NOVELA "ESCRAVA MÃE" - semana de 19 a 23 de setembro de 2016
Capítulo 79 - segunda-feira
Diante de Juliana (Gabriela Moreyra ) e Catarina (Adriana Lessa) está surpreso Loreto (Junno Andrade). Juliana se comove quando Catarina lhe conta como descobriu tudo. Esméria (Lidi Lisboa) se desespera quando compradores de escravos a examinam após ser arrastada por Osório (Jayme Periard). Juliana e Catarina pedem ajuda a Sapião (Sidney Santiago) quando lhe procuram. Esméria e Catarina são irmãs, diz a Sapião, Juliana. Sem ser vista por Osório, Esméria retira, com as mãos amarradas, a venda, e depois, afrouxa as cordas das mãos e pés. Osório alcança Esméria quando ela corre e ele vai atrás dela. Esméria segue sumida, diz Tia Joaquina (Zezé Motta) e Maria Isabel (Thais Fersoza). Os capitães que procuram por Genésio (Rogério Brito) capturam Sapião. Miguel e Sapião correm quando Miguel (Pedro Carvalho) aparece durante luta de Sapião com os homens. Urraca se acomoda no sofá ao ser aceita, no engenho, por Beatrice (Bete Coelho). O local da venda de escravos é avistado por Miguel e os demais. Esméria parece reconhecer Catarina quando olha para trás no momento em que a condessa grita dizendo que não pode levá-la, espantando Osório.
Capítulo 80 - terça-feira
A compra de escravas é negociada por Catarina, Esméria e Osório. A prisão de Osório é anunciada por Crisaldo (Júlio Levy). Crisalvo, soldados e traficantes iniciam um tiroteio após a fuga de Osório. Em busca de proteção, Miguel foge com Juliana. O rapto de Esméria teve o envolvimento de Osório, confirma Juliana. Guilherme (Roger Gobeth) é alvo de reclamação para Tozé (Cássio Scapin) por Rebeca (Mariza Marchetti). Sobre Átila (Léo Rosa), Filipa (Milena Toscano) conversa com Bá Teixeira (Elina de Souza). Os dois formam um lindo casal, diz Bá Teixeira. Sapião ajuda Catarina a desamarrar Esméria quando ela se aproxima da escrava. A Esméria, Catarina diz que elas são irmãs quando, emocionada, a reencontra. Nos braços de Catarina, Esméria cai desacordada. Conversam, escondidos, Miguel e Juliana. Por Maria Isabel estar esperando um filho, eles não devem mais fugir, diz a Miguel, Juliana. De casa, Urraca (Jussara Freire) é expulsa por Almeida (Fernando Pavão). Eles não podem ficar juntos, diz a Miguel, Juliana. Para a casa de Quintiliano (Luiz Guilherme) vai Urraca. A presença dela assusta Filipa. Esméria não será mais escrava e que vão morar juntas, diz Catarina para Esméria. Catarina fica muito abalada quando Esméria sai. Para a casa de Almeida, Esméria volta. A presença de Urraca assusta Guilherme, quando este chega em casa. Para fora de casa, ele a coloca. Para a praça acaba indo Urraca. Para dizer que quer comprar Esméria, Catarina vai até a casa de Almeida. Ela não está à venda, diz Almeida.
Capítulo 81 - quarta-feira
Sobre Esméria, Miguel e Almeida discutem quando o primeiro se adianta até o segundo. Despejada, Urraca está na praça e discute com Rosalinda (Luiza Tomé). Urraca se descontrola, voa em cima de Rosalinda, puxa seu cabelo e as duas começam a se estapear, quando Rosalinda cospe no chão. Se Almeida não libertar Esméria, ela o mata, ameaça Catarina ao avançar para cima dele. Para que elas parem, Loreto se aproxima e apita. Quintiliano (continua sem conseguir falar enquanto Guilherme conversa com ele. Esméria chama Catarina pelo nome de batismo ao entrar quando Catarina faz que vai embora. Emocionadas, elas se abraçam. Átila beija calorosamente Filipa quando ela o visita. Entra no quarto Loreto ao ir até a pensão. Completamente coberta está na cama de Rosalinda, Urraca. Entra debaixo da coberta, Loreto após tirar a farda. Grita ao ver que é Urraca, Loreto após agarrar Urraca. A situação é deparada por Rosalinda quando entra. Em conversa com Teresa (Roberta Gualda), Miguel diz que vai tentar fugir com Juliana durante a festa que vai ter na vila e, por isso, pede para ela levar a escrava. Ouve tudo Urraca, que vem de dentro. Esméria ameaça Maria Isabel de contar que foi ela quem matou o coronel Custódio (Antonio Petrim), quando Maria Isabel não a deixa partir.
Capítulo 82 - quinta-feira
A ameaça de Esméria deixa espantada Maria Isabel. Diante da proposta de Osório, Catarina fica desconfiada. Em troca de Catarina interferir na sua liberdade, ele pode forjar uma identificação de compra ilegal de Esméria, pede Osório. Qual é o valor de Esméria, pergunta a Almeida, Catarina ao encontrá-lo. A escrava não está à venda, responde Almeida. Almeida ignora Catarina quando ela se ajoelha, se humilhando. Quintiliano se agita e faz Filipa parar de ler uma carta, espantada. A chegada de Átila constrange Nestor (Cesar Pezzuoli), Dália (Manuela Duarte) e Belezinha (Karen Marinho). quando eles encenam a peça de teatro. Está tudo bem com Teresa, diz o dr. Pacheco (Henri Pagnoncelli) ao examiná-la. Uma homenagem a Custódio será feita na vila por Almeida, revela dr. Pacheco. Em Osório, Catarina não deve confiar, orienta a ela, Miguel. Esméria se assusta quando, rapidamente, Maria Isabel encosta uma faca no seu pescoço ao lhe servir frutas. Em pânico entra Esméria.
Capítulo 83 - sexta-feira
Catarina deve ajudar Quintiliano a se recuperar do prejuízo que teve com o barco, pede Bá Teixeira ao oferecer ajuda à Catarina para libertar Esméria. Maria Isabel é examinada por dr. Pacheco. Almeida deve dar a carta de alforria de Esméria e libertá-la na frente de todos, diz Maria Isabel. Se a sinhá quer algo, aparece perguntando tia Joaquina quando Urraca e Maria Isabel estão no quarto. Para o lugar de Esméria como mucama, Maria Isabel quer Juliana, diz ela ao chamá-la. Loreto e alguns soldados chegam e assustam Urraca e Almeida. Eles não podem ficar juntos, insiste Juliana em dizer. A casa de Almeida é revirada por Loreto. Uma pepita de ouro é retirada da bolsa de Genésio, dentro do armário do gabinete, por Loreto ao encontrá-la. De longe, Maria Isabel observa Juliana e Miguel. Ao dizer que não pode fugir com Miguel, Juliana vai embora após pedir desculpas. De raiva chora, de longe, Maria Isabel. Ao encontrar com Miguel, Almeida diz que ele foi o responsável ao ser levado preso por Loreto. Na mesma cela de Osório é colocado Almeida. Um chicote é pego por Maria Isabel quando vai até o quarto de Juliana, sentindo dores e com muita raiva. Assustada olha Juliana.