NOVELA "O RICO E LÁZARO" - semana de 03 a 07 de julho de 2017
Fassur (Zécarlos Machado) é expulso por Zac (Igor Rickli). De Joana (Milena Toscano), Elga (Denise Del Vecchio) finge gostar. No canteiro de obras, grita por socorro Aksumai (Alex Brasil) e Asher (Dudu Azevedo) segue para ajudá-lo. Ao ver que Naomi (Karen Marinho) não está, fica furioso Larsa. Para que Matias (Fernando Sampaio) tome a decisão correta, Ilana (Claudia Mauro) o pressiona. Gritando por ajuda, Aksumai, um príncipe de Meroé, é visto por Asher, próximo ao canteiro de obras. Uma cobra o picou, avisa ele. O ajuda Asher. Vai recompensá-lo, promete Aksumai. O motivo de seu tique nervoso é explicado por Yasha (Ana Paula Lima). A família de Ravina (Marcos Breda) recebe Ezequiel (Licurgo). Até a casa de Joana, Zac a acompanha. O estado de saúde é falado por Abednego (Nikolas Antunes). Com Irom (Edson Fieschi), o pai de Yasha, Neusta (Vera Zimmermann) marca um encontro. Para dançar na Casa da Lua, se disfarça Samira (Giselle Batista). O príncipe Aksumai é ajudado por Lior (Eduardo Mello) e Asher. Para os maridos dormirem melhor, chá é preparado por Talita (Michelle Batista) e Samira. Para se divertir, Aspenaz (Saulo Rodrigues) é convidado por Arioque. Joaquim elogia Yasha, mas diz estar apaixonado por Edissa (Robertha Portella), em conversa com Ebede. Sai para dançar na Casa da Lua, Samira ao aproveitar enquanto todos dormem. Está desconfiado de Irom, diz Nabucodonosor (Heitor Martinez). Envergonhada fica Shag-Shag (Cássia Linhares) ao ver Arioque. O local deixa Aspenaz maravilhado. Contra Daniel tramam Nebuzaradã e Beroso. Na Casa da Lua, Samira dança para todos, sob um lenço. Ao ver no local Rabe-Sáris, ela fica surpresa. Nabonido bajula Nitócris. Shamir e Tamir são enganado por Talita. Gadise (Aisha Jambo) tenta ser acalmada por Ebede-Meleque (André Luiz Miranda). Como foi a noite, conta para Talita, Samira ao chegar em casa. Arioque carrega Aspenaz, quando ele fica bêbado. À Joana, sábias palavras são ditas por Ezequiel. Ezequiel visita Daniel (Gabriel Gracindo) depois dele ser salvo por um anjo do Senhor. Ilana é procurada por Ebede. Com um lenço na mão Samira fica tensa quando é vista por Rabe-Sáris (Gustavo Leão). Sobre o pedido de casamento feito por Joaquim (Osmar Silveira), Edissa fala e Yasha escuta. Uma proposta é feita a Asher por Aksumai. Caso ele mate Nabucodonosor, lhe dará liberdade, diz o príncipe.
A matar o rei, se recusa Asher. Com uma adaga, o príncipe Aksumai. Para falar a sós com Edissa, Yasha pede. Diante da presença de Rabe-Sáris, fica tensa Samira. Com Ebede-Meleque, Ilana pede para ficar a sós. A presença do rapaz em sua casa é estranhada por Zadoque (Paulo Figueiredo). Sobre os encontros com Fassur, Samira é questionada por Talita. Ezequiel visita Daniel. A presença em sua casa de Ebede irrita Matias. O eunuco o agride quando eles discutem. Ebede tenta ser acalmado por Joana. Para falar com Matias, Ravina pede. A melhora de Daniel é comemorada por Nabucodonosor. Ao saber que a estátua de Marduk ficou pronta o rei fica ainda mais feliz. Yasha e Edissa conversam e Neusta vê. Zelfa (Lucinha Lins) faz carinho em Rabe-Sáris. Ebede é apoiado por Joana. Asher tenta ser convencido a desistir da vingança por Lior. Lia (Tammy Di Calafiori) deve continuar cuidando de Daniel, pede Nabucodonosor. Matias deverá se casar com Gadise, diz Ravina. O rei será convencido a fazer um decreto obrigando todos a se curvarem diante da nova estátua construída no Campo de Dura, diz Beroso (Cássio Scapin). A postura de Zadoque é elogiada por Ravina. Alguns moldes para a costureira Dalila (Juliana Kelling) são encomendados por Joana ao ir até a oficina de armas da família de Zac . A encomenda de amuletos feitos a Fassur é falada por Shamir (Renato Rabelo) e Samira. Com o eunuco Gadise se irrita ao descobrir que Ebede bateu em Matias. A união entre Neusta e Irom causa desconfiança em Nebuzaradã, diz ele. Com o novo sogro, conversa Joaquim. Sobre sua gravidez, Gadise se abre ao falar com Kassaia (Pérola Faria). Nitócris (Sthefany Brito) troca provocações com Neusta. Para um jantar, Gadise é convidada por Matias. O comportamento de Matias causa estranhamento em Abenego. Para Daniel devem ser servidas algumas guloseimas, manda o rei. Em conversa com Yasha, confessa amar Edissa, Joaquim. Eles não vão se casar mais, avisam quando Neusta chega.
O aviso de Joaquim e Yasha, Neusta finge não ouvir. Zelfa e Elga são presenteadas por Zac. No palácio vai procurar clientes, avisa Shag-Shag. A sinceridade de Joaquim é agradecida por Yasha. Os preparativos para a festa de casamento do filho são iniciados por Neusta. Sammu (Christine Fernandes) fica enciumada quando Nebuzaradã (Angelo Paes Leme) dá em cima de Joana. Zadoque e Fassur discutem. Contra a Babilônia, confabulam Neusta e Irom. Ao ver Arioque (Felipe Cardoso) e Namnu (Fran Fischer) conversando, Shag-Shag sente ciúmes. Com carinho Rebeca (Bruna Pazinato) é tratada por Hurzabum (Rafael Almeida). Fará de tudo para destruir Joana, diz Fassur. Para a Casa da Lua retorna, triste, Shag-Shag. Gadise é parabenizada por Raquel (Paula Jubé) e Dalila. Sammu é ameaçada por Nitócris. A presença de Nabonido (Augusto Garcia) é lamentada pelos sábios hebreus. Apoio de Evil (Kayky Brito) e Shamiran (Gabriela Moreyra) é pedido por Joaquim quando avisa que não se casará com Yasha. À Amitis (Adriana Garambone), se apresenta Lia. Naomi é visitada por Abednego. A ajuda de Deus é agradecida por Daniel. Asher prova que é bom de arco e flecha, em conversa, no Campo de Dura, com um feitor. A fé de Joana é parabenizada por Ezequiel. Com uma joia, Zac presenteia a noiva ao lhe visitar. Aos familiares, Gadise é apresentada por Matias. Para a Casa da Lua, Rabe-Sáris segue ao se despedir de Nebuzaradã. Não vai se casar com Joaquim, avisa Yasha ao aproveitar a ocasião. A notícia faz Neusta desmaiar.
O estado de saúde de Neusta preocupa Amitis. A mão de Gadise em casamento é pedida por Matias. Sobre a próxima vez que dançarão na Casa da Lua falam Samira e Talita. O desmaio de Neusta é avisado para Edissa e Ebede. Durante o jantar bebem vinho Elga e Fassur. A conversa de Joaquim e Edissa é ouvida por Neusta, quando ela finge estar desacordada. Ao ver Shag-Shag bêbada, lamenta Hurzabum. Esperam que todos durmam Samira e Talita. Até o palácio, Matias se recusa a acompanhar Gadise. O atraso de sua dançarina faz Hurzabum ficar preocupado. Sai escondida Talita quando espera todos dormirem. Joaquim deve fazer Edissa feliz, pede Yasha. Para a rainha, se declara Nabucodonosor. Na Casa da Lua, disfarçada, dança Talita. Da mulher misteriosa gosta Rabe-Sáris. Uma prostituta é procurada por Fassur, mostrando sinais de loucura. Ainda não ama Zac, diz em conversa com Dana (Graziela Schmitt), Joana. Pela amizade de Lior, Asher agradece. De Daniel, Lia cuida. O palácio é deixado por Irom e Yasha, que se despedem do rei. Para uma viagem ao Campo de Dura se prepara Nitócris. A partida de Irom e Yasha é lamentada por Neusta. Nabonido é humilhado por Nitócris. Para deixar a Babilônia se preparam os sábios hebreus. Falando mal de seus filhos, Elga flagra as gêmeas.
Elga desconfia quando as gêmeas desconversam. Daniel deve ficar no palácio para repousar, pede Nabucodonosor. Decidem dar um tempo nas danças Samira e Talita. Gadise é apoiada por Kassaia. Contra os hebreus tramam Sammu e Beroso. Os moldes encomendados por Dalila são levados ao palácio por Nicolau (Raphael Montagner). Dá em cima de Raquel ele ao ser recebido por ela. Enciumado fica Mesaque (Sacha Bali). Para que todos se curvem diante da estátua deve ser feito um decreto, sugere ao rei, Beroso. Joaquim terá que partir com a comitiva do rei para o Campo de Dura, avisa o sacerdote ao procurá-lo. O comportamento frio de Matias deixa Gadise entristecida. Hurzabum visita Rebeca. Tocam e cantam eles. Nebuzaradã e os outros nobres se aproximam, observa Asher. Belsazar (João Barreto) recebe orientações de Daniel e Aspenaz. Para a eleição na sinagoga seguem Ravina e Zadoque. Com as noras, implica Elga. Ao perceber que Nicolau está dando em cima dela, Dalila acha graça. Ao reconhecer a voz de Kassaia, descobre que é ela a princesa misteriosa, Asher. Para presentear Neusta, Dalila costura um vestido. Da rainha de Judá, Edissa cuida. Para os filhos de Elga, Fassur pede votos. Sammu e Nebuzaradã se afastam do local da construção da estátua e Asher decide segui-los ao observa-los. Na sinagoga, começa a votação. Aos beijos, Nebuzaradã e Sammu são flagrados por Asher. A grandiosidade da estátua do rei é elogiada por Amitis. O beijo de Nebuzaradã e Sammu também é flagrado por Kassaia. Desorientada sai ela. Segue-a Asher. Zac pede a anulação dos votos quando Fassur vence a votação. O sacerdote comprou votos, avisa ele. O seu amor por Lia é falado por Daniel em conversa com Aspenaz. Ao local da inauguração da estátua retornam, dissimulados, Sammu e Nebuzaradã. O sumiço de Kassaia é estranhado por Gadise. Todos os presentes deverão se curvar ao monumento, avisa Beroso ao anunciar a inauguração da estátua.