NOVELA "ESCRAVA MÃE" - semana de 15 a 19 de agosto de 2016
Capítulo 54 - segunda-feira
Teresa (Roberta Gualda) também está em choque e Beatrice (Bete Coelho), muito nervosa. Pela morte de tia Elza (Patricia Mayo), Maria Isabel (Thais Fersoza) simula grande choque. Descontrolada, Maria Isabel chora e é alvo de olhar de Beatrice e Teresa. Felizes, Miguel (Pedro Carvalho) e Juliana (Gabriela Moreyra) sorriem um para o outro. Quintiliano (Luiz Guilherme) é questionado por Tomás (Raphael Montagner) se não está confiando demais sobre a entrega das mercadorias em Almeida (Fernando Pavão). Urraca (Jussara Freire) é acusada de ter sequestrado Jasmin (o nome da atriz não foi divulgado) por Petúnia (Robertha Portella), quando ela invade o local. Petúnia tenta ser acalmada por Rosalinda. Rosalinda está contida quando Urraca descontrolada parte para cima de Petúnia. Tomás pede Violeta (Débora Gomez) em namoro e a deixa sem palavras. No susto, todos se curvam quando Carlota Joaquina (Cássio Scapin) é anunciada por Catarina (Adriana Lessa). Uma criança da ama de leite é carregada nos braços por Maria Isabel. Mercadorias que devem ser entregues ao Engenho do Sol e Doce Campos são orientadas por um homem. Em qual delas deve deixar a criança, Maria Isabel fica indecisa.
Capítulo 55 - terça-feira
Com o bebê no colo, segue tensa Maria Isabel. A condessa pede que Guilherme (Roger Gobeth) e Tozé deixem o local quando eles a cumprimentam. A criança é colocada numa caixa por Maria Isabel, que vê as mercadorias serem levadas por um trabalhador. Maria Isabel, perturbada, reclama ao ver que o velório de tia Elza está acontecendo dentro de casa. É o testamento que tia Elza deixou para a família, diz Beatrice a Maria Isabel a mostrar um pedaço de papel. Maria Isabel é a única herdeira, revela Beatrice. Miguel fica em choque ao saber por Belezinha (Karen Marinho) da morte de tia Elza. Violeta se espanta ao descobrir que Dália (Manuela Duarte) ajudou Petúnia a se esconder na pensão. Por Maria Isabel, Miguel pergunta ao ir na casa de Beatrice oferecer condolências pela morte de tia Elza. Tia Elza e Custódio (Antonio Petrin) aparecem em pesadelo de Maria Isabel. Completamente encharcado, Miguel é visto por Juliana quando ela vira ao ver o rapaz entrar no quarto sorrateiramente. Por que ele está ali, pergunta a Miguel, Juliana. Ele a ama, responde Miguel.
Capítulo 56 - quarta-feira
Ao ver Miguel, Juliana fica feliz. Maria Isabel revela ter se entregado a Miguel e choca Beatrice. Maria Isabel não vai deixar Juliana e Miguel em paz, diz Tia Joaquina (Zezé Motta) em conversa com Tito Pardo (Nill Marcondes). Na pensão, Petúnia é procurada por Zé Leão (Marcelo Escorel). Esméria (Lidi Lisboa) é acorrentada por Almeida quando ele manda todos saírem da senzala ao encontrá-la. Tia Joaquina reprova o encontro de Juliana e Miguel quando a escrava conversa com ela. Ao descobrir que Petúnia foi escondida na pensão com a permissão de Dália e Violeta, Rosalinda (Luiza Tomé) se enfurece. Maria Isabel estranha quando Urraca (Jussara Freire) chega ao velório de tia Elza. O documento que Rebeca (Mariza Marchetti) leu sobre direitos iguais de homens e mulheres é alvo de conversa de Átila (Leo Rosa) e Filipa (Milena Toscano). Filipa se decepciona com a reprovação de Átila. Descontrolado, Quintiliano aponta uma arma para Almeida ao invadir a casa de Beatrice.
Capítulo 57 - quinta-feira
Para proteger Almeida, Urraca se coloca entre o filho e Quintiliano. Almeida toma a arma de Quintiliano quando este se distrai com a entrada de Tomás e Genésio (Rogério Britto). Diante de Maria Isabel está Juliana, tensa. A sabotagem do barco com a mercadoria é alvo de acusação de Quintiliano a Almeida. Maria Isabel se descontrola, grita com Teresa e pede para ela calar a boca quando Tereza diz que pessoas estavam no barco que afundou. Atordoado, sai Quintiliano ao chamar Beatrice de traiçoeira quando ela tenta consolá-lo. Urraca dá um tapa no rosto do filho quando ele questiona se ela ficou orgulhosa. Tia Joaquina impede Juliana de ir atrás de Miguel quando ela quer avisá-lo da pretensão de Maria Isabel. Por causa de Almeida, Urraca começa a chorar, arrasada. Urraca é amparada por Rosalinda quando a dona da pensão se compadece. A Juliana não fará mal algum, garante a tia Joaquina ,Miguel. Sapião (Sidney Santiago) abraça Juliana depois que ela pediu desculpas por ter lhe dado esperanças. Tia Joaquina e Miguel ficam chocados quando ele encontra o nome da mãe de Juliana em uma lista de nomes africanos ao vasculhar documentos diante dela.
Capítulo 58 - sexta-feira
Miguel desconversa quando é questionado por Tia Joaquina, que o observa intrigada. Por ser irmão de sangue de Juliana, Sapião diz que não pode se casar com ela e, por isso, se recusa a acompanhar o pároco. Guilherme diz que Teresa deveria agradecer por ter perdido o filho que esperava de Almeida quando ela defende o marido. Guilherme promete não deixar passar em branco o tapa que leva de Teresa. Maria Isabel olha com ódio para Juliana e Sapião quando o pároco vai embora. Miguel desconfia do pai ter sido o responsável por trazer ao Brasil a mãe de Juliana como escrava durante conversa com Nestor (Cesar Pezzuoli). Diante de Tozé, Belezinha e Dália, Nestor se prepara para o teste. Ao procurar tia Joaquina, Catarina diz que quer conversar. Irani (Adriana Londoño) vai buscar um copo d'água para Maria Isabel quando ela simula passar mal. Alguns documentos são vistos por Maria Isabel quando ela entra no quartinho de Miguel, vasculha tudo e encontra uma caixa ao aproveitar. Os documentos entregues por Miguel são analisados por Loreto (Junno Andrade). Em discussão com Beatrice, Quintiliano diz que não vê-la nunca mais. Zé Leão revela que toda a tripulação do barco se salvou e nele havia um bebê deixando Almeida espantado. Juliana é empurrada por Maria Isabel, que ameaça com uma tocha castigá-la. Como Miguel descobriu a verdade, a farsa de Maria Isabel vai acabar, diz a ela Juliana.