NOVELA "OS DEZ MANDAMENTOS" - resumo de 31 de agosto a 4 de setembro
Capítulo 116 - segunda-feira
Arão (Petrônio Gontijo) ouve Moisés (Guilherme Winter) dizer que Deus quer que eles e Ramsés (Sérgio Marone) se encontrem no Rio Nilo e que o Egito irá arcar consequências graves com a teimosia do faraó. A fixação de Meketre (Luciano Szafir) em Safira (Jennifer Seti) incomoda Karen (Anita Amizo). Ao saber que Henutmire (Vera Zimmermann) chocou os escravos, Ramsés se choca. Bakenmut (Kiko Pissolato) crê que Yunet (Adriana Garambone) se continuar levando notícias de Moisés a Ramsés pode se dar bem. Moisés conta para a família que algo grave será provocado por Deus nas águas do Nilo. Uri (Rafael Sardão) fica receoso que Leila (Juliana Didone) possa ser expulsa do palácio por Ramsés. Deus tem os seus poderes desdenhados por Ramsés e o faraó conta que os judeus não vão para lugar algum. Após um pedido de Moisés, Arão toca com o cajado as águas do Nilo para que elas se transformem em sangue, intrigando Ramsés e os oficiais. Os egípcios ficam chocados quando as águas do rio viram sangue.
Capítulo 117 - terça-feira
Tais (Babi Xavier), Judite (Nanda Ziegler) e Ana (Tammy Di Calafiori) conversam quando uma cerva grita de forma angustiada dizendo que o Nilo está tendo suas águas transformadas em sangue. Nefertari (Camila Rodrigues) de desespera ao ver que a água da piscina do palácio onde nada está vermelha. O ritual de liberação é feito por Simut (Renato Livera) e Paser (Giuseppe Oristanio). Os dois também ficam espantados com sangue no lugar da água. Karoma (Roberta Santiago) ouve Nefertari dizer que uma maldição caiu sobre o Egito. Arão e Moisés comemoram quando descobrem que a água da vila dos judeus não virou sangue. O fato deixa Corá (Victor Hugo) impressionado. Por ter sido ameaçado pelo faraó, Gahiji (Fernando Sampaio) diz a Leila que não vai mais fazer comida para os judeus. Corá diz a Yunet que a fonte de água dos judeus tem o líquido no lugar de sangue, para que ela conte ao rei.
Capítulo 118 - quarta-feira
O sofrimento dos egípcios sem água provoca sofrimento em Eliseba (Gabriela Durlo). Ao notar que a maldição da água transformada em sangue é só contra o povo egípcio. Joquebede (Denise Del Vecchio) fica animada ao notar que os escravos estão pertos de alcançarem a liberdade. Yunet vai até o palácio atrás de Ramsés e Corá a observa. Ikeni (Vitor Pecoraro) recebe a ordem de Ramsés, irritado, para expulsá-la. Karen conta a Deborah (Pérola Faria ) e Abigail (Bianka Fernandes) que caso algo ruim aconteça com Bak (Matheus Lustosa) não vai se perdoar. Para tentar achar água limpa, Ana diz a Judite para elas irem juntas à vila dos judeus. Joquebede não acredita quando Corá finge arrependimento por ter assediado Safira. Meketre diz a Ramsés que a água dos judeus continua limpa, causando a revolta no faraó.
Capítulo 119 - quinta-feira
Ikeni e Bakenmut recebem ordem de Ramsés a buscar água na fonte dos judeus. Ao avisar que está deixando a Casa de Senet, Karen deixa seu dinheiro cair no chão. Ahmós (Carlos Bonow) conta que Karen só sairá do lugar se lhe der suas economias. Safira é agredida ao tentar intervir na briga de Ahmós e Safira. Karen é jogada contra a parede por Ahmós, que está coberto de ódio. Ao bater com a cabeça em um móvel, ela cai no chão. Para pedir socorro a Karen, Safira vai até a casa de Joquebede. O estoque de água dos judeus preocupa Arão. Os escravos são expulsos pelos guardas por ordem de Ahmós, após o egípcio afirmar que Karen morreu. Ramsés diz que não vai até a vila dos hebreus beber água e manda que a fonte dos judeus seja contaminada. Leila conta que o faraó ordenou que nenhhum morador do palácio vá até a vila, quando Uri e Hur (Floriano Peixoto) dizem que estão com sede.
Capítulo 120 - sexta-feira
Ao notarem que a água da fonte foi contaminada por sangue, os hebreus se desolam. Paser cuida de Amenhotep (José Victor Pires) quando o garoto desmaia do trono. Miriã (Larissa Maciel) consola Safira quando ela chora pela morte de Karen. Moisés é culpado por Nefertari pela culpa de água, quando a rainha está aflita pelo estado de saúde de Amenhotep. Para conseguirem água limpa, Leila diz que Henutmire e Hur devem a acompanhar até a vila. Bezalel (Igor Cosso) se desespera quando Leila desmaia, durante visita a Abigail. Datã (Bruno Padilha) expulsa Corá de casa, com a concordância de Moisés. Cobert de raiva, Corá diz que vai se vingar de Moisés. Moisés e Henutmire se encontram e o pastor fica preocupado ao ver a mãe de criação afetada pela seca no palácio. Moisés vai até o palácio e diz que os egípcios estão sofrendo por causa da seca e reforça o seu pedido para que o faraó libere os hebreus a deixarem o Egito.