RESUMO DE NOVELA - "APOCALIPSE" - semana de 30 de abril a 04 de maio de 2018
Ricardo (Sergio Marone) discursa como Jerusalém vai ser tomada a força. Noah (Raphael Sander) deixa a casa dos pais, Tamar (Jussara Freire) e Gideon (Henri Pagnoncelli), resolvem ficar do lado de Ricardo. Benjamin (Igor Rickli) é alertado por Adriano (Eduardo Lago) do plano de Ricardo. César (Fernando Pavão) elabora ao lado de Guido (Roberto Birindelli) um plano para capturar Dudu (Igor Cosso). Tiatira (Carla Marins) fica sabendo por Susana (Monica Torres) a respeito do plano de Ricardo. Uma caneta que pode ser usada em espionagem pedida por Stefano (Flavio Galvão) é obtida por Ariela (Leona Cavalli). Jonas (Murilo Grossi) busca meios para tranquilizar Tião (Adriano Garib) e HD (Paulo Vilela). Débora (Bia Seidl) fica ao lado do filho em sua decisão de tomar Jerusalém a força embora Adriano faça de tudo para que a mulher perceba que o ato não é certo. Dudu é preso quando César e Guido ficam sabendo de tudo que envolve o corrupto. Noah deve buscar um lugar seguro, diz Dylan (Marcelo Valle). Celeste (Thaíssa Carvalho) fica sabendo da detenção de Dudu. Glória (Nina de Pádua) fica preocupada com Vittorio (Jonatas Faro). Benjamin é grato pela colaboração de Wallace. Dudu foi detido, fica sabendo Natália (Samara Felippo) ao esbarrar com César. O policial narra um fato, mas não convence Guido. Dudu faz ameaças a todos, fora de si. Vittorio recebe de Stefano a caneta que pediu a Ariela. Rodrigo (Edson Montenegro) não crê no que Bárbara (Li Borges) fala de Ricardo. Isabela (Paloma Bernardi) resolve aparecer de surpresa para o Anticristo. O pior ainda está por vir, alerta Noah a Hanna (Adriana Prado). Ricardo irá comandar a ocupação a força de Jerusalém, alerta Saulo (Claudio Gabriel) a Oziel (Castrinho). Ricardo beija Ariela e Isabela vê. Atordoada, Isabela deixa o local sem que ninguém veja. Tião dá início a uma etapa diferente de sua vida ao lado dos filhos. Oziel mostra resistência e Uri (Emilio Orciollo Netto) se lamuria. O comportamento de Ângela (Daniela Escobar) é reprovado pela filha. Ela não deve se lembrar do flagra, diz Débora para Isabela. Para proteger a cidade Noah está apto. Dias mais tarde. Para proteger a cidade, oficiais de Jerusalém montam um bloqueio. É o momento de tomar a cidade a força, alerta Ricardo para seus oficiais.
Jerusalém precisa ser atacada até o fim, ordena Ricardo na companhia de Stefano. A tomada a força é organizada pelos soldados da Nova Babilônia. Gideon não dá ouvidos a Oziel, que faz de tudo para ele abrir os olhos. Celeste rompe com Dudu ao lhe procurar na cadeia. Isabela pede para a mãe não ir mais atrás dela. O que os pais resolveram deixa Noah triste. Oziel e Marta (Beth Zalcman) vão embora de casa. A caneta que ganhou de Stefano é exibida por Vittorio ao esbarrar em Glória. O que a caneta gravou é visto por Melina (Giselle Batista) e Brenda (Pérola Faria). André (Sidney Sampaio) não deve cometer erros, conta Ricardo. Já tem noção de tudo o que acontece, afirma Isabela ao se encontrar com Ariela. Jonas e Benjamin rezam para o Criador. Na direção de um túnel embaixo da terra partem Oziel e Marta, em Jerusalém. Quando Alan (Eduardo Galvão) surge, Isabela simula estar tudo bem após intimidar Ariela. Para a cadeia é levado Dudu. Adriano se espanta quando vê como Ricardo quer tomar Jerusalém aforça. As Testemunhas do Apocalipse, Saulo e Noah se falam. Um armamento que ninguém conhece vai ser utilizado por Ricardo, alerta Adriano a Benjamin. Estão prontos para a invasão Noah e Tiatira. Ricardo manda que Jerusalém seja tomada a força. Se surpreendem os oficiais da cidade. Começa a funcionar o conjunto defensivo nos ares da cidade. Gideon faz de tudo para Tamar ficar calma. Grandes containers são levados pelos helicópteros da tropa de Ricardo que chegam cada vez mais perto.
Na direção da boca de um túnel embaixo da terra partem várias pessoas. Toda a volta de Jerusalém é atingida pelos helicópteros que acabam sendo alvejados. Robôs deixam os containers. A cidade é atingida por um monte de androides usando a Marca da Besta. Entram em pânico Tiatira e Saulo. Jerusalém tem seus muros detonados pelos androides. Os explosivos acertam Noah e mais militares. A cidade é tomada a força pelos robôs. Os oficiais devem se retirar, ordena Saulo. É alvejado um militar. Um androide começa a efetuar disparos ao ser controlado por André, da Nova Babilônia. Disparo acerta Tiatira. Tiatira recebe proteção de Noah, Saulo e Hanna. No túnel que fica embaixo da terra todos se infiltram. A partir de agora, Jerusalém lhe pertence, afirma Ricardo. O conflito apavora a população de Israel. A devastação deixa Saulo e Hanna entristecidos. Em Jerusalém, desembarcam Ricardo e Stefano e a dupla anda de forma triunfante. Em busca de proteção no deserto surgem os moradores de Israel. O Templo é tomado por Ricardo e Stefano. O Anticristo mata Moisés (Paulo Gorgulho) e Elias (Roberto Bomtempo) quando as Testemunhas fazem de tudo para evitar a invasão. Um grande temporal tem início após um longo período de seca. Ricardo se compara a um ser supremo na frente do Templo. Os oficiais de Ricardo comemoram o temporal após largarem os cadáveres de Moisés e Elias.
Os cadáveres das Testemunhas são alvo de ironia por parte dos oficiais de Ricardo durante o temporal. O fim do período de seca e as mortes de Moisés e Elias são falados por Arthur (Junno Andrade) e Bárbara na TV. O fim do longo período sem chuvas é festejado pela população ao longo do planeta. Se afligem Jonas, Benjamin e Zoe (Juliana Knust). O término do período sem chuvas é comemorado pela população, no Rio. Sobre o futuro, Ângela é prevenida por Laodiceia (Lu Grimaldi). As mortes de Moisés e Elias vão custar ao planeta, afirma César. Para que a Marca de Ricardo seja concretizada os militares vão ter que mostrar serviço, conta Guido. Daqui a pouco a população sem exceção vai ter que usar a Marca de Ricardo querendo ou não, conta Bárbara. Ricardo matou as Testemunhas, ficam sabendo no esconderijo, Noah, Saulo e Hanna. O que o Senhor falou, Uri narra, em Nova York. O temporal é comemorado por Tamar e Gideon. Por não ter ouvido Zoe, Benjamin se lamuria. Em Jerusalém, todos aplaudem Ricardo. O sucesso do Anticristo é festejado por Débora e Isabela. Os cadáveres de Elias e Moisés precisam se decompor até o fim em uma praça, manda Ricardo. A população precisa comemorar, ordena ele. Pelas vias públicas, a população continua comemorando quando se passam alguns dias. Visando os cadáveres de Moisés e Elias uma luz surge do firmamento. Voltam à vida as Testemunhas do Apocalipse.
A TV transmite o que aconteceu. Uma parte do livro sagrado é narrada por Benjamin, que vê a dádiva pela TV. Um terremoto de dimensões destruidoras está a caminho, ficam sabendo Uri e Dylan. Para o firmamento se dirigem as Testemunhas. Deus atinge Noah, Saulo e mais homens no esconderijo. Aqueles que não pertencem ao mal ganham uma marca nas testas quando luzes veem do firmamento. A marca é conquistada ainda por muitos representantes do judaísmo. O terremoto tem início. O terremoto fica mais forte quando os profetas ganham o firmamento. Entram em pânico alguns. Bárbara faz de tudo para saber do paradeiro do pai. Uma parte do livro sagrado é falada por Benjamin. Os registros dos terremotos são monitorados por Uri e Dylan. Ao saber que as Testemunhas voltaram à vida, Ricardo sente raiva. Um grande terremoto foi sentido em Israel, conta Alan. Quem é fiel ao Anticristo tem os efeitos dos tremores, em Jerusalém. Rodrigo nota o terremoto ao fazer uma perfuração. A terra se abre e Tiatira fica em pânico. Para o interior da terra são levados Rodrigo e a assistente. Os tremores têm fim depois de um tempo. Se acalmam Saulo, Noah, Tiatira, Hanna e mais representantes de Israel. Arrasada está Jerusalém.