NOVELA "ORGULHO E PAIXÃO" - capítulos de 21 a 26 de maio de 2018
Camilo (Maurício Destri) nega a largar Jane (Pâmela Tomé). A população é incentivada por Xavier (Ricardo Tozzi) e Barão (Ary Fontoura) a se revoltarem contra Julieta (Gabriela Duarte). Julieta aciona um ator para se passar por padre e ele oficializa o casamento de Camilo e Jane. Ema (Agatha Moreira) não deve se aproximar de Jorge (Murilo Rosa), diz Amélia (Leticia Persiles). Com a finalidade de exibir um trabalho na estrada de ferro, tem que voltar ao Vale, conta Darcy (Thiago Lacerda) a Elisabeta (Nathalia Dill). Do bar de Manoel, Camilo é mandado embora ao enfrentar um cliente. Charlotte (Isabella Santoni) fica sabendo por Uirapuru (Bruno Gissoni) que ele ganhou dinheiro de seu irmão e seu pai para não chegar perto dela. Em um galpão clandestino, Camilo, bêbado, chama um lutador para duelar.
Susana (Alessandra Negrini) se mete quando Elisabeta consola Charlotte. Fazem uma proposta para Camilo retornar ao galpão apesar dele sair derrotado do confronto. Tenória (Polly Marinho) deve levantar seu passado, diz Estilingue (JP Rufino) ao ficar sabendo que há chance do Barão ser seu avô. Charlotte recebe pedido de perdão do irmão. Com ferimentos por conta do duelo, Camilo é socorrido por Januário (Silvio Guindane) e Ernesto (Rodrigo Simas). Brandão (Malvino Salvador) resolve não se aproximar mais de Mariana (Chandelly Braz) e ela fica mal. Para a casa do marido, Cecília (Anajú Dorigon) volta. Para ir ao Vale do Café, Tenória diz que quer ter a companhia de Jorge. Mariana resolve apurar as corridas que Brandão participou. Jorge flagra beijo de Ernesto e Ema.
Ele e Ema estão namorando, assegura Ernesto a Jorge. A corrida de motos deixa Mariana fascinada. Josephine (Christine Fernandes) e Charlotte se veem pela primeira vez. Charlotte fala que Rômulo (Marcos Pitombo) se casou com Cecília e deixa Josephine apavorada. Vai morar em São Paulo, assegura Charlotte ao irmão. O juiz do galpão onde são realizadas as lutas e Camilo realizam um pacto. Amélia decide deixar Ema distante de Jorge e recorre a Elisabeta. Camilo perdeu o emprego, fica sabendo Jane. Josephine beija Uirapuru. A população faz um movimento contrário a permanência no Vale de Café de Julieta e a deixa aflita. Elisabeta faz amor com Darcy.
Ema enfrenta Xavier ao mandar que o avô coloque um ponto final no movimento contrário a Julieta. Para Jane, Camilo falta com a verdade mais uma vez ao contar a respeito de sua ocupação. Felisberto (Tato Gabus Mendes) mantém o castigo à Lídia (Bruna Griphao) embora Ofélia (Vera Holtz) a defenda. Ele apoia Julieta, conta Aurélio (Marcelo Faria ) ao Barão. Ema é grata a Brandão quando o coronel diz que pode receber Aurélio. Estilingue e Tenória voltam a ficar de bem. Luccino (Juliano Laham) resolve dar aulas de como se dirige uma moto a Mariana após ela muito insistir. O amor que Aurélio sente por Julieta é aprovado pela filha dele. O Barão é encarado por Tenória.
O Barão confessa ser pai de Tenória. Na mansão, Ofélia e Felisberto recebem o Barão. Ludmila (Laila Zaid) recebe o auxílio de Elisabeta nas negociações que envolvem a exibição dos trabalhos de Janurário. Ivete chama a atenção de Uirapuru quando ele dá um beijo em Charlotte. Para Elisabeta, Ludmila conta o que sente por Januário. O que Rômulo vai beber é alvo de boivcote de Fani (Tammy Di Calafiori). Darcy passou a noite com Elisabeta, diz Petúlia (Grace Gianoukas) a Susana. Ao descobrir que suas obras vão ser colocadas em exposição, Januário se comove. Olegário (Joaquim Lopes) vê quando Susana escreve uma mensagem se passando por Darcy humilhando Elisabeta. Desfalecido e machucado, Camilo é encontrado por Elisabeta.
Camilo falta com a verdade alegando ter sido roubado ao receber atendimento de Ernesto e Elisabeta. Fani usa roupas de Josephine. Ao saber da vida de Mariko, Elisabeta se fascina. Cecília acha que Rômulo foi morto por Josephine ao ver o marido em sono profundo após ingerir o líquido sabotado por Fani. Tibúrcio fica descontrolado quando Cecília incendeia o quadro com a imagem de Josephine. O nome do pai é contado especuladores por Edmundo, após levar uma surra. Para a exposição de Januário ficar pronta, Ludmila convoca seus colegas. Susana é ameaçada por Olegário a respeito do que planeja contra Elisabeta. Está necessitando tratar o lado psicológico, reconhece Cecília.