Novela "Escrava Mãe" - semana de 24 a 28 de outubro de 2016
Capítulo 104 – segunda-feira
Juliana (Gabriela Moreyra) se apavora ao ver Miguel (Pedro Carvalho) sangrando. Miguel mostra os papeis da liberdade de Juliana ao capitão e eles começam a lutar. Tia Joaquina (Zezé Motta) limpa os olhos e nota que o lenço está sujo de sangue. Capitão tenta capturar Juliana. Juliana consegue escapar e dá golpe de capoeira que acerta o capitão. Catarina (Adriana Lessa) se apavora quando Osório (Jayme Periard) aparece dizendo que conseguiu as peças. Catarina manda Osório embora. Urraca (Jussara Freire) se oferece para ajudar Teresa (Roberta Gualda) e conta que há chances de Quintiliano (Luiz Guilherme) ser o pai de Almeida (Fernando Pavão). Beatrice (Bete Coelho) aguarda o despertar de Maria Isabel (Thais Fersoza) com carta que a ela escreveu a Miguel na mão. Maria Isabel conta a verdade para Beatrice que sai do quarto decepcionada. Capitão aponta arma para Juliana, mas é surpreendido por Zé Leão (Marcello Scorel) que lhe atinge e o deixa desacordado. Zé Leão, Juliana e Miguel fogem. Urraca conta a Beatrice sobre possibilidade de Almeida ser filho de Quintiliano. Almeida entra na sala e pede que a mãe desapareça de sua vida. Loreto (Junno Andrade) diz a Dr. Pacheco (Henri Pagnoncelli) que Rosalinda (Luiza Tomé) não entende que seu casamento é apenas por conveniência. Filipa (Milena Toscano) diz que precisa conversar com Quintiliano após sua recuperação. Quintiliano diz a filha para chamar os irmãos e contar a verdade. Teresa tenta ajudar Almeida, mas ele é hostil com a mulher. Almeida diz a Teresa que se a encontrar conversando com Guilherme (Roger Gobeth), algo grave poderá acontecer. Zé Leão procura alguma erva para o ferimento de Miguel. Pacheco conta a Rosalinda que Loreto irá embora no dia seguinte. Esméria (Lidi Lisboa) se mostra ansiosa para seu primeiro baile da sociedade. Maria Isabel se insinua para Almeida. Miguel conta a Juliana que conseguiu convencer Beatrice a assinar sua carta de liberdade. Beatrice diz que vai chamar médico para cuidar do machucado no olho de tia Joaquina. Beatrice chora e lamenta as atitudes da filha. Quintiliano conta a verdade aos filhos sobre a história da escrava Joana. Maria Isabel se veste e Almeida desdenha dela, dizendo que até Juliana seria melhor. Almeida ameaça Maria Isabel após ela tentar lhe dar um tapa. Quintiliano vai em direção ao engenho. Capitão do Mato busca por Almeida. Maria Isabel pergunta de Miguel para Zé Leão e ele diz que o homem deve ter dormido na casa de Nestor (Cesar Pezzuoli). Ela manda ele vigiar Miguel, mas ele diz que não lhe deve mais nada. Juliana e Miguel se afastam da vila no barco. Capitão do Mato conta a Almeida que Zé Leão ajudou Juliana e Miguel a fugirem.
Capítulo 105 – terça-feira
Almeida exige que Zé Leão confesse que ajudou Juliana e Miguel a fugirem. Almeida propõe que o capitão do mato vire feitor, mas ele recusa a proposta. Almeida pede que o capitão entregue uma carta a uma determinada pessoa. Juliana se preocupa ao notar que Miguel está suando. Com a visão prejudicada, tia Joaquina derruba panela na cozinha. Beatrice deixa Tito Pardo (Nill Marcondes) preocupado após acordar atordoada e o confundir com Quintiliano. Beatrice pergunta a Maria Isabel sobre seu pai. Almeida desconfia e pergunta a Tito Pardo se ele estava no quarto de Beatrice. Maria Isabel desconfia que a mãe tenha se envolvido com um escravo. Esméria e Catarina são convidadas para jantar por Guilherme em agradecimento aos cuidados que Catarina prestou a Quintiliano. Quintiliano e Filipa chegam no momento em que Beatrice beija Tito Pardo achando que ele é Quintiliano. Quintiliano diz a Filipa para eles saírem do local. Beatrice desmaia recebe ajuda de Teresa e Tito Pardo. Loreto está quase indo embora da Vila quando Rosalinda chega, diz que o perdoa e os dois se beijam. Maria Isabel procura por Esméria. Dr. Pacheco recomenda que tia Joaquina repouse para melhorar. Maria Isabel pergunta onde estão Juliana e Miguel a Esméria, que diz não saber de nada. Maria Isabel humilha Esméria, mas ela a expulsa de casa, dizendo que sabe de todos os segredos. Almeida questiona Zé Leão sobre o paradeiro de Miguel e Juliana. Maria Isabel tenta dar um tapa em Filipa após as duas discutirem, mas Filipa a golpeia com movimento de capoeira fazendo-a cair na lama. Almeida ameaça Zé Leão que o enfrenta e diz que não sabe do paradeiro do casal e que não trabalha mais para ele. Miguel fica febril e Juliana cuida dele. Irani (Adriana Londoño) e Nestor acalmam Zé Leão e oferecem emprego ao amigo. Almeida recebe bilhete sem identificação marcando encontro para contar sobre o paradeiro de Juliana e Miguel. Urraca ri quando Nestor aparece de cabelo, bigodes e barba pintados de verde. Filipa ajuda Átila (Leo Rosa) a criar os folhetos sobre Jasmim. Tomás (Raphael Montagner) pede novamente a mão de Violeta (Débora Gomez) em casamento. Belezinha (Karen Marinho) sofre por não ter ninguém no salão da festa além de Esméria. Tia Joaquina recebe os cuidados de Sapião (Sidney Santiago). Teresa pergunta do estado de tia Joaquina e sobre Juliana e Miguel. Sapião diz que o casal conseguiu fugir e Maria Isabel ouve. Almeida vai ao encontro do anônimo que escreveu bilhete e Petúnia (Robertha Portella) o vê caminhando pela rua. Petúnia grita quando percebe que alguém está com uma arma apontada para Almeida. Um tiro é disparado e Almeida cai no chão.
Capítulo 106 – quarta-feira
Petúnia ajuda Almeida enquanto o anônimo foge e é seguido por Crisaldo e o soldado. Maria Isabel se enfurece e ameaça castigar Tia Joaquina, Sapião e Teresa. Maria Isabel promete achar Juliana. Violeta revela a Tomás que não quer casar com ele, pois no dia em que ele a pediu em namoro, um estranho a assediou. Ninguém comparece ao baile de Belezinha e Dália (Manuela Duarte) têm uma ideia. Petúnia leva Almeida para a pensão e dr. Pacheco presta os primeiros socorros. Guilherme e Rebeca conversam e ela o repreende por não ter deixado claro que não se casaria com Esméria. Os dois se beijam e são flagrados por Catarina. Dália pega roupas de senhores que não são mais usadas e veste os bêbados para irem à festa de Belezinha. Almeida e dr. Pacheco chegam a conclusão que ele caiu em uma emboscada. Começam a chegar as pessoas para o baile de Belezinha e ela não desconfia de nada. Maria Isabel pede a Almeida que ele castigue Zé Leão e conta que Teresa já sabia de Juliana e Miguel. O baile de Belezinha enche. Genésio (Rogério Brito) entra disfarçado na festa e se declara a Esméria que o despreza. Ele dá um anel para ela e sai do local, deixando-a balançada. Urraca desmascara os convidados e Belezinha pergunta se Dália é a responsável por aquilo. Miguel dá um caderno de presente para Juliana e ela diz que registrará a viagem para mostrar a Isaura. Beatrice desperta e Tito Pardo conta o ocorrido do dia anterior. Bá Teixeira (Elina de Souza) avisa a Quintiliano e Filipa que a embocada de Almeida está sendo comentada por toda Vila e Filipa pergunta se o pai está relacionado a isso. Nestor se enfurece com Urraca e diz que ela só ficará lá se pagar o aluguel. Urraca diz que não tem como pagar e ele a oferece um avental para que ela trabalhe no armazém. Esméria pergunta se Catarina está envolvida com atentado contra Almeida. Almeida se irrita e opina que eles devem eleger um capitão. Almeida sugere Osório e todos ficam chocados. Miguel e Juliana são impedidos de desembarcar por conta de homem que afundou o navio de Quintiliano que diz que ele está fugindo com uma escrava.
Capítulo 107 – quinta-feira
Miguel entra na frente de Juliana para defende-la. Miguel comprova que Juliana está livre mostrando os papéis assinados. Maria Isabel acusa Zé Leão de traição por ele ter ajudado Juliana e Miguel. Maria Isabel se irrita com panfleto feito por Átila. Osório é nomeado comandante das tropas por Almeida e eles deixam Guilherme e Dr. Pacheco indignados. Catarina assume que atirou no comendador para Tozé (Cassio Scapin). Teresa conta que viu Beatrice beijando Tito Pardo. Irani (Adriana Londoño) sofre ao ver belezinha triste por conta do baile. Maria Isabel é cercada pelas pessoas que cospem perto dela. Miguel e Juliana são presos e acorrentados. Zé Leão e Loreto tentam tranquilizar as pessoas. Maria Isabel cai ao tentar desviar de balde de dejetos jogado nela. Almeida socorre Maria Isabel e manda as pessoas saírem do local. Rebeca (Mariza Marchetti) se surpreende ao ver anel na mãe de Esméria. Belezinha se desculpa com Dália e elas ficam de bem. Sapião é chicoteado por Almeida e Maria Isabel fica satisfeita. Osório detém Tito Pardo e Zé Leão por serem cúmplices da fuga de Juliana e Miguel. Átila é preso por Osório por causar transtorno. Miguel mente e diz que sequestrou Juliana para ela não ser castigada. Juliana finge desmaio e golpeia o homem quando ele se aproxima. Juliana consegue pegar as chaves.
Capítulo 108 – sexta-feira
Miguel abre as correntes e luta com o homem. Os escravos levantam suas armas, deixando Almeida e Maria Isabel surpresos. Sapião começa a cantar mesmo com dor. Osório interroga Catarina, Esméria, Teresa, Beatrice e Tozé a respeito do paradeiro de Juliana, mas elas nagem saber de qualquer coisa. Almeida ameaça Tia Joaquina com facão para que os escravos voltem para a senzala e o olho dela sangra. O homem ameaça Juliana com faca e Miguel diz que paga o que for para que ele não a machuque. Urraca descobre sobre atentado a Almeida. Quintiliano diz a Guilherme que Almeida vai se enforcar sozinho. Almeida liberta Tia Joaquina que pede para soltarem Sapião. Todos vão para a senzala. O homem diz que Almeida o mandou ali. Almeida conta a Maria Isabel que colocou alguns capangas atrás de Juliana e Miguel e ela pede para não fazerem nada com o homem. Rosalinda explica a Tozé que combinou com Pacheco de deixar a jardineira mais familiar. Maria Isabel e Almeida se beijam. Osório procura Almeida e o flagra aos beijos com Maria Isabel, que se afasta nervosa. Osório sonda Tito Pardo sobre o destino de Miguel e Juliana e ameaça ele, Átila, Zé Leão. Rosalinda fala sobre nova fase da jardineira para as florzinhas. Dália dá ideia a Tomás para que ele se case com Violeta. Filipa aparece com vestido da mãe o Quintiliano o rasga. Sapião é socorrido por Tia Joaquina. Filipa pede que Maria Isabel retire a queixa contra Átila. Átila recebe bilhete com pista da localização de sua filha. Zé Leão diz que reconheceria a pessoa que mandou o bilhete e Átila se enche de esperança. Miguel tenta acordo com o homem, mas não obtém êxito.