NOVELA "ESCRAVA MÃE" - semana de 12 a 16 de setembro de 2016
Capítulo 74 - segunda-feira
Diante da ordem de Maria Isabel (Thais Fersoza), Zé Leão (Marcelo Escorel) fica pasmo. Almeida (Fernando Pavão) alcança Miguel (Pedro Carvalo) quando ele caminha pela vila. Por se intrometer com os grandes senhores da região vai se arrepender, ameaça Almeida a Miguel. Bá Teixeira (Elina de Souza) vai atrás quando Catarina (Adriana Lessa) tem o braço puxado por Guilherme (Roger Gobeth). Catarina é proibida de entrar em casa novamente por Guilherme, que pede para ela deixar o seu pai em paz. Por ter uma pepita de ouro, Guilherme vai salvar o engenho, diz Urraca (Jussara Freire) a Almeida. Juliana (Gabriela Moreyra) quer sair procurando Esméria (Lidi Lisboa), pela mata, mas Tia Joaquina (Zezé Motta) não deixa. Beatrice (Bete Coelho) não sente bem, fica tonta e quase desmaia quando Catarina lhe pergunta do seu falecido marido. O sumiço de Esméria é explicado a Catarina por Juliana. Escondida, Maria Isabel ouve tudo. Para Catarina encontrar a irmã, Juliana promete que fará de tudo. A conversa que teve na infância com Esméria sobre o verdadeiro nome é lembrado por Maria Isabel, quando ouve isso. Catarina encara Maria Isabel ao se colocar diante dela, quando Maria Isabel faz ironia.
Capítulo 75 - terça-feira
Catarina e Juliana conversam e Maria Isabel discute com a condessa. Catarina segura a mão de Maria Isabel quando ela se prepara para dar um tapa em Juliana. Catarina e Maria Isabel trocam tapas. Miguel alega precisar do dinheiro para uma causa nobre, quando Urraca se humilha a ele pedindo para não ser despejada. Juliana tenta ajudar Maria Isabel quando ela se descontrola. Sobre um móvel cai Maria Isabel após ficar tonta. Juliana se apavora quando Maria Isabel, caída no chão, é vista por Almeida, quando ele chega. Procurando documentos que revelam o paradeiro de sua irmã, Catarina esteve no engenho, diz Maria Isabel a Almeida. Esméria e Catarina são irmãs, mas não podem saber disso, diz Maria Isabel a Almeida. Zé Leão é ajudado por Irani ao se queimar com uma panela e irrita Nestor (Cesar Pezzuoli). Maria Isabel precisa de repouso, aponta o dr.Pacheco ao examiná-la. Almeida faz um carinho no braço de Juliana, no amanhecer, deixando-a tensa. Uma caixa de instrumentos de tortura é pega por Almeida ao puxar Juliana pelo braço.
Capítulo 76 - quarta-feira
Pedindo que Juliana se afaste de Miguel, Almeida lhe mostra instrumentos de tortura. Tensa está Rosalinda (Luiza Tomé) diante de Petúnia (Robertha Portella), quando ela sobe ao palco da pensão. Para uma reunião no solar da condessa, mulheres são reunidas por Rebeca (Mariza Marchetti), Filipa (Milena Toscano) e Violeta (Débora Gomez). Loreto (Junno Andrade) tem o direito de dançar com Rosalinda, que não percebe que é ele, quando ganha uma aposta durante leilão na pensão. Fingindo dormir, Quintiliano (Luiz Guilherme) vê quando alguém entra no quarto e rouba o baú com a pepita. Rosalinda sorri quando, no quarto, Loreto se revela. Por não ter feito o que Maria Isabel queria, ela o demitiu, diz a Almeida, Zé Leão. Ao encontrar o cativeiro de Esméria no mato, Genésio (Rogério Brito) não vê ninguém. Ao não ver o baú, Guilherme entra em desespero. A Maria Isabel, dr. Pacheco (Henri Pagnoncelli) lamenta dizer que ela pode ter perdido o bebê, após um novo exame. Almeida e Zé Leão são assustados por Miguel quando o português volta para a casa levando um instrumento de tortura. Almeida autoriza Juliana a procurar Esméria na vila quando ela lhe pede permissão. Catarina diz que é irmã de Esméria e Juliana, ao entrar, ouve.
Capítulo 77 - quinta-feira
Diante de Juliana e Catarina está surpreso Loreto. Juliana se comove quando Catarina lhe conta como descobriu tudo. Esméria se desespera quando compradores de escravos a examinam após ser arrastada por Osório (Jayme Periard). Juliana e Catarina pedem ajuda a Sapião (Sidney Santiago) quando lhe procuram. Esméria e Catarina são irmãs, diz a Sapião, Juliana. Sem ser vista por Osório, Esméria retira, com as mãos amarradas, a venda, e depois, afrouxa as cordas das mãos e pés. Osório alcança Esméria quando ela corre e ele vai atrás dela. Esméria segue sumida, diz Tia Joaquina e Maria Isabel. Os capitães que procuram por Genésio capturam Sapião. Miguel e Sapião correm quando Miguel aparece durante luta de Sapião com os homens. Urraca se acomoda no sofá ao ser aceita, no engenho, por Beatrice. O local da venda de escravos é avistado por Miguel e os demais. Esméria parece reconhecer Catarina quando olha para trás no momento em que a condessa grita dizendo que não pode levá-la, espantando Osório.
Capítulo 78 - sexta-feira
A compra de escravas é negociada por Catarina, Esméria e Osório. A prisão de Osório é anunciada por Crisaldo (Júlio Levy). Crisalvo, soldados e traficantes iniciam um tiroteio após a fuga de Osório. Em busca de proteção, Miguel foge com Juliana. O rapto de Esméria teve o envolvimento de Osório, confirma Juliana. Guilherme é alvo de reclamação para Tozé (Cássio Scapin) por Rebeca (Mariza Marchetti). Sobre Átila (Léo Rosa), Filipa conversa com Bá Teixeira. Os dois formam um lindo casal, diz Bá Teixeira. Sapião ajuda Catarina a desamarrar Esméria quando ela se aproxima da escrava. A Esméria, Catarina diz que elas são irmãs quando, emocionada, a reencontra. Nos braços de Catarina, Esméria cai desacordada. Conversam, escondidos, Miguel e Juliana. Por Maria Isabel estar esperando um filho, eles não devem mais fugir, diz a Miguel, Juliana. De casa, Urraca é expulsa por Almeida. Eles não podem ficar juntos, diz a Miguel, Juliana. Para a casa de Quintiliano vai Urraca. A presença dela assusta Filipa. Esméria não será mais escrava e que vão morar juntas, diz Catarina para Esméria. Catarina fica muito abalada quando Esméria sai. Para a casa de Almeida, Esméria volta. A presença de Urraca assusta Guilherme, quando este chega em casa. Para fora de casa, ele a coloca. Para a praça acaba indo Urraca. Para dizer que quer comprar Esméria, Catarina vai até a casa de Almeida. Ela não está à venda, diz Almeida.