RESUMO DA NOVELA "O TEMPO NÃO PARA" - semana de 10 a 15 de dezembro de 2018
Agnese (Beatriz Campos) rejeita dizer a Marocas (Juliana Paiva) a responsável por tentar lhe matar, embora afirme que não quer o seu mal. Em conversa com Livaldo (Nelson Freitas), Lúcio (João Baldasserini) afirma que os papéis que roubou da casa de Carmen (Christiane Torloni) comprovam ser ele o responsável pela existência da SamVita. A Mariacarla (Regiane Alves), Livaldo afirma que só não voltou por causa de Carmen. Agnese foi alertada por alguém para escapar, fica sabendo o detetive. Menelau (David Junior) é empregado na padaria por Elmo (Felipe Simas). Bento (Bruno Montaleone) beija Vera Lúcia (Talita Younan) e Natália (Malu Falangola) vê. Em conversa com Lúcio, Betina (Cleo) garante que não vai deixar que Livaldo destrua Samuca (Nicolas Prattes). Diante de Samuca, Agnese perde os sentidos.
Agnese pode ter ingerido veneno, conclui Samuca. Marino (Marcos Pasquim) concorda com a ideia de dom Sabino (Edson Celulari) acabar com a poluição do rio Tietê. Mariacarla tem que ficar de olho em Livaldo por ela, diz Betina. No hospital, Agnese é alvo de ameaça de Lúcio quando ele a procura. Para fugir da prisão, Agnese tomou veneno, conclui Betina. Em conversa com Igor (Leo Bahia), Betina diz que Agnese deve ser levada para o exterior com documentação falsa. A Carmen, Agustina (Rosi Campos) afirma que caso ela for ao casamento de Marocas, quem não irá é ela. Samuca leva Marocas até a casa para onde quer se mudar com ela após o casamento.
A casa deixa Marocas fascinada. Os Sabino Machado estudaram assassinar Emílio (João Baldasserini) de acordo com o levantamento, conta o investigador a Lúcio. Lúcio se empolga quando dom Sabino, convencido por Samuca, resolve concordar com o investimento do dono do banco no plano do Tietê. Agustina e Carmen discutem e dom Sabino e Samuca intervêm. Samuca fica espantado quando Betina afirma querer ser chamada para madrinha do casamento dele e Marocas. Agnese escapou, dizem para Marocas em telefonema feito do hospital.
No sofá da casa de Betina, Agnese exige dinheiro para deixar o país em fuga e a espanta. Agnese morre ao ter um acidente durante discussão com Betina. Elmo manifesta vontade de ser fiel às tradições do século retrasado para conseguir tornar seu noivo e surpreende miss Celine (Maria Eduarda de Carvalho). Betina só vai atrás dele quando lhe convém, diz Lúcio. Carmen chega a um consenso com Agustina a respeito da ida ao casamento de Samuca e Marocas quando Nico (Raphaela Alvitos) e Kiki (Nathália Rodrigues) intervêm. Em conversa com Betina, Lúcio assegura que vai fazer com que ela não pense mais em Samuca. Para defender Carmen, dom Sabino faz ameaças a Livaldo.
Betina não deve procurar Herberto (Claudio Mendes), diz Lúcio. Por intermédio de Belém (Ingrid Klug), Barão (Rui Ricardo Dias) vai responder em liberdade o processo, relata Eliseu (Milton Gonçalves) a Paulina (Carol Macedo). Paulina dá outra oportunidade a Barão e o deixa emocionado. A Betina, Herberto pede fundos para sair do Brasil em fuga. Lúcio propõe um acordo a Herberto: Mariacarla se torna sua advogada e ele denuncia Betina à polícia. O sumiço de Agnese deixa Marocas com suspeitas. Da padaria de Elmo, Menelau se demite. Ao padre, Agustina conta que quer dizer a todo mundo que espera um filho e tem vontade de reatar o casamento com dom Sabino. Em jantar, Samuca, Marocas, Lúcio e Betina se encontram.
Ao padre Luís (Alexandre Barros), Agustina revela que para reatar o casamento, vai simular estar grávida. Samuca e Marocas aceitam que em seu casamento, os padrinhos sejam Lúcio e Betina. Mariacarla joga Herberto no mar ao longo de passeio de barco. Diante de dom Sabino, Agustina finge estar tonta. A Carmen, Livaldo pede uma oportunidade para consertar suas falhas. A família fica fascinada quando Marocas, com o vestido de noiva, desce a escadaria da casa.