NOVELA "ESCRAVA MÃE" - semana de 20 a 24 de junho de 2016
Capítulo 15 - segunda-feira
Dentro da sala, Miguel (Pedro Carvalho) continua tenso. O pequeno baú é desenterrado por soldados e Osório (Jayme Periard) observa. Osório sai correndo após golpear com a pá dois soldados e pegar o baú. Quintiliano (Luiz Guilherme) observa o baú depois que Osório sai. Teresa (Roberta Gualda) é deitada de forma carinhosa na cama por Almeida (Fernando Pavão). Antes de se levantar, ele beija a testa de Teresa. Esméria (Lidi Lisboa) tem seu corpo revelado ao ter as roupas puxadas e rasgadas por Almeida. Enquanto os trabalhadores cantam, Juliana (Gabriela Moreyra) segue cortando a cana com força, no canavial. No canavial, próxima de uma cobra venenosa, Juliana cai com a perna sangrando.
Capítulo 16 - terça-feira
Juliana é procurada por Tito Pardo (Nill Marcondes). Sapião (Sidney Santiago) está com uma carta na boca e, furioso, Almeida tenta pegá-la. Miguel, que conseguiu fugir, é buscado por Loreto (Junno Andrade). Guilherme (Roger Gobeth) alega que não é fugitivo quando Quintiliano sugere pera ele fugir para a corte. Quintiliano é visitado por Beatrice (Beth Coelho). Zé Leão (Marcello Escorel) tem seu nome gritado por Tito Pardo quando ele encontra Juliana ferida por uma cobra e desmaiada. Beatrice avisa que não poderá fazer nada contra a denúncia feita por Almeida ao se desculpar com Quintiliano. Miguel é procurado por Almeida, Osório e Loreto. Miguel é encurralado por Almeida. Aproveitando a distração do tiro, Belezinha (Karen Marinho) acerta Osório com um galho e foge depois. Miguel cai do cavalo e rola numa ribanceira após ser atingido novamente. Rosalinda (Luiza Thomé) diz que Violeta (Débora Gomez) está muito ocupada quando ela é procurada por Tomás (Raphael Montagner). Ao saber por Rosalinda que a esposa de Quintiliano lhe traiu com um escravo, Violeta se choca. Todos se chocam quando Almeida diz que Miguel provavelmente está morto, quando volta para casa, e revela que ele e Juliana fugiriam. Juliana desperta assustada quando em sonho vê Miguel morrendo em seus braços.
Capítulo 17 - quarta-feira
Miguel fugiu da cadeia e foi embora da vila, é o que diz Teresa. A notícia faz Juliana chorar. Quintiliano quer mandar Filipa (Milena Toscano) para o convento e a revolta. Violeta revela o beijo que Tomás lhe deu a Dália (Manuela Duarte). De forma calorosa, Teresa é beijada por Almeida. Zé Leão ouve o pedido de Almeida para tirar as correntes de Sapião quando este o visita na senzala. Uma possível condenação teme Belezinha. Filipa ouve que alguns segredos de seu pai foram descobertos por Violeta. Teresa é aconselhada a denunciar Guilherme (Roger Gobeth) pelo seu sequestro por Almeida. Guilherme se entrega a chegar na delegacia. Esméria diz que Miguel morreu para Juliana. Juliana e Esméria brigam depois de discutirem. Sapião está entre os escravos escolhidos por Urraca (Juassara Freire) para levar a sua casa. Almeida recebe Juliana e Esméria. Juliana diz que deve ser a primeira a ser castigada ao tomar a frente depois que Almeida dá a voz para elas se defenderem. Um cigano grita para outros para verem o que ele encontrou quando vê Miguel deitado de bruços, desacordado em um local molhado e desconhecido.
Capítulo 18 - quinta-feira
Com o chicote nas mãos, Almeida é encarado por Juliana. Osório se depara com os ciganos depois que eles colocam Miguel na carroça. Miguel é coberto com uma manta quando Osório se aproxima da carroça. Esméria é presa no pelourinho para ser castigado quando Almeida solta Juliana, surpreendendo os escravos. Grávida de poucos meses e com muitas dores, Teresa confessa que não quer perder o bebê em conversa com dr.Pacheco (Henri Pagnoncelli). Para um baile de máscaras são convidados Filipa e Quintiliano. Urraca fica horrorizada a ser condecorada Baronesa de Barangalha pelo filho depois que ele é condecorado comendador. Quintiliano aceita jantar com Beatrice. Bá Teixeira (Elina de Souza) vê Filipa se vestir de homem. Maria Isabel (Thais Fersoza) é levada ao lugar em que viu Miguel por Petúnia (Robertha Portella). Chorando e com dores, Teresa cai no chão. Maria Isabel diz a Petúnia que o filho vai nascer ao vê o vestido molhado quando está no chão.
Capítulo 19 - sexta-feira
Dr.Pacheco tenta acalmá-las quando Teresa se contorce de dor no chão. Irani (Adriana Londoño) nota que o bebê não sobreviveu após muito esforço de Teresa. Maria Isabel nega a pegar a filha no colo quando a cigana conduz a ela a criança. Todos se chocam quando dr.Pacheco diz que Teresa perdeu o bebê. Beatrice ampara Teresa. Contrariada, Maria Isabel amamenta a filha. Por não deixar que Violeta se torne uma das florzinhas da pensão, Rosalinda fica nervosa ao ser questionada por Átila (Léo Rosa) se Violeta é sua filha. Sapião é preso na senzala por Zé Leão após ordem de Almeida. Sapião é acusado de ter provocado a queda de Teresa ao fazer o calço por Almeida. Ao receber uma caixa de mercadoria com uma flecha fincada no meio, Nestor (César Pezzuoli) cobra explicação de Irani. Alguém se aproxima quando Maria Isabel está sozinha, adormecida. Miguel surpreende Maria Isabel quando ela o vê ao se virar.