RESUMO DA NOVELA "JEZABEL" - semana de 08 a 12 de julho de 2019
Ao andar apressada por Samaria, Raquel (Sthefany Brito) esbarra em Micaías (Guilherme Dellorto). Com muito medo, Raquel se atira nos braços de Micaías. Logo depois, Leah (Bárbara Maia) surge e faz de tudo para relatar o ocorrido. Micaías toma Raquel nos braços e a leva de volta a casa. Jezabel (Lidi Lisboa) se revolta quando Acabe (André Bankoff) manda que Queila (Juliana Knust) e Baruch (ator não divulgado) permaneçam na casa de Barzilai (Timóteo Heiderick). Raquel relata o ocorrido quando não respeitou decisão do pai e de Micaías. Raquel conta que espera um bebê. Micaías se espanta. Barzilai pergunta a Queila se ela quer ser sua mulher. Barzilai não esconde a empolgação e dá um beijo nela. Para Inlá (Leonardo Franco), Micaías admite que não tem noção de como contornar o que aconteceu com Raquel. Um anjo dá comida e bebida para Elias (Iano Salomão). Elias permanece andando no deserto. Nasce David, filho de Raquel. Aisha (Adriana Birolli) dá comida ao filho. Uma parteira auxilia Jezabel no parto. Adama (Fernanda Nizatto) e Samira (Laís Pinho) põem panos frescos no rosto da rainha enquanto a vilã é amparada por Batnoam (Aline Prado) e Getúlia (Hylka Maria). Acazias vem ao mundo. Contente, risonho e com orgulho, Acabe pega a criança. Anaid (Brendha Haddad) se ajeita para outra cerimônia. Anaid recua, com tristeza, ao adentrar no templo.
Com a barba por fazer, sem tomar banho e maltrapilho, Micaías recebe a visita de Raquel. Raquel ouve pedido de desculpas dele. No castelo, Joana (Camila Mayrink) procura por Samira. Por intermédio de Raquel, Micaías vê David pela primeira vez. A Acabe, Jezabel relata cansaço e vontade de retornar a Jezreel. Acabe dá o contra alegando que o filho não tem idade para fazer uma viagem. Acabe se revolta quando a rainha conta que irá só. Na companhia de Hannah (Juliana Boeller), Tadeu (Victor Spaparane) está empolgado. Para ela, Tadeu conta que irá para Samaria. Eliseu (Ronny Kriwat) não esconde a satisfação quando é procurado por Elias quando o profeta retorna para Samaria. Dalila (Narjara Turetta) não gosta de ver Elias. Para Emanuel (Henri Pagnoncelli), Micaías pergunta se pode casar com Raquel. Ao falar com Aisha, Acabe conta reprovar a decisão de Jezabel fazer uma viagem e colocar as servas para cuidar do bebê. Sem que ninguém veja, Phineas (Eduardo Lago) e Dido (Juliana Xavier) têm um encontro. Eliseu cuida da terra enquanto fala com o profeta. Eliseu ouve Elias contar que ele vai lhe substituir nos planos do Criador. Eliseu se sensibiliza quando Elias põe sobre ele o manto. Dalila se espanta quando chega perto e vê Eliseu usando a peça de Elias.
Eliseu segue com a roupa do profeta. Dalila se espanta quando dá de cara com o filho de Elias. Dalila cai no choro quando Eliseu lhe conta que é um nomeado. Com carinho, Eliseu dá abraço em Dalila. Jezabel manda que o estabelecimento de Phineas passe a ser de Joana porque ele a traiu. Raquel é convidada para passear com Micaías e ele diz para a jovem ter a companhia do filho. Joana fica sem compreender a razão que faz Phineas bebericar e chorar de forma compulsiva. Joana descobre por Uriel (Fernando Sampaio) que vai ser a nova dona do local por decisão do rei depois que ele surge na taberna. Satisfeita, Joana fica em cima de uma mesa e festeja com a decisão. Phineas não se conforma. Joana pega a vassoura que está com Temima (Juliana Schalch) e repassa para Phineas. Oficiais da Síria usando um disfarce falam que Samaria vai ser invadida e Tadeu escuta. Tadeu relata a Nabote (Flávio Galvão) sobre o que escutou. Ao retornar a Jezreel, Nabote diz para Tadeu alertar Samaria. Nabote esbarra com o séquito da rainha e relata o que sabe. Acabe descobre por Tadeu que a tropa da Síria está se dirigindo para Samaria.
Aos profetas, Acabe questiona se eles sairão vitoriosos do combate diante da Síria ao chamá-los. Zedequias (ator não divulgado) fica sem reação. A respeito da tropa síria, Hannibal (Rafael Sardão) informa os oficiais. Joana manda Phineas deixar o estabelecimento limpo. Samira relata que espera um filho de Miguel (Igor Cosso) quando ele se ajeita para o confronto. Acabe se opõe ao retorno da rainha para Samaria. O rei diz que Jezabel só retornou por Tadeu quando ela alega que o motivo é o confronto. Acabe lança um olhar fulminante para Tadeu quando o rapaz surge. Phineas recebe Naamã (Pedro Henrique Moutinho) quando o garoto surge na taberna usando disfarce. No palácio, na frente de todos, Acabe fala. De maneira fatal, Joana surge. Obadias (Juana Alba) está sem reação. O físico de Joana deixa Acabe espantando. Nas proximidade de Samaria, Bem-Hadade (Breno de Filippo), em cima do cavalo, se dirige à tropa e mira na direção da cidade.
Os oficiais devem manter acesas só uma parte das tochas e não batucar mais, uma vez que estão perto da cidade, diz Bem-Hadade a Abbas (ator não divulgado). Barzilai, Adad (João Pedro Novaes) e Hannibal checam se os oficiais estão nos seus lugares. Levi (Leo Cidade) e Miguel são orientados por Barzilai a se abrigarem na caserna em caso de invasão após a muralha ruir. A Acabe, Jezabel conta que é preciso fazer uma cerimônia para que eles saiam vitoriosos por decisão de Baal. Acabe quer saber a opinião de Zedequias. Obadias ignora a filha quando Joana faz de tudo para falar com ele. Os sírios surgiram, comunica Miguel. Hannibal diz que é para não fazerem nada sem ele autorizar. Eles só vão invadir depois que chegar o dia seguinte, avisa Bem-Hadade à tropa. Diante dos portões da cidade, Acabe fala. Rumo à cidade, a tropa da Síria avança. Acabe, Hannibal, Adad e Barzilai estão incrédulos.