NOVELA "ESCRAVA MÃE" - semana de 13 a 17 de junho de 2016
Capítulo 10 - segunda-feira
A intensidade do incêndio aumenta quando Juliana (Gabriela Moreyra) está no chão. Desesperados, Tito Pardo (Nill Marcondes) e Sapião (Sidney Santiago) chegam. Com latas de água, correm outros escravos. Maria Isabel (Thais Fersoza) chora de forma compulsiva ao se encostar em uma árvore. O depósito despenca assim que Sapião sai do fogo com Juliana nos braços. No chão, o corpo de Custódio (Antonio Petrin), envolto por muito sangue, é encontrado por Beatrice (Bete Coelho). Dr. Pacheco (Henri Pagnoncelli) examina o corpo de Custódio enquanto Almeida (Fernando Pavão) e o Capitão Loreto (Junno Andrade) conversam. Juliana se assusta ao ter o rosto seguro de forma violenta por Almeida.
Capítulo 11 - terça-feira
Miguel (Pedro Carvalho) leva soco de Osório (Jayme Periard). Ao ver Miguel ser imobilizado por Osório com uma faca no pescoço, Filipa (Milena Toscano) grita, assustada. Almeida, de braços dados com Urraca (Jussara Freire) ampara Teresa (Roberta Gualda) no cortejo. Maria Isabel é a mais emocionada e fica de braço dado com Beatrice, que, impávida, não chora. No meio deles, Juliana se mostra triste. Rosalinda (Luiza Thomé) e as florzinhas são vistas por Urraca quando o cortejo passa pela pensão jardineira. Miguel troca olhar com Juliana. Chorando muito, Maria Isabel corre para os braços de Miguel ao se colocar na frente de Juliana. Quintiliano (Luiz Guilherme) é interrogado por Loreto. Maria Isabel cai no chão ao levar tapa no rosto de Beatrice.
Capítulo 12 - quarta-feira
Esméria (Lidi Lisboa) fica aturdida ao levar tapa de Maria Isabel. Juliana tenta se soltar de Almeida quando este a segura. Se assusta Tia Joaquina (Zezé Motta). Tia Joaquina cai no chão ao ser empurrada por Almeida. O chicote é estendido para Almeida por Zé Leão (Marcello Escorel). Loreto e outros soldados se aproximam quando Miguel procura uma forma de fugir ao olhar em volta, tenso. Diante do advogado estão Teresa, Almeida, Beatrice, Maria Isabel e Urraca. Os objetos pessoais do coronel são guardados em uma caixa por Juliana e Tia Joaquina. Um documento assinado pelo coronel surpreende Juliana ao mexer nos papéis. Juliana tenta esconder o papel que tem em mãos, mas é vista por Almeida.
Capítulo 13 - quinta-feira
Juliana e Tia Joaquina se espantam quando Almeida rasga o papel. O papel é aproximado de uma lamparina por Almeida. Almeida empurra de forma violenta Juliana quando ela tenta salvar o papel. Diante do rio, chora Juliana. Chega Miguel. Eles se abraçam forte após correrem um na direção do outro. Juliana tem o rosto seguro com carinho por Miguel. Loreto interroga Juliana e Miguel. Violeta (Débora Gomez) e Átila (Leo Rosa) estão prontos para a aula enquanto Filipa folheia livros. Osório é expulso do armazém por Nestor (Cesar Pezzuoli) e sua espingarda. Quando Esméria entra com um prato de comida, Juliana ganha carinho de Almeida. Esméria retribui o desejo de Almeida quando ele a imprensa numa parede e a beija, de forma calorosa, colocando as mãos por baixo de suas roupas. Antes que possa gritar, Juliana tem a boca tampada ao se assustar.
Capítulo 14 - sexta-feira
Agarrada por Osório, Juliana segue apavorada. O facão voa longe quando Tito Pardo atinge a mão de Osório com um golpe de capoeira quando Osório parte para cima dele após Tito Pardo lhe acertar um soco. As marcas nas costas são mostradas por Miguel ao tirar a camisa. Se assustam Irani (Adriana Londoño) e Loreto. Diante de um belo sobrado chegam Maria Isabel e Petúnia (Robertha Portella). Miguel é visitado por Juliana. Ao ver um soldado e dois homens em um local ermo, Osório se detém ao caminhar na mata. Um pequeno baú antigo é achado por eles.