Novela "Escrava Mãe" - semana de 07 a 11 de novembro
Capítulo 114 – Segunda-feira
Almeida (Fernando Pavão) encaminha Juliana (Gabriela Moreyra) para punição em praça pública. Zé Leão (Marcello Scorel) tenta tranquilizar Miguel (Pedro Carvalho). Maria Isabel (Thais Fersoza) sofre, humilhada. Tito pardo (Nill Marcondes) declara fidelidade a Beatrice (Bete Coelho) e ela se comove. Teresa (Roberta Gualda) sofre após Maria Isabel a oferecer como refém aos escravos. Osório (Jayme Periard) diz a Miguel que ele também será punido ao lado de Juliana. Sapião (Sidney Santiago) enfrenta Almeida e oferece Maria Isabel em troca de Juliana. Quintiliano (Luiz Guilherme) tranca a filha em casa. Guilherme tranquiliza Filipa (Milena Toscano) e diz que se encontrará com homem que sabe sobre a filha de Átila (Leo Rosa) em seu lugar. Osório pega a arma e Genésio (Rogério Brito) ameaça Maria Isabel com garrucha. Bá Teixeira (Elina de Souza) enfrenta Quintiliano e o aconselha. Teresa conta a Beatrice sobre o ocorrido com Maria Isabel. Almeida alega que Juliana e Maria Isabel são inocentes e o único culpado é Miguel. Loreto (Junno Andrade) exige que Crisaldo liberte Zé Leão da cela. Filipa promete a Bá Teixeira que irá fugir e se casar com Átila. Loreto abre a cela de Átila. Átila procura o pirata para saber de sua filha, mas como o homem não responde, ele pega uma faca para ameaça-lo, mas quando se aproxima percebe que ele está morto. Guilherme (Roger Gobeth) flagra a cena. Charles (Saulo Meneghetti) sai em defesa dos escravos na praça. Almeida diz que dará uma segunda chance a Juliana e Miguel e eles estranham.
Capítulo 115 – Terça-feira
Juliana pede perdão à Maria Isabel Publicamente. Catarina estranha quando Esméria (Lidi Lisboa) chega em casa e se recusa a falar com as pessoas. Tozé (Cassio Scapin) explica a Catarina (Adriana Lessa) que foi por conta do que Almeida lhe falou. Juliana confessa que o motivo de sua fuga é o amor que sente por Miguel. Juliana agradece a Miguel por tudo o que ele fez por ela. Juliana e os escravos são perdoados por Almeida. Almeida promete melhorias na qualidade de vida dos escravos. Juliana e Maria Isabel são libertadas das correntes. Almeida promete a Maria Isabel que Juliana terá seu devido castigo. Rosalinda (Luiza Tomé) descobre que a mulher de Loreto está chegando na cidade. Miguel se assusta quando Osório diz que ele será enforcado. Almeida tenta assediar Juliana. Beatrice sente pena de Maria Isabel após vê-la chorando e dizendo que mostrará aos escravos que ela venceu. Guilherme conta a Filipa sobre Átila. Rosalinda joga objetos em Loreto. Almeida dá um beijo quase na boca de Juliana. Átila dorme com Filipa e eles são acordados por Bá Teixeira que alerta sobre a chegada de Quintiliano.
Capítulo 116 – Quarta-feira
Miguel pede a Nestor (Cesar Pezzuoli) que lhe dê notícias de Juliana e que procure um advogado para ele. Teresa pede desculpas a Juliana em nome de Maria Isabel. Teresa aconselha Juliana a esquecer de Miguel e promete falar com Almeida para garantir sua segurança. Maria Isabel briga com Beatrice por conta da carta de liberdade de Juliana assinada pela mãe. Átila não consegue sair do quarto de Filipa e se esconde debaixo da cama. Rosalinda chega à casa de Quintiliano e Tomás (Raphael Montagner) o avisa da visita. Átila foge pela janela e Filipa vai até a sala. Os escravos se despedem de amigo que morreu. Rosalinda afirma a Quintiliano que Violeta (Débora Gomez) é a mulher certa para Tomás. Gonzalina (Graça de Andrade) revela a Urraca (Jussara Freire) que o bolo comido por ela foi feito de esterco. Maria Isabel ameaça Juliana que a enfrenta com uma faca. Juliana provoca Maria Isabel dizendo que ela e Miguel não são mais casados. Guilherme diz a Almeida que defenderá Miguel. Genésio tem as mãos cortadas por Osório. Bá Teixeira conta a Quintiliano sobre o ocorrido e Osório se explica dizendo que apenas cumpriu com seu dever. Gonzalina ganha promoção e Urraca vira balconista. Catarina recomenda que Esméria aprenda a ler e escrever. Quintiliano pede que um escravo traga um barbeiro cirurgião. Filipa ajuda Genésio. Frei Abílio diz a Maria Isabel que o casamento com Miguel foi feito por coação e ela o expulsa de sua casa. Juliana declara seu amor a Miguel para Sapião que a abraça. Maria Isabel vai atrás de Juliana e empurra Teresa da escada quando a mesma tenta impedir. Juliana e Beatrice se assustam.
Capítulo 117 – Quinta-feira
Juliana socorre Teresa. Filipa pede ajuda a Quintiliano para socorrer Genésio. Juliana sugere chamar Irani (Adriana Londoño) para ajudar Teresa após essa não querer chamar o Dr. Pacheco. Tito Pardo busca por Irani. Guilherme se preocupa com Teresa. Os escravos cuidam de Genésio. Guilherme sugere que Teresa vá a cidade vizinha para receber melhores cuidados. Teresa e Juliana se encantam com gesto de Guilherme de defender Miguel. Filipa diz a Tomás que acredita que Genésio seja seu irmão. Maria Isabel propõe que Guiné mate Juliana sem ninguém saber. Almeida se irrita ao saber que Maria Isabel empurrou Teresa. Maria Isabel vai visitar Miguel na cela e o encara com ódio.
Capítulo 118 – Sexta-feira
Maria Isabel chantageia Miguel e diz que se ele voltar atrás na anulação do casamento, ela o tirará da prisão. Teresa sofre, com dor. Petúnia (Robertha Portella) se surpreende quando Urraca a pede para seduzir Almeida e fazer ele assinar documento que devolve o solar para ela. Maria Isabel intercede por Miguel e pede aos senhores para falarem com o frei para desfazer a anulação do casamento. Almeida consola Teresa. Guiné despeja um líquido na cuia de Juliana. Almeida cuida de Teresa, emocionado. Catarina propõe casamento a Quintiliano. Sapião encontra Juliana caída na senzala com a cuia. Maria Isabel finge preocupação com Juliana. Guiné não percebe a presença de Sapião e fala sobre o acordo com Maria Isabel. Beatrice surta novamente e sai de casa apenas vestindo uma camisola. Zé Leão, Tito Pardo e Dr. Pacheco (Henri Pagnoncelli) tentam ajudar, mas sem sucesso.