RESUMO DA NOVELA "JEZABEL" - semana de 03 a 07 de junho de 2019
Todos os oficiais irão caçar Barzilai (Timóteo Heiderick), Queila (Juliana Knust) e Baruch, diz Acabe (André Bankoff) a Uriel (Fernando Sampaio) ao contar o que deve ser relatado a Obadias (Juan Alba). Queila e o filho são retirados de um tonel por Miguel (Igor Cosso), nas proximidades de uma viela. Na cama, ainda em recuperação, Samira (Laís Pinho) está ao lado de Getúlia (Hylka Maria) e Joana (Camila Mayrink), alvo de interrogatório de Hannibal (Rafael Sardão) e IB (Fábio Scalon). Ao entrar à força na taberna de Phinéas (Eduardo Lago), Hannibal questiona a Barzilai do paradeiro de Queila e do filho. Jezabel (Lidi Lisboa) manda que Queila e o filho sejam assassinados quando Etbaal (Luciano Quirino) ordena que os oficiais encontrem os dois. Acabe e Jezabel estão nos preparativos para se casarem. Ao descobrir por Anaid (Brendha Haddad) que o templo está bastante belo, Jezabel afirma que quer a presença dos hebreus para eles se curvarem a Baal e Aserá. O séquito de luxo vai para a rua depois que se escancaram os portões do castelo. Jezabel se refresca do alto de sua liteira. Baltazar (Alexandre Slaviero) se comove ao deparar com Temima (Juliana Schalch) e Chaya. Tem início uma refeição com muita fartura e luxo. Deslumbrante está Jezabel com a roupa de noiva e Acabe, com as vestes reais. À noiva, Acabe conta que está cada vez mais fascinado por ela. Jezabel nota que Aisha não gostou. Jezabel se dirige a Acabe apenas para atiçar Aisha. Aisha detém Acabe quando ele se curva para lhe dar um beijo. Obadias afirma que nenhum profeta foi ao casamento quando é questionado sobre isso por Acabe. Revoltado, ele diz que os profetas precisam ser levados ao local mesmo que seja contra a vontade deles. Ao se dirigir à entrada do palácio, Baltazar vê Sidônio (Pedro Lamin). Para que a filha não seja sacrificada, Baltazar quer revelar onde Elias (Iano Salomão) está. Baltazar revela o paradeiro de Elias: às margens do rio Querite.
Hannibal diz que precisa falar a sós com Jezabel. Acabe reprova. Hannibal revela a Jezabel que descobriu o paradeiro de Elias. Acabe afirma que tem que deixar o local quando Jezabel, ao retornar, lhe cochicha o local onde Elias está. Acabe afirma que Jezabel não pode tomar tal atitude por conta do casório, porém ela afirma que quer ver Elias ser preso. Acabe vai embora durante o jantar ao driblar o incômodo, enquanto Aisha nota o que houve. Jezabel afirma que só a prisão de Elias não é necessário quando Acabe diz para ela apenas prender o profeta. A Inlá (Leonardo Franco), Joel (Mário Hermeto) e Dov (Andrey Lopes), Baltazar conta que não queria delatar Elias, porém teve que escolher entre ele e sua filha. Jezabel rejeita o pedido de Barzilai quando ele conta que não quer tomar partido da caça a Elias. Aisha procura Acabe quando descobre que vão caçar Elias. Aisha chora, mas Acabe não se comove. Jezabel e os oficiais se deparam com o rio. Ele e os oficiais devem ir na frente, conta Hannibal a Jezabel. Ela diz que devem deixar Elias com ela. Hannibal, IB, Adad (João Pedro Novaes) e Sidônio são vistos por Eliseu (Ronny Kriwat), Micaías (Guilherme Dellorto) e Noam (Luckas Moura) quando eles chegam perto usando os cavalos e notam que Elias está em perigo.
Uma voz vinda do céu é escutada por Elias, que migra para Sarepta. Noam afirma não saber em qual parte do rio Elias está escondido, quando Jezabel lhe questiona. Noam fica aflito quando Jezabel manda que os dedos de sua mão sejam cortados. Noam é carregado pelo séquito, que retorna ao castelo sem ter achado Elias. Barzilai e Hannibal são insultados por Acabe, aos gritos e revoltado. Etbaal pergunta à filha sobre a procura por Queila e o filho ter sido interrompida. Etbaal acha que a filha matou os dois. Jezabel manda que o pai volte para a Fenícia o quanto antes, revoltada. Pai e filha se enfrentam. Hannibal faz perguntas a Noam, na masmorra e com um pano sujo de sangue cobrindo sua mão. Noam fica em silêncio, mas grita de dor. Elias fugiu de novo e, por isso, o sacrifício realizado não surgiu efeito, diz Jezabel a Thanit (Mônica Carvalho) e Anaid. A situação é para uma criança ser sacrificada, diz Jezabel aos sacerdotes em nome dos deuses. Jezabel decide por Chaya, quando Thanit questiona quem deve ser entregue ao sacrifício. Etbaal diz a Acabe que está de partida para a Fenícia. Obadias carrega água e uma porção de comida a Noam. Noam recorre a Obadias para comunicar o pai que ele não corre perigo. Jezabel diz a Acabe que uma criança deve ser morta como forma de acabar com a seca em Samaria. Jezabel diz que a filha de Baltazar deve ser entregue quando Acabe lhe questiona. Acabe se surpreende. Hannibal se choca com a decisão da rainha de entregar Chaya ao sacrifício. Em Sarepta surge Elias, exausto, faminto e sentindo sede. Para uma mulher que não está de frente para ele, Elias recorre por água. Ao se virar, se revela que é Queila.
Queila conta ter um punhado de farinha em panela e um pouco de azeite quando Elias recorre a ela por pão. Queila não deve ficar aflita, diz Elias, dizendo que ela deve primeiro fazer um bolo pequeno para ele e, em seguida, para os dois. O Criador vai sempre prover alimentos para ela, diz, em profecia, Elias. Sem saber como agir, Queila pensa no que Elias disse. O filho dela chora. Elias recebe o bolo de Queila depois dela cozinhar. Ao retornar às pressas para o fogão, Queila presencia que algo inesperado aconteceu. A farinha enche toda a panela. O frasco de azeite também está repleto, nota ela ao ir correndo. Com emoção, Queila dá abraço no filho. Queila relata a Elias que Barzilai lhe auxiliou a escapar quando conta as intenções de Jezabel para com ela e Baruch. Deus decidiu por Queila e viu que seu coração é sincero, relata Elias à Queila. Obadias protesta afirmando que estão escassos os alimentos para soldados e servos quando Acabe ordena que alimente mais os cavalos. Acabe afirma que está mandando, ao sair de si. Obadias suplica a Acabe que não deixe uma criança ser entregue ao sacrifício. Joana fica nervosa ao ver o pai chorar sem parar. Hannibal, Pigmaleão (Ricardo Pavão), IB e Thanit entram à força na casa de Baltazar procurando pela filha dele. Ele responde que a filha e a mãe saíram. Baltazar conta que cumpriu com o que prometeu ao dizer onde Elias estava escondido. Baltazar e Hannibal se enfrentam e Temima observa quando chega perto de casa. Baltazar diz para Temima ir embora com a filha. Micaías escapa com Chaya ao tomar a garota dos braços da mãe. Baltazar é assassinado com golpe de espada de Thanit. Temima dá um grito aflita. Micaías encaminha Chaya para onde moram os pais dele. Ele é seguido por IB e Hannibal.
Micaías tenta escapar para a casa dos pais dele, porém Hannibal impede. Temima chora sem parar abraçada a Baltazar. Barzilai, segurando Chaya, questiona a Levi (Leo Cidade) qual será o destino do bebê. Hannibal alega que a mãe do bebê já havia escapado quando Jezabel lhe questiona a respeito da oferenda. Micaías deve ser detido, ordena Acabe. Levi recorre a Yarin (Andréa Avancini) para auxiliar Baltazar com o bebê. Noam e Micaías trocam abraços na masmorra ao se verem. Hannibal convoca os oficiais para irem atrás do bebê em tudo que é lugar. Etbaal dá adeus ao castelo. Jezabel afirma que não vai para o quarto de Acabe ao anoitecer quando é avisada por Saulo (Gabriel Moura). Revoltado, Acabe parte para o quarto da mulher. Ela joga charme para Acabe.