RESUMO DA NOVELA "JEZABEL" - semana de 13 a 17 de maio de 2019
O general Hannibal (Rafael Sardão), IB (Fábio Scalon), Adad (João Pedro Novaes) e Sidônio (Pedro Lamin) amarram Eliseu (Ronny Kriwat) pelos pulsos. Acabe (André Bankoff) fica ansioso para Eliseu falar alguma coisa, porém ele segue em silêncio. Acabe ordena que levem Eliseu para a masmorra. Micaías (Guilherme Dellorto) aconselha Josel (Mário Hermeto) e Inlá (Leonardo Franco) a libertarem Eliseu. Barzilai (Timóteo Heideric) suplica para Eliseu revelar o paradeiro dos demais profetas. Ao descobrir que Hannibal capturou Eliseu no lugar de Elias (Iano Salomão), Jezabel (Lidi Lisboa) se revolta. Ela deixa Hannibal desiludido e o general abandona o local. Micaías e Noam (Luckas Moura) invadem o palácio quando se passam por oficiais da Fenícia. Na cadeia, Eliseu pega no sono. Micaías e Noam se dirigem à masmorra e doam as roupas de um oficial. Hannibal e Barzilai interrompem as brigas quando se embriagam. Elias, Noam e Micaías escapam do castelo.
Acabe interroga Hannibal a respeito de Eliseu ter escapado. Hannibal afirma que Barzilai o procurou de propósito para ajudar Eliseu a fugir. Jezabel diz que Hannibal é o culpado por Eliseu ter escapado e o oficial afirma que vai detê-lo novamente. Temina (Juliana Schalch) recorre a Baltazar (Alexandre Slaviero) para libertar Levi (Leo Cidade), alegando que ele é inocente. Aisha (Adriana Birolli) recorre a Acabe para poder auxiliar seu povo, que padece sem comida e bebida. Temina tomba quando, Baltazar lhe dá um encontrão contra sua vontade. Temina leva às mãos na região do ventre ao reclamar de dores. Baltazar concorda quando Temina diz para ele permitir a saída de Levi em busca de auxílio. Jezabel questiona Queila (Juliana Knust) a respeito de Dido (Juliana Xavier). Queila vem mostrando que está afim de Barzilai, responde Dido. Jezabel reprova. Levi surge na casa de Adama (Fernanda Nizzato) e afirma que Temina começou a dar à luz e, por isso, precisa ser auxiliada. Baltazar se torna pai de uma filha. A criança é trazida envolta em um pano por Rebeca (Talita Castro) e Yarin (Andrea Avancini). Emanuel (Henri Pagnoncelli), Leah (Bárbara Maia) e Raquel (Sthefany Brito) não veem a hora de ver a menina pela primeira vez. Baltazar está desconfiado. Adama nota que a filha de Baltazar já veio ao mundo quando surge na casa dele. Para Acabe, Phineas (Eduardo Lago) relata que Levi fez pacto com os parentes de Inlá e Emanuel para ajudar os profetas e que deram abrigo a Baltazar na casa do profeta. Acabe ordena Obadias (Juan Alba) que detenha todos os que estiverem na moradia de Inlá e os levem até ele.
Aisha é alertada por Jezabel em tom de ameaça que ela não deve pedir nada a Acabe para não incomodá-lo. Aisha rebate e afirma que Acabe é quem vai dizer se ela o incomoda. Aisha e Jezabem têm um embate. Atrás de Baltazar, os oficiais da Fenícia entram à força na casa de Micaías. Raquel, Yarin, Emanuel, Leah, Adama e Rebeca são detidos pelos oficiais. Acabe dá liberdade para todos, menos para Temina e decide que ela e a menina vão ficar presas enquanto ela não contar o paradeiro de Baltazar. Levi pede demissão ao esbarrar com Phineas. A Acabe, Obadias suplica para Temina e a filha serem libertas. Etbaal (Luciano Quirino) recorre ao rei para o neto ser levado ao castelo. Jezabel conta ao pai que ela mesma vai pegar a criança. Baltazar diz que se não passar fome e sede, vai auxiliar a erguer o templo. Jezabel é recepcionada por Joana (Camila Mayrink). Queila ao sair do quarto dá de cara com a rainha. Jezabel afirma que ela continuará ali, mas Baruch voltará com ela para o palácio.
Queila afirma à rainha que ela não tem poder para tirar o filho dela. Jezabel não permite que Queila retorne ao castelo quando ela faz esse pedido. Queila está em lágrimas. No castelo, através de um vão, Rebeca vê a prisão dos profetas e seguidores, encaminhados para as cadeias. Cansado no limite, Baltazar já não consegue levar mais os pedregulhos. Baltazar diz a Thanit (Mônica Carvalho) e Pigmaleão (Ricardo Pavão) que está faminto. Barzilai recorre ao rei para ajudar Queila. Ao fazer um interrogatório, Hannibal questiona quem é que vai dizer onde Elias se esconde. Obadias não esconde o golpe quando Barzilai lhe revela que Rebeca, Temina e a menina estão detidas. Barzilai está sem chão e Obadias afirma que ele não tem culpa. Os dois se dirigem à população quando percebem que as pessoas estão observando o muro do castelo. Barzilai e Obadias se chocam quando notam três pessoas com uma corda no pescoço.
Furiosos, Obadias e Barzilai entram no castelo. Barzilai surge, fora de si, quase perdendo a razão e surpreende o rei. Hannibal tem que ser detido, pois foi ele quem tirou a vida dos profetas, relata Barzilai a Acabe. Acabe nem se mexe. Ao esbarrar com Samira (Laís Pinho) no corredor, Barzilai fica emocionado. Barzilai, segue mexido, fala com Samira e se diverte com Baruch. Os hebreus ficam entorno do imenso séquito de fenícios que surge em Samaria. Uma pessoa esbraveja dizendo que eles levam alimentos e bebidas. Os oficiais não conseguem deter a população. Queila fica sabendo do filho por Barzilai. Aisha é um perigo para o castelo e, por isso, precisa ser exterminada, diz Etabaal à filha. Aisha recorre ao rei para que a população, faminta, seja alimentada. Ao convocar Hannibal, Jezabel manda que ele faça o que ela mandar. Obadias é carinhoso com Samira. Ela e Aisha vão para a liteira ao lado de Thiago (Daniel Erthal). Jezabel nota que um séquito mínimo está indo embora ao lado de Aisha. Ela, cercada pela população, dá alimentos e bebidas aos necessitados. Um grupo de homens chega perto fingindo que precisa dos alimentos. Os quatro homens estão misturados à população e conseguem passar. Adama e Samira estão empolgadas porque alimentam o povo. O grupo de homens chega perto de Aisha e cada um tira uma arma de suas roupas.