NOVELA "ESCRAVA MÃE" - semana de 18 a 22 de julho de 2016
Capítulo 35 - segunda-feira
Diante de Miguel (Pedro Carvalho), Juliana (Gabriela Moreyra) está surpresa. Em troca de uma boa quantia de dinheiro, Maria Isabel (Thais Fersoza) planeja colocar um escravo qualquer para ser julgado, conta ela a Almeida (Fernando Pavão). Almeida está envolvido em roda de aposta de luta de escravos, revela a Loreto (Junno Andrade), Esméria (Lidi Lisboa). Por causa de Irani (Adriana Londoño), Nestor (Cesar Pezzuoli) nega emprego a Petúnia (Robertha Portella). Na casa de Catarina (Adriana Lessa), pede emprego Petúnia. O encontro com Miguel ainda deixa abalada Maria Isabel. Juliana tenta limpar o vestido e Maria Isabel chega furiosa. Juliana leva um tapa de Maria Isabel ao tomar e rasgar o vestido da escrava. Na senzala, Juliana é acorrentada por Maria Isabel. Miguel chega quando Almeida está recebendo os convidados. Por ter espantado os clientes, Dália (Manuela Duarte) é alvo da fúria de Rosalinda (Luiza Tomé). Ao se deparar com Catarina e Rebeca (Mariza Marchetti), o que uma negra está fazendo em sua casa é questionado por Guilherme (Roger Gobeth). Juliana se espanta quando Esméria pega um chicote.
Capítulo 36 - terça-feira
A determinação de Loreto deixa pasmo Almeida. Teresa (Roberta Gualda) é empurrada por Almeida que fica irritado quando ela tenta lhe ajudar. Este é o momento para eles se apresentarem com a trupe, diz Dália a Tozé (Cássio Scapin), quando ela diz que Rosalinda pretende fazer uma marcha atestando a saúde das florzinhas. As palavras de Juliana balançam Esméria, que segue com o chicote nas mãos. Diante de Maria Isabel e Miguel, Teresa fica furiosa. Teresa tenta ser contida por Beatrice (Bete Coelho). Ao vê-lo de volta, Filipa (Milena Toscano) abraça, feliz, Genésio (Rogério Britto). Para a passeata estão prontas Rosalinda, Violeta (Débora Gomez) e as florzinhas. Tia Joaquina (Zezé Motta) se assusta quando ouve que ela será castigada pela desobediência, diz Maria Isabel a Juliana.
Capítulo 37 - quarta-feira
Para Tia Joaquina não ser castigada, implora a Maria Isabel, Juliana. Lágrimas não são contidas por Beatrice. A descoberta do significado do símbolo que tem no mapa é alvo de pedido de Miguel a Osório (Jayme Periard). Miguel tenta ser alertado por Belezinha (Karen Marinho). Um soco no balcão é dado por Miguel, irritando, quando ele não acredita que o seu pai estava envolvido com escravos, após a fala de Osório. Debochado, Osório sai dali, rindo. No pelourinho, para ser castigada por Maria Isabel é aguardada por Tia Joaquina. Para espanto de todos, Tia Joaquina leva a primeira chibatada de Maria Isabel. De Maria Isabel, Esméria se aproxima, ameaçando contar tudo o que sabe ao por a mão no chicote. Da criança nem se aproxima Petúnia, quando ela acorda irritada. Por ter conseguido Tia Joaquina não ser mais castigada por Maria Isabel, Esméria recebe agradecimento de Genésio. Jasmim para de chorar quando é pegada nos braços, com delicadeza, e ninada por Teresa. Esméria tem uma faca colocada no pescoço por Almeida, quando ele vai até a cozinha. Se Teresa não puder lhe dar filhos, Maria Isabel é quem vai ter que se deitar com Almeida por bem ou por mal, diz ele citando o documento que o pai dela deixou.
Capítulo 38 - quinta-feira
Almeida está com um documento nas mãos e diante dele, assustada, está Maria Isabel. Quintiliano (Luiz Guilherme) se assusta ao entrar de repente e ver que Guilherme pretende marcar Genésio com ferro em brasa após prendê-lo. Genésio grita de dor quando Guilherme lhe marca o ferro no ombro. O documento tenta ser arrancado das mãos de Almeida por Maria Isabel quando ele lhe mostra o papel. Ao soltar Maria Isabel, com raiva, Almeida se volta para Juliana. Sobre os gritos que ouviu, Filipa questiona Quintiliano e pergunta se foi de Genésio. Quintiliano detém Filipa quando ela tenta ir a senzala. Juliana recebe proposta de Maria Isabel de ter sua liberdade caso pegue o documento de Almeida. O novo calço de Teresa (Roberta Gualda) é mostrado por ela a Beatrice. A procura do documento, o escritório de Almeida é vasculhado por Juliana. Na câmara, o sumiço de Miguel (Pedro Carvalho) é alvo de acusação de Maria Isabel por Almeida. Ao perder a eleição, Almeida fica furioso. Filipa observa a comemoração da vitória por Quintiliano, Tomás (Raphael Montagner) e Guilherme. Uma torta é enfiada na cara de Urraca (Jussara Freire) por Rosalinda. Para encontrar Miguel, que pode estar em perigo, Maria Isabel procura Loreto. Almeida surpreende Juliana quando a escrava procura pelo documento em suas roupas.
Capítulo 39 - sexta-feira
Juliana está assustada quando Almeida manda que ela tire a roupa, ao soltar o seu braço. Loreto exige provas para acusar Almeida pelo sumiço de Miguel com Maria Isabel irritada a sua frente. Pastas e gavetas são vasculhas por Esméria. Esméria se esconde embaixo da mesa quando Almeida entra. Esméria vê o documento no bolso do paletó de Almeida quando ele tira a peça e a joga sobre a mesa. Tia Joaquina (Zezé Motta) tenta consolar Juliana, que chora. Ao pegar o mapa de Miguel, Maria Isabel, intrigada, observa o papel. O documento está nas mãos de Esméria e é notado por Maria Isabel, surpresa. Teresa é questionada pelo documento que estava em seu paletó por Almeida. Juliana é encarada, triunfante, por Esméria antes dela ir para a cozinha assim que Maria Isabel sai. Genésio sente um pouco de dor da queimadura, mas se contém ao empilhar sacos de açúcar e encontrar com Osório. O sumiço de Miguel é avisado a Juliana por Belezinha, na fazenda. Juliana está na hora de lutar por Miguel se o ama, diz Belezinha.