RESUMO DOS CAPÍTULOS DA PRIMEIRA SEMANA DA NOVELA "MAR DO SERTÃO" - semana de 22 a 27 de agosto de 2022
Globo, 18h30
Perto do rio, Zé Paulino (Sergio Guizé) dá beijo em Candoca (Isadora Cruz). Candoca pergunta a Zé Paulino se ele vai ficar com saudade da região quando eles forem embora. O relacionamento de Tertúlio (José de Abreu) com Tertulinho (Renato Góes) faz Deodora (Debora Bloch) lamentar.
Um marido que foi traído faz Tertulinho fugir. Candoca encara Sabá Bodó (Welder Rodrigues) ao ficar sabendo que um evento na cidade está marcado para o dia em que ela casará com Zé Paulino.
Zé Paulino recorre ao padre para que eles revelem a Candoca que o casamento terá que ser em outro dia. Zé Paulino solta Candoca quando a noiva recebe voz de prisão por desacato à autoridade. Candoca deixa Tertulinho fascinado.
Lorena (Mariana Sena) ajuda Candoca a encarar Tertulinho, que olha com atenção para a noiva de Zé Paulino. O coronel Tertúlio chama Zé Paulino quando o filho diz ter sido vítima de um assalto. O padre fica com um pé atrás quando Timbó (Enrique Diaz) relata a desapropriação de suas terras
Um agrimensor tenta atacar as terras de Timbó e ele impede. O prefeito Sabá Bodó é encarado mais uma vez por Candoca quando ela fica sabendo que a merenda das crianças da escola foi retirada. O agrimensor e Sabá falam a respeito da propriedade de Timbó, e Candoca escuta. Uma serpente pica Tertulinho.
Tertulinho recebe ajuda de Zé Paulino. Eudoro Cidão (Érico Bras) faz o registro quando Candoca conclui que Sabá quer erguer um açude ao desapropriar a propriedade de Timbó. Janjão (Cosme dos Santos) e Mirinho (Lucas Galvino) se falam a respeito dos planos do prefeito.
Tertulinho escapa da morte graças a Zé Paulino e afirma que ele será para sempre amigo e grato. Tertulinho fica com ciúmes quando o pai exalta Zé Paulino.
Candoca fala a Tertulinho que é noiva de Zé Paulinho ao confundir os dois. Lorena ganha elogio do padre. Candoca é beijada à força por Tertulinho.
Tertulinho faz Candoca se voltar contra ele. O padre fica aflito quando Dodôca (Cyria Coentro) manda que Lorena e Zé Paulino escondem de Candoca que ela não se sentiu bem. Otacílio (ator não divulgado) assegura ao coronel que Tertulinho não corre mais risco.
A Zé Paulino, Candoca conta ela, Lorena e Tertulinho passaram no açude. Zé Paulino flagra Tertulinho dando carona a sua noiva. Cira (Suzy Lopes) "envenena" Candoca ao falar com Anita (Julia Mendes).
Timbó autoriza Firmino (ator não divulgado) a auxiliá-lo com a pintura da igreja. Anita e Cira criticam Candoca e Lorena fica do lado da amiga. Zé Paulino faz ameaças a Tertulinho.
Zé Paulino manda que Tertulinho não se aproxime de Candoca. Sabá cogita passar para trás Timbó para ficar com suas terras quando ele lhe procura querendo emprego. Candoca destrói os papéis que Timbó assinou quando reforça para ele as vontades do prefeito.
O padre fica sabendo que Timbó pôs Firmino para fazer seu trabalho. Lorena discute de novo com Cira e Anita ao ficar do lado de Candoca.
Tertulinho leva bronca do pai por faltar com respeito a Zé Paulino. O colégio demite Candoca, obedecendo ordem do prefeito. Zé Paulino encara Sabá por conta da demissão da noiva.
Sabá exige que Floro (Leandro Daniel) coloque Zé Paulino na cadeia. Nivalda (Titina Medeiros) aconselha Sabá a agir de maneira mais rígida no trato com Candoca e Zé Paulino. Tertulinho fica fora de si quando Xaviera (Giovana Cordeiro) aparece na cidade.
Tertulinho abriga Xaviera em uma pousada. A garota diz a Tertulinho que quer dinheiro, ameaçando-o. Coronel Tertúlio determina a soltura de Zé Paulino.
Xaviera fica afim de Zé Paulino e faz de tudo para seduzir o noivo de Candoca. Xaviera sofre ameaça de Candoca. Zé Paulino vê quando Tertulinho dá outro beijo em Candoca.