RESUMO DA MACROSSÉRIE "JEZABEL" - semana de 29 de abril a 03 de maio de 2019
Acabe (André Bankoff) contém o seu espanto e simula ter sido pego desprevenido. Jezabel (Lidi Lisboa) questiona Hannibal (Rafael Sardão) se Micaías (Guilherme Dellorto) tem como incriminálo quando o oficial se justifica. Obadias (Juan Alba) coloca Micaías para fora do palácio. Hannibal olha para outra direção quando Jezabel o admira. Jezabel conta para Hannibal não permitir que ele guarde segredos para ela. Sem alternativa, ele concorda. Menahem (Marcelo Várzea) é enterrado por Micaías. Acabe conta não ser preciso averiguar quem tirou a vida de Menahem quando Barzilai (Timóteo Heiderick) intervém. Na frente de uma fogueira, em silêncio, Elias (Iano Salomão) ora. Jezabel fica sabendo por IB (Fábio Scalon) que o cortejo dela está arrumado. Jezabel surge quando Acabe se aproxima do séquito. Acabe questiona se Jezabel teve uma boa noite. Acabe questiona o destino de Jezabel afim de lhe proteger. Jezabel responde ter algo a cumprir. Obadias recebe ordem de Acabe: enviar um oficial para acompanhar o séquito. Acabe olha com suspeitas quando Jezabel vai embora. Phineas (Eduardo Lago) e um monte de gente chega perto do séquito de Jezabel para observá-la nas ruas no entorno do comércio. Jezabel surge onde Micaías mora. Inlá (Leonardo Franco) dá passagem a Jezabel e ela conta que precisa conversar com Elias.
Jezabel enfrenta Elias ao ficarem frente a frente por conta do que ele previu. Jezabel conta a Elias para ele resolver ser subornar a ela e não ao Deus único. Acabe fica sabendo de morte de Gilad (Armando Amaral). Joana (Camila Mayrink) bate-boca com Samira (Laís Pinho) por querer acompanhar o séquito de Jezabel. Quando o séquito da princesa ruma, Raquel (Sthefany Brito) encara Hannibal. Elias comunica aos profetas sobre sua permaneça na cidade. Dalila (Narjara Turetta) fica com medo de acontecer algo ruim a Eliseu (Ronny Kriwat). Jezabel recorre a Pigmalião (Ricardo Pavão) e Thanit (Mônica Carvalho) para avançarem sobre os profetas. Hanna (Juliana Boller) recusa convite para jantar com Abner (Daniel Blanco). Acabe manda que Barzilai fique sabendo do motivo de Jezabel ter ido procurar Inlá. Obadias se constrange por ter que averiguar a ida de Jezabel à moradia de Inlá. Yarin (Andrea Avancini) dá um sermão em Raquel. Etbaal (Luciano Quirino) diz para Jezabel recuar no que mandou. Phineas concorda em dar para Joana as estátuas dos deuses com a intenção que Jezabel descubra isso. Isaac (Leonardo Miggiorin) dá em cima de Adama (Fernanda Nizzato), mas ela não cede. Jezabel suspeita do que Acabe quer. Acabe diz a Jezabel para ela não desafiar os hebreus. Dido (Juliana Xavier) conta a Queila (Juliana Knust) para ter um pé atrás em relação a Joana. Obadias dá notícias de Elias a Acabe. Jezabel manda os israelitas cultivarem os deuses dela. Elias e mais profetas não ficam de joelhos para adorar os deuses e Jezabel vê.
Em Samaria, na praça, Jezabel manda que fiquem de joelhos na frente de Baal. Ao dizer que não vai fazer isso, Elias chega perto de Jezabel. Jezabel, revoltada, manda que os profetas de Israel sejam exterminados. Hannibal e os oficiais partem para cima dos profetas e de seus discípulos. Os oficiais da Fenícia matam profetas e seguidores. Barzilai faz de tudo para que os profetas não sejam atingidos. Ezri é assassinado por Sidônio. Adad tenta tirar a vida de Geazi, mas Miguel não deixa. O massacre orquestrado por Hannibal faz Barzilai o pressionar. Temima intervém para que Inlá e Joel se abriguem na moradia de Baltazar. Phineas não deixa Levi dar proteção aos profetas na taberna. O massacre orquestrado por Jezabel faz a rainha brigar com Acabe. Emanuel revê Noam. Deus diz a Elias para ele ir embora da cidade. Ao saber que Elias sobreviveu ao massacre, Jezabel se revolta. Baltazar e os colegas de Israel deixam Temima triste. Elias dá adeus a Eliseu. Inlá estudar ir embora de Samaria sem ser visto. A visão que Samaria vai passar por um período de seca faz Acabe se preocupar. Queila conta a Jezabel que a visão da seca a deixa aflita. Hannibal revê Elias e se surpreende ao ver que a seca só atinge os locais por onde ele passou.
Ao deixar Samaria, Elias deixa a seca para atrás dele. Passa um tempo e Acabe fica aflito com a seca que atinge a cidade. Obadias diz que o melhor é que os sacerdotes da Fenícia não embora da cidade para que comida seja estocada. Jezabel diz que não vai parar de erguer o templo em homenagem aos deuses da Fenícia. Pigmaleão manda que os empregados continuem trabalhando, embora eles estejam desnutridos. Abrigados numa caverna, os profetas que escaparam resolvem recorrer a Obadias para conseguirem voltar a Samaria. Raquel resolve acompanhar Noam à cidade. Micaías se impressiona ao saber que os profetas de Israel foram mortos. Micaías resolve fazer aliança com Noam no abrigo e atrapalha o ritual para ele se purificar. Hannibal manda que os hebreus deixem suas casas para averiguar quem é que dá abrigo aos profetas. Emanuel e Raquel enganam Hannibal. Obadias encaminha os profetas às grutas que servirão de abrigo para os oficiais de Jezabel. Dalila recorre a Safate para trazer Eliseu das grutas. Tadeu resolve fazer companhia a Safate. Abner diz que pode tomar conta de Hanna. Hanna não se conforma quando Tadeu vá embora. Micaías fica aflito com a falta de comida nas grutas. Morando nas cercanias do Rio Quente, Eliseu ganha alimentos de corvos. Obadias falta com a verdade para Hannibal em relação aos alimentos que quer dar aos hebreus. Etbaal manifesta vontade que Acabe e Jezabel se casem o quanto antes. As mulheres de Onri se revoltam ao saber que irão deixar o palácio por não ter comida. Baruch se adoece. Raquel vai atrás dos profetas nas grutas levando comida. Micaías, encantado por Raquel, não cede quando ela chega perto dele. Acabe determina que Queila vai ficar sob os cuidados de Barzilai e que Baruch não vai ficar no palácio por eles estarem doentes. A princesa reprova a ordem. Barzilai não gosta quando sabe que terá que abrigar Queila. Joana se empolga quando fica sabendo que irá seguir Queila. Baltazar faz de tudo para que Eliseu decida não avançar sobre o templo, porém fracassa. Phineas fica aflito com a falta de clientela na taberna. Emanuel decide fazer de tudo para dar abrigo a Noam e profetas após Raquel insistir. Queila se mostra sem jeito por estar sob os cuidados de Barzilai. Noam coloca carniça sobre o próprio corpo e chega perto dos oficiais samaritanos. Noam se aflige quando IB chega perto dele.
IB não nota quando Noam adentra em Samaria. Dido surge na moradia de Barzilai para tomar conta de Queila e do filho dela. Joana reprova o fato de outra serva também estar presente. Matheus permite que os profetas adentrem em Samaria. Ao saber que Queila e Baruch se mudaram do palácio, Hannibal fica revoltado. Dido se aflige com a chance de Queila e Baruch a contaminarem. Ao passarem por Samaria à noite, por pouco os hebreus não são vistos pelos oficiais. Como forma de enganar os oficiais da Fenícia, Levi simula estar embriagado diante do altar de Baal e Aserá. Os profetas e seguidores passam depois que os oficiais são enganados. Raquel dá um sermão em Levi sem notar que ele estar simulando bebedeira. O templo é incendiado pelos profetas. Levi conta a Raquel que simulou estar bêbado. Os oficiais da Fenícia fazem de tudo para controlar o incêndio. Leah se empolga ao saber que Levi deu apoio aos profetas. Sidônio afirma que os profetas foram auxiliados por Matheus. Sidônio vai atrás de Getúlia querendo achar Hannibal, deitado com a princesa. Acabe diz para Aisha não ficar aflita quando ela se mostra tensa pela falta de comida. Jezabel diz que Elias tem culpa quando sabe do fogo no templo. Jezabel põe Aisha para fora do quarto do rei. Ele fica ao lado de Aisha. Hannibal manda que os oficiais vão atrás dos profetas e de Elias. Acabe é franco com Obadias em relação à estiagem, porém conta que não vai aceitar o que Elias disse. Os oficiais de Israel se decepcionam quando Barzilai os manda ir atrás dos profetas. Eliseu e Micaías recorrem a Samira. Samira faz de tudo para enganar Pigmaleão e Thanit. Barzilai é alvo de ameaça de Hannibal quando o oficial afirma que não vai permitir que os profetas sejam auxiliados por ele. Jarbas acha os profetas no abrigo. Inlá diz para Jarbas não avisar os oficiais. Eliseu e Micaías vão embora do palácio com disfarces de sacerdotes de Baal após serem auxiliados por Obadias e Isaac. Jezabel nota os falsos supostos sacerdotes de Baal e diz para Batnoam averiguar o motivo deles estarem acompanhados de Obadias e Isaac.