NOVELA "ESCRAVA MÃE" - semana de 04 a 08 de julho de 2016
Capítulo 25 - segunda-feira
Com a máscara na mão, intrigada está Juliana (Gabriela Moreyra). Escondido, Miguel (Pedro Carvalho) a observa. Completamente alterada e empapada de suor, Urraca (Jussara Freire) surge batendo palmas, no meio do salão. Em uma maca, muito ferido e desacordado, Sapião (Sidney Santiago) chega com Zé Leão (Marcelo Escorel), Tito Pardo (Nill Marcondes) e alguns escravos. Loreto (Junno Andrade) e Rosalinda (Luiza Tomé) se beijam, apaixonadamente, quando ela volta si após ser colocada na cama ao ser encontrada desmaiada, quando Loreto vai até a pensão. Catarina (Adriana Lessa) aceita o convite de Quintiliano (Luiz Guilherme) para conhecer a sua fazenda. Belezinha (Karen Marinho) conta que a condessa é negra e causa estranhamento em Irani (Adriana Londoño) e Nestor (César Pezzuoli). Rosalinda aparece de surpresa, querendo rir a todo tempo e fica diante de Urraca, furiosa. Bá Teixeira (Elina de Souza) conta que Osório (Jayme Periard) está colocando os escravos para brigar e deixa Quintiliano furioso. Maria Isabel (Thais Fersoza) fica furiosa quando ouve de Esméria (Lidi Lisboa) que Juliana conta ter pensado que viu Miguel no baile. Para que Juliana não seja uma ameaça a seus planos, Maria Isabel diz a Esméria que vai acorrentar a escrava.
Capítulo 26 - terça-feira
Maria Isabel pensa em colocar a culpa da morte do coronel Custódio (Antonio Petrin) em Juliana e causa surpresa em Esméria. Sobre a aparição no baile, conversam Miguel, que está confuso, e Maria Isabel, que parece nervosa. Por ter entregado os negócios dele ao coronel, Bá Teixeira é alvo de discussão de Osório. Beatrice (Bete Coelho) fica constrangida diante de Catarina e Quintiliano quando ela chega e ele atende a porta. Catarina e Tomás (Raphael Montagner) percebem o clima quando Quintiliano e Beatrice se olham intensamente. Sobre o verdadeiro assassino de seu pai, Maria Isabel mente ao ir até Loreto. Catarina se incomoda ao ver os equipamentos de tortura, quando Quintiliano lhe mostra o engenho. Dr.Pacheco (Henri Pagnoncelli) é impedido de examinar Rosalinda e suas florzinhas por ela. Por não ter certeza que a filha é dele, Almeida (Fernando Pavão) diz a Petúnia (Robertha Portella) que não quer vê-la nunca mais. Petúnia é obrigada a pegar o bebê e sair de casa imediatamente, por ordem de Almeida, que está com raiva.
Capítulo 27 - quarta-feira
Ao dizer que não vai contar nada a sua senhora, Belezinha é acalmada por Juliana. Com Jasmim (o nome da atriz não foi divulgado) nos braços, Petúnia diz que Almeida a expulsou de casa, ao chegar na pensão. Petúnia é amparada por Rosalinda e Violeta (Débora Gomez). Pelo menos local onde encontrara a máscara de Miguel, Juliana caminha pensativa. Sobre a bebida que Catarina deveria ter bebido na festa, ela ouve Tozé (Cassio Scapin). Rosalinda não deixa Petúnia entregar a filha em um convento ou na roda dos enjeitados, quando pensa. Maria Isabel se espanta quando ouve Miguel dizer que para ficar livre de uma vez por todas, vão contar tudo o que sabem para Loreto. Sapião fica emocionado quando ouve Juliana dizer que aceita se casar com ele. Sapião recebe pedido de Juliana para contar tudo a ela, inclusive sobre como se machucou daquele jeito, quando ela conta tudo sobre Miguel. A filha e Petúnia serão assumidas por ela, diz Átila (Léo Rosa) ao ir até a casa de Almeida. Sobre o teor da conversa no gabinete, Teresa (Roberta Gualda) fica nervosa. Levando Maria Isabel pelo braço, Miguel anda apressado. Loreto se assusta quando Maria Isabel como que empurrada, entra aos trancos. Loreto se espanta ao ver Miguel entrar. Miguel é preso pelos soldados.
Capítulo 28 - quinta-feira
Para dizer que escrava está com a arma, Maria Isabel é pressionada por Loreto. Teresa discute com Almeida. A fuga para o quilombo de Genésio (Rogério Brito) é dita por ele a Tito Pardo. Rosalinda impede Urraca de pegar a neta. Rosalinda e Urraca são separadas por Petúnia. Na cela, Miguel assusta Átila quando este o vê. A arma que matou o coronel está com Esméria e é vista por Zé Leão ao acordar. Para Loreto, Almeida e Maria Isabel, a arma e Esméria são entregues por Zé Leão. Com Jean Pierre (Milena Toscano), Tomás quer um duelo e diz a Violeta. Átila ouve de Miguel que Maria Isabel é sua noiva e que ele é inocente. Roubar a criança e lhe entregar é o pedido de Urraca a Dália (Manuela Duarte). Rosalinda diz para Petúnia não fazer nenhuma besteira quando ela diz que vai decidir o futuro da filha. Teresa ouve de Tia Joaquina (Zezé Motta) que Miguel está vivo quando esta pede para Juliana ir até a sala. Juliana descobre por Teresa que Miguel está vivo, quando Maria Isabel e Loreto saem para falar sobre a situação. Esméria é culpada, diz Maria Isabel. Juliana tenta ser acalmada por Tia Joaquina. Tito Pardo descobre por Sapião que Juliana foi pedida em casamento por ele. Da cela, por Loreto, Miguel é libertado. Petúnia e a filha são abrigadas na casa de Átila por ele.
Capítulo 29 - sexta-feira
Diante de Sapião, Juliana explica que Esméria tentou lhe culpar pela morte do Coronel Custódio, angustiada. Beatrice ouve que Miguel e Maria Isabel estão noivos, pela filha. Dália corre até a casa de dr.Pacheco para chamá-lo, com Rosalinda passando mal. Tia Joaquina diz que Miguel e Maria Isabel estão noivos e Juliana fica inconformada. Miguel é surpreendido com beijo de Maria Isabel. Maria Isabel não entende quando Miguel se entrega ao beijo e depois é encarada por ele, após resistir. Juliana é culpada por Maria Isabel pela perda do filho, diz ela a Miguel. Teresa consola Juliana, que chora em seu ombro. A fuga de Genésio é denunciada a Loreto por Quintiliano. Bá Teixeira cai no chão após levar tapa no rosto de Osório. Sobre Bá Teixeira, começa a tirar a roupa ao deitar sobre ela Osório. Sem forças, chora Bá Teixeira. Maria Isabel é pedida em casamento por Miguel, ajoelhado. Juliana ouve de Sapião que ele não quer mais se casar com ela.