RESUMO DA NOVELA "JESUS" - semana de 10 a 14 de setembro de 2018
Jesus (Dudu Azevedo) põe para fora do Templo sagrado comerciantes e cambistas, revoltado com muita falta de respeito. Satanás (Mayana Moura) vê tudo e com vários se comunica. O comportamento do Messias é alvo de objeção de Caifás (Eucir de Souza), quando Nicodemos (Ernani Moraes) lhe comunica do ocorrido. Batista (Iano Salomão) usa um pergaminho para se comunicar, na masmorra. Jesus afirma que daqui a três dias o templo estará erguido novamente por ele. Para terem a companhia do Messias, várias crianças entram no templo. Por Hélio (Raphael Montagner), Joana (Anna de Lima) fica sabendo que Batista foi preso. Judas Iscariotes (Guilherme Winter) recorre a Salomé (Valentina Bulc) para Batista não ser morto. Deborah (Manuela Llerena) fica sabendo que Tiago Justo (Gil Coelho) e Jesus são irmãos quando Maria (Claudia Mauro) os acha lado a lado. Livona (Bárbara Borges) afirma que mais uma vez tentará dar um filho a Caifás. Na estalagem, Susana (Bárbara Reis) evita um assalto. Helena (Julia Maggesi) é impedida pela mãe de deixar o palácio. Até a estalagem se dirige Maria Madalena (Day Mesquita). Zaqueu (ator não divulgado) alerta sobre Maria Madalena. Petronius (Fernando Pavão) afirma ter um serviço para Longinus (Sacha Bali). Tiago Justo se mostra incrédulo a respeito que Jesus é capaz. Caifás conta que contra Jesus uma atitude tem que ser tomada. Iscariotes recebe um recado de Batista para Jesus quando vai atrás dele na cadeia. Possuída pelo diabo, Maria Madalena tenta conquistar Petronius. Arimatéia (Giuseppe Oristânio) diz que pode receber Maria em sua casa. Helena recorre a Almáquio (Zeca Richa). Asisa (Ana Paula Tabalipa) deixa Mateus (Gabriel Gracindo) zangando. Jesus conta que vai para Betânia. Tomé (Gustavo Rodrigues) conta que Jesus não sai dos seus pensamentos. Jesus aparece e surpreende Lázaro (Vandré Silveira), Marta (Dani Moreno) e Maria de Betânia (Jéssika Alves). Por Almáquio, Judas Tadeu (Ricky Tavares) fica sabendo que Helena quer sua visita. O comportamento de Iscariotes deixa Heitor com suspeitas. Cornélius (Ademir Emboava) suplica para continuar vivo quando Barrabás (André Gonçalves) e mais rebeldes investem no seu acampamento. Jesus fica sabendo da prisão de Batista. Jesus deixa Pedro (Petronio Gontijo) aflito em relação a sua proteção.
Nicodemos diz que precisa conversar com o Messias. O desconhecido Goy (Paulo Lessa) surge e pega Barrabás de surpresa. Cornélius escapa de algo pior graças a ele. Nicodemos é atendido pelo filho de Deus. Por não saber que é Goy, Cornélius fica pensativo. Jesus prega e deixa Nicodemos abalado. Simão Zelote (Rodrigo Andrade) se mostra grato por ter tido anteriormente auxílio de Petronius. Jesus comenta a respeito de como é importante acreditar no Criador. Os espectros de homens são vistos por Maria Madalena. O comportamento que Jesus teve no Templo faz Caifás protestar. Livona deve ingerir o chá que ela fez, diz Judite (Marcella Muniz). Helena confessa amar Judas Tadeu. Sem que ninguém note, Longinus vê tudo. A Caifás, Judite dá o copo que Livona trouxe após substituí-lo. Judas Tadeu fica com medo de ter um novo encontro com a filha de Pilatos (Nicola Siri). Ao notar que quem acabou dopado foi Caifás e não Judite, Livona fica espantada. Sete demônios infernizam Madalena. Nicodemos se mostra grato a Jesus por Ele ter lhe atendido. Deborah diz que não quer sair. Sula (Kika Kalache) desafia Asisa e ela faz o mesmo. Jesus afirma que nenhuma pessoa poderá degustar o figo. Edissa (Dedina Bernardelli) vai atrás da filha quando ela deixa a casa. Tomé toma partido de Jesus. Pilatos ignora Joana, quando ela diz para libertarem Batista. Herodíade (Vanessa Gerbelli) critica Iscariotes quando desconfia dele não estar presente. Salomé é exaltada por Antipas (Marcos Winter). Caifás e Anás (Paulo Figueiredo) afirmam que Jesus tem que ser assassinado. Nicodemos se mostra contra e diz que o irmão de Jesus Tiago Justo deve falar. Deborah e Caius (Felipe Roque) têm um encontro secreto e Edissa observa. Cornélius se mostra grato a Goy por não ter sido morto. Goy se coloca a disposição dele. Herodíade encara Batista ao visitá-lo na masmorra. Petronius se lembra de Madalena. Longinus afirma que precisa revelar algo a respeito da filha de Pilatos. Herodíade adverte Batista quando ele a enfrenta. As atitudes de Maria Madalena deixam Cláudia (Larissa Maciel) com suspeitas. Helena é alvo de perguntas de Madalena. Pilatos fica sabendo da relação de Judas Tadeu e Helena. Judas Tadeu é visto por Jesus. Pilatos ordena o assassinato de Judas Tadeu.
Pilatos diz que Judas Tadeu tem que morrer. Jesus chega perto de Judas Tadeu, em Jerusalém, e leva suas mãos nas vistas do rapaz. Jesus ordena que Judas Tadeu tome um banho no tanque localizado em Siloé. Simão Zelote vai atrás de Judas Tadeu, espantado. Com a mãe, Helena é sincera e admite estar apaixonada por Judas Tadeu. Cornélius recebe assistência de Goy. Edissa vê quando a filha dá adeus a Caius. Na cadeia, Salomé procura por Batista. Em conversa com Antipas, Herodíade critica Batista. Quando vê novamente Petronius, Maria se espanta. Simão Zelote vai atrás de Judas Tadeu. Longinus vai atrás de um jovem que não vê. Em conversa com Batista, Salomé diz para ele não se referir mais a sua mãe. Ao descobrir que o pai ordenou o assassinato de Judas Tadeu, Helena fica fora de controle. Jesus narra uma conto e deixa Tomé sensibilizado. Judas Tadeu deixa Zelote aflito. Adela (Adriana Garambone) fica atenta ao que o Messias diz. Pilatos afirma que vai espancar o jovem que não enxerga que se envolveu com sua filha e deixa Claudia amedrontada. Judas Tadeu escapa de Caius graças a Simão Zelote. Hélio faz de tudo para Helena ficar tranquila. Mais uma vez, Caifás duvida do Messias. Judas Tadeu passa a ver novamente, graças a um milagre. Sensibilizado, Zelote dá um abraço nele. Madalena diz que Petronius deve manter vivo o rapaz que teve um caso com a filha de Pilatos. Ao negociar, Jairo (Felipe Cunha) é desonesto. Malco (Daniel Villas) deve capturar o Messias, ordena Caifás. Ao notar que Judas Tadeu está vendo, Nicodemos fica sensibilizado. Judas Tadeu e Petronius se veem.
Judas se envolveu com quem não devia, conta Petronius. Malco afirma que não vai capturar o Messias. No Sinédrio, Caifás define o dia de uma nova assembleia. Helena pega Petronius de surpresa quando ele adverte Judas Tadeu. A falta da menina é notada por Joana. Mais uma vez, Sara (Ana Barroso) tem um mal-estar. Gabriela (Maitê Padilha) recorre a Goy. Helena suplica para Petronius manter Judas vivo. Goy faz de tudo para prestar assistência a Sara. Jesus deixa Lázaro aflito. Barrabás e Simão Zelote brigam quando aquele afirma não crer em Jesus. Judas é encaminhado pelo irmão ao Sinédrio para defender o Messias. Ao voltar com Helena, Petronius simula ter matado o judeu que não vê. A fala de Judas Tadeu deixa Caifás fora de si. Para Pilatos, Petronius falta com a verdade. Jesus dá adeus a mãe. Judas Tadeu diz a Jesus que quer segui-Lo. Petronius determina que não devem mais ir atrás de Judas Tadeu. Maria dá adeus a Tiago Justo. Helena é sincera com a mãe e conta que Judas Tadeu não foi morto. Gabriela afirma que a avó só pode ser salva pelo Messias. Iscariotes vai atrás do Messias. Jesus prega para seus fieis. Cornélius visita Sara. A atitude da filha deixa Arimatéia desconfiado. Yarin (atriz não divulgada) escapa de uma dupla de homens, em Samaria. A respeito do suposto assassinato de Judas Tadeu, Madalena faz perguntas a Petronius. Jesus vê a Mulher Samaritana (atriz não divulgada).
Jesus afirma que a sede da Mulher Samaritana vai acabar. A Mulher Samaritana deve convocar o marido, diz o Messias. Ami mostra confiança que ficará curada. O que Jesus diz deixa Yarin encantada. Shabaka (Luka Ribeiro) rejeita ajuda de Susana por conta de uma ferida na mão. Com a filha, Adela comenta a respeito do Messias. Pedro afirma que Jesus não podia ter ficado só. A mãe de Dimas (Fifo Benicasa) e Gestas (Flávio Pardal) morre e eles ficam mal. A respeito de dois filhos sumidos, Adela fala com Diana (Cacá Ottoni). Dimas e Gestas são vistos por Shabaka. Susana é recebida por Madalena. Atrás do Messias, Iscariotes se dirige a Jerusalém. Madalena fica fora de si ao notar que o seu reflexo se alterou. Jesus e a Mulher Samaritana são notados por Pedro e mais discípulos. Pilatos faz perguntas a Iscariotes quando este critica Antipas. Na cadeia, Batista é ironizado por Heitor. Salomé não deve se aproximar de Batista, ordena Herodíade. Joana fica sabendo que Judas Tadeu passou a ver graças a Jesus. Em Simaria, Yarin conta que o Messias está na cidade. Sula pede perdão a irmã. Vários samaritanos chegam perto do Messias. Em mensagem, Iscariotes avisa que não será mais servo de Antipas. Mateus se enfurece quando Asisa critica Jesus. Jairo seduz Laila (Manuela do Monte) quando ela é ignorada por Simão Fariseu (Rafael Sardão). Sara recebe Maria ao mesmo tempo em que fala com Cornélius. Jesus tem que permanecer mais um período no vilarejo, diz uma parte dos samaritanos. A todos, Jesus fala o que Deus disse. Sara recebe assistência de Maria e da neta. Yarin é questionada a respeito de Jesus por Iscariotes. Ao descobrir que Iscariotes foi embora, Antipas se irrita. Herodíade diz para ele tirar a vida de Batista. No albergue, Lázaro e as irmãs comercializam produtos. Maria de Betânia vai atrás de Simão Zelote. Shabaka é atiçado por Barrabás. Pilatos questiona sobre o que a mulher tem noção a respeito do milagre de Judas Tadeu. Na casa de Pedro surge Jesus.