade Arioque (Felipe Camargo) e Nebuzaradã. Para ficar sozinha pede Amitis. Com a situação dos hebreus na cidade se preocupam Ravina (Marcos Breda) e Zadoque. A revista na casa de Dana (Graziela Schmitt) é acompanhada por Absalom (Roger Gobeth). A procura dos necessitados seguem Joana e seus amigos. Para ajudar Sammu, Mesaque (Sacha Bali) é chamado por Darice. Com a ausência de Nabucodonosor, Amitis sofre. Shamiran se afastar é o mais seguro, diz Evil. Amitis acerta um tapa em Belsazar (João Barreto) quando ele zomba do sumiço do rei. A fabricação de bebidas de Zabaia é questionada por Rabe-Sáris. Ao tentar proteger os documentos sagrados da sinagoga, são ameaçados Ravina e Zadoque. Fez a Rafael (Paulo Leal), pergunta Dana a Absalom. Para salvar a sacerdotisa, Darice implora para Mesaque. Na floresta, o rei se comporta como um animal e assusta Joana, Hurzabum e Rebeca.
Como um animal, rosna Nabucodonosor. O único que consegue do rei se aproximar é Hurzabum. Todos devem se afastar do rei, manda Nebuzaradã ao aparecer neste momento. Para dentro da floresta corre como um animal Nabucodonosor ao se assustar. A atitude de Amitis deixa Nitócris magoada. Na estrada, pedindo esmola, Shag-Shag (Cássia Linhares) é encontrada por Asher e Aksumai (Alex Brasil), a caminho da cidade de Meroé. Ajuda é oferecida por Asher. Intrigado com o comportamento do rei, Hurzabum decide, na mata, procurá-lo. Presos são levados Ravina e Zadoque. Satisfeito sorri Fassur. Dana será dele, diz Absalom. Rabe-Sáris é subornado por Zabaia. De Sammu-Ramat, Mesaque cuida. Belsazar é mimado por Nitócris. O reinado de Evil tem apoiado mostrado por Nabonido. Sammu-Ramat é ameaçada por Nitócris. Para Nebuzaradã, como um animal, rosna Nabucodonosor. O rei se acalma quando a flauta é tocada por Hurzabum. Se despede Shag-Shag ao agradecer o apoio de Asher. A prisão de Zadoque e Ravina deixa Fassur satisfeito. Aos familiares, Malca é apresentada por Zac. Com os cuidados de Mesaque, Sammu melhora. Na prisão do palácio, Ravina e Zadoque são vistos por Ebede-Meleque, que se assusta. A Daniel, Matias pede ajuda. Belsazar conhece Zac, quando este trata de negócios com Beroso. A rainha lhe aguarda, diz Aspenaz ao procurar Evil. O sumiço do rei é falado por Neusta (Vera Zimmermann). É preciso ter fé, diz Zadoque. Joaquim (Osmar Silveira) é visitado por Edissa. Estão presos Ravina e Zadoque, avisa Zac ao ir até a casa de Ilana (Claudia Mauro). Sob a regência de Evil-Merodaque ficará o reino, avisa Beroso. As mesmas pintas em suas mãos são notadas por Nabucodonosor e Hurzabum ao se aproximarem na floresta. Se tornou o rei um animal, avisa Nebuzaradã ao retornar ao palácio.
Para ver o rei, decidem ir até a floresta, Evil e Amitis. Zadoque e Ravina devem ser soltos, ordena Evil. Observa as mesmas pintas na mão de Hurzabum, Nabucodonosor ao rosnar para um oficial. Para ajudar Ravina e Zadoque, decide Joana ir ao palácio. De conhecer Malca, Zelfa gosta. Sammu-Ramat deve se acalmar e mostrar temor ao Deus dos hebreus, pede Beroso. O estado de Nabucodonosor, na floresta, espanta Amitis e Evil. Libertados são Ravina e Zadoque. Com ignorância, Matias trata Ebede. O apoio de Daniel é agradecido por Zadoque. Ao ver o rei se comportando como um animal, sofre Amitis. Os oficiais devem vigiar Nabucodonosor, que deverá permanecer, como o Deus dos hebreus ordenou, na mata, avisa Evil. O ocorrido com o rei deixa Neusta satisfeita. Pelas histórias do Deus de Israel se interessa Shamiran. Hurzabum é reencontrado por Rebeca. Sammu não pode atendê-lo, mente Darice para Zabaia. Com Arioque, Namnu (Fran Fischer) marca um encontro. Zadoque e Ravina reencontram Joana. Evil é provocado por Nitócris. A falta de Shag-Shag é sentida por Huzabum. Com Nitócris, Nabonido discute ao criticar Belsazar. De volta à sinagoga, Zadoque e Ravina causam susto em Fassur.
Os sábios desejam lhe falar algo, avisa Madai (João Velho) ao procurar Daniel. Os familiares criticam Elga quando ela fala de seu desejo em casar com Fassur. Não comentem com Zac, pede ela. Com Nebuzaradã, do ritual fala Sammu-Ramat. Com suas esposas, partirão da Babilônia Mesaque e Sadraque (Gustavo Rodrigues), dizem a Daniel. A ajuda de Mesaque é agradecida por Sammu. Para ter o filho em um lugar mais seguro que o palácio se prepara Shamiran. Durante a ausência do rei, Evil precisa ser forte, diz Amitis. Ganha pelos e Nabucodonosor se parece cada vez mais com um animal, com o passar dos anos. De pessoas carentes cuida Joana. Elga é presenteada por Malca. Muita atenção não é dada a Zc por Joana. Comendo como um bicho, Nabucodonosor é observado por Hurzabum e Amitis. Com os filhos, brincam Shamir (Anderson Müller) e Tamir (Renato Rabelo). Do clima entre Zac e Malca, gosta Elga. Para tentar acalmar Nabucodonsor, toca Hurzabum. Daniel dá carinho em Lia, grávida. Na prisão, mais velho e acabado permanece Joaquim. Ao pegarem o filho no colo, se emocionam Nebuzaradã e Sammu-Ramat. Na porta da casa de Ravina um bebê é deixado. Ao ver o olhar de Zac para Joana, Malca sofre. Com os dois filhos de Daniel e Lia, Gadise chega, se anos depois. Com seus três filhos, Evil gosta de ver Shamiran. Para buscarem Nabucodonosor vão até a floresta Amitis, Evil e Daniel.