NOVELA "ESCRAVA MÃE" - semana de 11 a 15 de julho de 2016
Capítulo 30 - segunda-feira
Sapião (Sidney Santiago) permanece resoluto em não querer se casar com Juliana (Gabriela Moreyra), que fica surpresa. Maria Isabel (Thais Fersoza) aceita o pedido de casamento de Miguel (Pedro Carvalho), ajoelhado. Ao pegar Jasmim (o nome da atriz não foi divulgado) no colo, Dália (Manuela Duarte) pensa em fugir, porém desiste. Petúnia (Robertha Portella) e Violeta (Débora Gomez) estão muito nervosas vendo a fraqueza de Rosalinda (Luiza Tomé). Petúnia é questionada se Jasmim é mesmo sua filha, por Rosalinda. Com expressão serena, Rosalinda fecha os olhos. Esméria (Lidi Lisboa) diz que vai abrir a boca e contar tudo o que sabe, pois não aceita que Maria Isabel sugere culpar Genésio (Rogério Britto) pela morte do seu pai. Quintiliano (Luiz Guilherme) corre para abraçar Guilherme (Roger Gobeth) quando com Filipa (Milena Toscano) reencontra o filho. Rosalinda é cuidada por Loreto (Junno Andrade). Maria Isabel fica sabendo que Átila (Léo Rosa) está cuidando do bebê quando Petúnia lhe visita e diz que não aguenta mais a criança. Por ser o dia de seu noivado com Miguel, Maria Isabel proíbe, na senzala, Juliana de permanecer na casa. Juliana pede para Sapião não lhe deixar sozinha e sugere que eles fujam para um lugar onde não possam ser encontrados quando ele sai de muletas após terminar de arrumar a trouxa.
Capítulo 31 - terça-feira
As rodas de apostas de escravos sob ordem de Almeida (Fernando Pavão) são questionadas a Zé Leão (Marcelo Escorel) por Maria Isabel. Se conseguir um escravo que aceite ser incriminado pela morte de Custódio (Antonio Petrin), Zé Leão vai ganhar mais que qualquer aposta, propõe Maria Isabel. Zé Leão se nega e Maria Isabel fica nervosa. Esméria se surpreende quando para dentro da cela onde ela está é empurrado Genésio. A inocência dele será provada, garante Esméria. Dália contraria ordem de levar Jasmim e irrita Urraca (Jussara Freire). Para convidar a um jantar em sua casa, Quintiliano envia um bilhete a Catarina (Adriana Lessa). Uma pedra parecida com o desenho que está no mapa é vista por Miguel quando ele caminha pela mata. Catarina parece incomodada ao receber Urraca, embora seja extremamente cortes. Grita desesperada Esméria para que um soldado não faça nada com Genésio quando ele começa a acorrentar o escravo. Juliana se espanta ao ver Miguel quando vira lentamente ao ser chamada por ele.
Capítulo 32 - quarta-feira
Diante de Miguel, Juliana está surpresa. Em troca de uma boa quantia de dinheiro, Maria Isabel planeja colocar um escravo qualquer para ser julgado, conta ela a Almeida. Almeida está envolvido em roda de aposta de luta de escravos, revela a Loreto, Esméria. Por causa de Irani (Adriana Londoño), Nestor (Cesar Pezzuoli) nega emprego a Petúnia. Na casa de Catarina, pede emprego Petúnia. O encontro com Miguel ainda deixa abalada Maria Isabel. Juliana tenta limpar o vestido e Maria Isabel chega furiosa. Juliana leva um tapa de Maria Isabel ao tomar e rasgar o vestido da escrava. Na senzala, Juliana é acorrentada por Maria Isabel. Miguel chega quando Almeida está recebendo os convidados. Por ter espantado os clientes, Dália é alvo da fúria de Rosalinda. Ao se deparar com Catarina e Rebeca (Mariza Marchetti), o que uma negra está fazendo em sua casa é questionado por Guilherme. Juliana se espanta quando Esméria pega um chicote.
Capítulo 33 - quinta-feira
A determinação de Loreto deixa pasmo Almeida. Teresa (Roberta Gualda) é empurrada por Almeida que fica irritado quando ela tenta lhe ajudar. Este é o momento para eles se apresentarem com a trupe, diz Dália a Tozé (Cássio Scapin), quando ela diz que Rosalinda pretende fazer uma marcha atestando a saúde das florzinhas. As palavras de Juliana balançam Esméria, que segue com o chicote nas mãos. Diante de Maria Isabel e Miguel, Teresa fica furiosa. Teresa tenta ser contida por Beatrice (Bete Coelho). Ao vê-lo de volta, Filipa abraça, feliz, Genésio. Para a passeata estão prontas Rosalinda, Violeta e as florzinhas. Tia Joaquina (Zezé Motta) se assusta quando ouve que ela será castigada pela desobediência, diz Maria Isabel a Juliana.
Capítulo 34 - sexta-feira
Para Tia Joaquina não castigada, implora a Maria Isabel, Juliana. Lágrimas não são contidas por Beatrice. A descoberta do significado do símbolo que tem no mapa é alvo de pedido de Miguel a Osório (Jayme Periard). Miguel tenta ser alertado por Belezinha (Karen Marinho). Um soco no balcão é dado por Miguel, irritando, quando ele não acredita que o seu pai estava envolvido com escravos, após a fala de Osório. Debochado, Osório sai dali, rindo. No pelourinho, para ser castigada por Maria Isabel é aguardada por Tia Joaquina. Para espanto de todos, Tia Joaquina leva a primeira chibatada de Maria Isabel. De Maria Isabel, Esméria se aproxima, ameaçando contar tudo o que sabe ao por a mão no chicote. Da criança nem se aproxima Petúnia, quando ela acorda irritada. Por ter conseguido Tia Joaquina não ser mais castigada por Maria Isabel, Esméria recebe agradecimento de Genésio. Jasmim para de chorar quando é pegada nos braços, com delicadeza, e ninada por Teresa. Esméria tem uma faca colocada no pescoço por Almeida, quando ele vai até a cozinha. Se Teresa não puder lhe dar filhos, Maria Isabel é quem vai ter que se deitar com Almeida por bem ou por mal, diz ele citando o documento que o pai dela deixou.