RESUMO DA NOVELA "VERÃO 90" - semana de 18 a 23 de fevereiro de 2019
Jerônimo (Jesuíta Barbosa) destrata (Camila Queiroz) diante de todos quando nota que ela mentiu para ele. Álamo (Marcos Veras) faz pouco caso das premonições da mulher. Raimundo (Flavio Tolezano) garante a Janaína (Dira Paes) que vai auxiliá-la a saber onde está o filho dela. Vanessa é colocada para fora de casa por Candé (Kayky Brito). Janice (Claudia Ohana) adverte Janaína que Raimundo está afim da irmã. Lidiane (Claudia Raia) tenta acompanhar o teste da filha, mas é barrada. Usando um disfarce, Madá (Fabiana Karla) entra ao vivo na atração de Nicole (Marina Moschen) na emissora para contar que ela não está em segurança. Aos pais, Diego (Sergio Malheiros) conta que decidiu fazer outro curso na universidade. Odélia (atriz não divulgada) identifica Jerônimo ao ver retrato dele nos pertences de Vanessa. Vanessa fica sabendo a respeito do passado de Jerônimo quando diz a Janaína que é ex-namorada dele. Manuela (Isabelle Drummond) é aprovada e Lidiane comemora. Vanessa afirma a Jerônimo que ele a partir de agora terá que fazer tudo o que ela mandar ao contar que sabe de tudo a respeito dele. Janaína e Herculano vai atrás de Vanessa e descobrem o imóvel onde o filho se abrigou.
Jerônimo (Jesuíta Barbosa) não vê outra alternativa a não ser dar abrigo para Vanessa (Camila Queiroz) quando ela o ameaça. Janaína (Dira Paes) conta a Herculano (Humberto Martins) que acha melhor só falarem que estão juntos depois que ele se divorciar. Manu (Isabelle Drummond) e João (Rafael Vitti) festejam porque a garota conquistou um papel definitivo em novela. Para defender Jerônimo, Vanessa falta com a verdade para a mãe dele. Lidiane (Claudia Raia) pensa em Patrick (Klebber Toledo) enquanto dorme. Jerônimo diz a Vanessa que tem intenção de ser presidente da emissora. Herculano beija Janaína e Gisela (Débora Nascimento) vê. Mercedes (Totia Meireles) assegura a Gisela que vai lhe dar apoio. Herculano diz que Nicole (Bárbara França) e João devem rodar e deixa Manu enciumada. Quinzinho (Caio Paduan) dá aval para o programa "Vibration" e João ao descobrir isso comemora. A Gisela, Herculano conta que quer a separação. O funcionário do estabelecimento comenta que Galdino (Gabriel Godoy) está no bar, adverte ele a João. Mercedes paga um oficial da Marinha para fazer foto de Gisela ao lado de Herculano em embarcação.
Herculano é enfático com Gisela ao falar que só Isadora (Duda Wedling) o fez entrar na embarcação. Herculano se atrasa e Janaína suspeita. Galdino se desvencilha de João. Para Quinzinho, Jerônimo simula não estar afim de Vanessa. Mercedes recebe de Fernando (ator não divulgado) a imagem onde Gisela aparece com Herculano. Galdino diz a Jerônimo que João foi atrás dele. Janaína deixa Mercedes chocada. A Janice (Claudia Ohana), Janaína revela que viu as duplicatas que Herculano assinou por intermédio de Mercedes e conta ter receio de atrapalhar o trabalho de João na emissora. Jerônimo faz um levantamento a respeito dos parentes de Quinzinho e deixa Vanessa espantada. Janaína sugere a Herculano que eles precisam terminar o relacionamento, temendo causar mal a João quando Herculano faz de tudo para se justificar. Nicole fica sabendo por Vera (Renata Motta Lima) que Quinzinho vai agendar o casamento dele e Larissa (Marina Moschen). Nicole tenta ter uma conversa com Quinzinho, mas Mercedes impede. Adriane (atriz não divulgada) tenta dar um beijo em Patrick, mas Lidiane não deixa. João está comandando o "Vibration" e Jerônimo fica espantado.
João se dá bem e Jerônimo não gosta. Por intermédio de Mercedes, Herculano vê Jerônimo/Rojê, nota que ele é herdeiro de Janaína, mas simula não conhecer o garoto. Gisela se acidenta quando vai atrás de Herculano. João pergunta se Manu quer se casar com ele. Herculano fica sabendo por Diana (Maria Carol) que Jerônimo finge ser milionário e se abrigou na mansão de Quinzinho. Jerônimo ordena que a mãe fique longe dele, ao se verem. Jerônimo prende Vanessa em um sanitário para evitar que na comemoração alguém a veja. João se revolta ao saber pela mãe sobre o que ela falou com Jerônimo. Na comemoração, Nicole usa João para deixar Quinzinho enciumado, deixando-o nervoso. Durante comemoração na casa de Quinzinho, Jerônimo se espanta ao ver o irmão. João ordena o irmão a contar para Quinzinho quem ele é de verdade.
Na comemoração, João revela a Quinzinho que Jerônimo mentiu, tirando sua máscara diante dos convidados. João assegura a Jerônimo que vai mostrar com provas que ele roubou as notas estrangeiras de Celestine (Bel Kutner) quando o irmão é posto para fora de casa por Quinzinho. João despenca de um precipício após discutir com o irmão. Ao despertar, João se vê ao lado de Nicole morta. Aos policiais, Vanessa conta que João jogou a apresentadora. Sem desconfiar que foi vítima do irmão, João é levado para a cadeia pela possível morte de Nicole. Jerônimo não reage ao ver João ser detido e Quinzinho fica chocado. Manu admite à mãe ter medo de saber que João lhe enganou. Ao inspetor, João assegura não ter tirado a vida de Nicole. Ao oficial, Janaína obriga se comunicar com o filho. Jerônimo diz a Vanessa que o relacionamento dos dois deve ser segredo. Raimundo (Flavio Tolezano) se coloca à disposição de Janaína para ter conversa com Pavão (ator não divulgado). O oficial fica na expectativa de Jerônimo depor.
João surgiu à comemoração fora do seu estado natural, conta Jerônimo ao oficial. Manu tenta ir atrás de João na delegacia, mas Lidiane impede. A Murilo (Marcelo Valle), Moana (Giovana Cordeiro) assegura que João não teve culpa. Ao ver que sua visão se tornou real, Madá (Fabiana Karla) se aflige. Mercedes vê que Quinzinho se feriu no braço. Como forma de interceder a favor de João, Raimundo leva Janaína a uma advogada especialista em crimes. Ao saber que Jerônimo colocou a culpa no irmão para defender Quinzinho, Mercedes fica espantada. Jerônimo recorre a Mercedes para se empregar na TV. Kika (Jennifer Nascimento) sugere a Manu que João estava com Nicole. A Galdino, Vanessa conta estar nas mãos de Jerônimo. Janaína ouve de Giovanna (atriz não divulgada) que João se complicou com o testemunho de Jerônimo. Janaína diz que pode dar depoimento para prejudicar Jerônimo. Janaína é humilhada por Lidiane quando tenta se comunicar com Manu. Quinzinho suplica a Larissa não lhe abandonar. Mercedes chama Murilo para se falarem.