RESUMO DA NOVELA "JESUS" - semana de 10 a 14 de dezembro de 2018
Judas Tadeu (Ricky Tavares) e Tomé (Gustavo Rodrigues) discutem. A embriaguez de Tomé é falada por todos. Mateus (Claudio Gabriel) o conforta. Ao falar com Barrabás (André Gonçalves), Adela (Adriana Garambone) é franca. Gestas (Flávio Pardal) enfim deixa a mansão de Judite (Marcella Muniz). Tomé é olhado com piedade por Jesus (Dudu Azevedo). Felipe (Matheus Fagundes) se despede do irmão deficiente visual. Joana (Anna de Lima) encaminha ao sinédrio Fílon (ator não divulgado) e Abel (Hall Mendes). Caifás (Eucir de Souza) fica com sentimento de humilhação. Barrabás diz não ter como deter os revoltosos quando Petronius (Fernando Pavão) diz para ele fazer alguma coisa. Pilatos (Nicola Siri) recebe um comunicado. O local onde os revoltosos estão e foi entregue por Asisa (Ana Paula Tabalipa) deve ser averiguado, mandam Cornélius (Ademir Emboava). Herodíade (Vanessa Gerbelli) e Caius (Felipe Roque) decidem se ver em outro lugar depois dela jogar charme para ele. Se deparam com Sara (Ana Barrozo), Cornélius e o centurião de Roma quando se dirigem a casa de Pedro (Petronio Gontijo). O comportamento de Pedro faz Jesus aprovar. A presença do centurião de Roma na casa de Sara faz Zebedeu (Roney Villela) suspeitar. O imperador romano manda comunicado para Pilatos. Adela faz de tudo para Barrabás ficar sensibilizado. Jesus discursa para os apóstolos. Da casa de Sara, o centurião vai embora. Susana (Bárbara Reis) é alvo de comentário de Lázaro (Vandré Silveira) para as irmãs. Susana ganha conselhos do pai. Pilatos avisa que terá que entregar novamente aos hebreus o corbã. A respeito do que já viveram comentam Cassandra (Cláudia Assunção) e Edissa (Dedina Bernardelli). A atitude de Judite faz Joana suspeitar. Gestas faz perguntas a respeito da mulher de Levi e deixa Livona (Bárbara Borges) apavorada. Pilatos deve entregar aos hebreus o tesouro sagrado, diz Claudia (Larissa Maciel). Jesus conta que vão lhe matar e os apóstolos ficam pasmos. Pilatos diz para convocarem Caifás. Abel fala com Deborah (Manuela Llerena) e Tiago Justo (Gil Coelho) reprova. O Messias não deve se entregar para a pessoa que Lhe vai matar, reforça Pedro. Satanás (Mayana Moura) é encarada por Jesus quando Ele a nota.
Só Pedro, Tiago Maior (César Cardadeiro) e João (Rafael Gevú) são convocados pelo Messias. Quando nota Abel e Deborah lado a lado, Tiago Justo fica enciumado. Sem que ninguém veja, Herodíade beija Caius. Barrabás não deve mais procurar sua mãe, ordena Diana (Cacá Ottoni). Abel é alvo de críticas de Helena (Júlia Maggesi). Barrabás é alvo de perguntas de Adela. O corbã vai ser entregue novamente aos hebreus, diz Pilatos a Caifás. João deixa Gabriela (Maitê Padilha) aflita. O comportamento de Tiago Justo faz Deborah protestar. O fato de Sara e Cornélius estarem próximos faz Sula (Kika Kalache) comentar. Sedutor, Jairo (Felipe Cunha) observa Laila (Manuela do Monte). Na cozinha do castelo, Longinus (Sacha Bali) tem encontro com Salomé (Valentina Bulc). Herodíade recorre a Caius para afastar Salomé e Longinus. Salomé faz pouco caso de Longinus quando o soldado conta ser hebreu. Pedro, João e Tiago Maior são convocados por Jesus, dias mais tarde, para escalarem o Monte Hermon. Quando se depara com os apóstolos sem a companhia de Jesus, Simão Fariseu (Rafael Sardão) suspeita. A mãe já sabe que Longinus é hebreu e quer que ela fique longe de Jerusalém, diz Salomé para Helena. Diana faz de tudo para que não notem que ela está ao lado dos revoltosos. Quando percebe que Salomé está a favor de deixar a cidade, Antipas (Marcos Winter) suspeita. Pilatos fica sabendo que Temina (atriz não divulgada) e Caius são cúmplices. Caius detem Temina. Matheus beija Asisa quando a mulher lhe faz reclamações. Quando nota que os filhos não estão presentes, Sula fica aflita. Ao pé do monte surgem o Messias, Tiago Maior, Pedro e João. No palácio, Herodíade e Salomé dão adeus a todos. No corredor, elas têm encontro com Longinus. Herodíade comemora e ri. Ao ver que Salomé está indo embora, Longinus fica fora de si. Quando vai atrás de Caifás, Barrabás conta que sabe que o corbã vai ser entregue novamente. Temina é interrogada por Petronius. Matheus fica sabendo da armação contra Sara feita por Asisa. Todos ficam espantados na casa de Sara com o surgimento do centurião de Roma. O Monte Hermon é escalado pelo Messias e os três apóstolos. Tiago Maior fica angustiado ao ver que João perdeu o equilíbrio.
João é salvo por Pedro. Ao centurião de Roma, os apóstolos se justificam. Cornélius será convocado, comunica Zebedeu. Ao descobrir a armação contra os seguidores de Jesus feita por Asisa, Mateus fica nervoso. Cornélius fica sabendo através de Zebedeu. Temina admite que era funcionária de Caifás ao tentar jogar charme para Petronius. Pela devolução do corbã, Barrabás ordena que lhe deem uma parte. O Sumo-Sacerdote é alvo de críticas de Nicodemos (Ernani Moraes). O Monte Hermom é escalado pelo Messias, Pedro, Tiago Maior e João. Asisa mentiu, afirma Mateus ao surgir na casa de Pedro. Temina vai passar notícias mentirosas a respeito do palácio, conta Pilatos. Uma parte dos hebreus é alvo de perguntas do centurião de Roma. O fato de Temina não estar presente no paláciofaz Claudia suspeitar. Temina deve guardar segredo que irá passar notícias mentirosas a Caifás, manda Pilatos. Cornélius e Maria (Claudia Mauro) evitam que o centurião de Roma abuse de Maria Madalena (Day Mesquita). Petronius vai ser arrasado por ele, conta Barrabás. No hotel, Fílon e Abel bebericam. A atitude de Maria Madalena faz os apóstolos suspeitarem. Ao escalarem o monte, o Messias e seus discípulos veem uma raposa. Na frente de Cláudia, Temina finge. Asisa é alvo de perguntas de Mirian (Beth Goulart). Deborah afirma que quer rever o filho. Cornélius pergunta se Sara quer se casar com ele. Maria Madalena é notada por Satanás. Pai de um menino Lunático suplica para ver o Messias. Pedro, Tiago, João e Jesus alcançam a parte mais elevada do monte. A roupa do Messias fica branca igual a luz e deixa os apóstolos espantados.
Na companhia de Jesus surgem Moisés e Elias. A voz do Criador é escutada pelos apóstolos, que ficam espantados. Sem sucesso, os apóstolos tentam expulsar do Lunático o capeta. Judas (Guilherme Winter) diz que ele vai ter sucesso. Sara fica com receio da atitude de Pedro quando afirma que corresponde ao amor de Cornélius. Mirian e Asisa brigam. Arimatéia (Giuseppe Oristânio) conta que vai ajudar a filha a achar o neto dele. Judas fracassa ao tentar deter o Lunático. A respeito do que viram, João, Pedro e Tiago devem guardar segredo, diz o Messias. A respeito do convite de Cornélius, Sara fala com a neta. Tiago Justo cogita ir embora da cidade. Gestas e Dimas (Fifo Benicasa) fazem de tudo para enganar Nemestrino (Drico Alves). A respeito de Salomé, Longinus e Petronius se falam. Caifás fica sabendo pela mulher das novidades do castelo. Os apóstolos brigam e Mirian reprova. Mateus briga com a mulher. Antipas seduz Temina. A Abel, Helena afirma não querer nada além da amizade. Susana recebe convite de Pilatos para participar de nova disputa de lutas. Diana fica melhor e Caius suspeita. Nemestrino é furtado por Dimas e Gestas. O convite de Pilatos é negado por Susana. Caius é encarado por Diana. Mateus se nega a passar a noite com a mulher. Temina ganha beijo de Antipas. É hora de irem embora, conta o Messias a Pedro, João e Tiago.
Ficam frente a frente com um leão, Jesus e os três apóstolos. Judas e Tomé brigam. Eles não têm mais dinheiro, contam os apóstolos. Pedro, João e Tiago Maior são convocados pelo Messias. O leão não ataca quando todos passam rente a ele. O falso testemunho faz Asisa ser presa pelo centurião de Roma. Judas está com umas moedas, Maria Madalena vê e suspeita. O comportamento de Temina faz Caifás suspeitar. O filho Lunático fugiu, nota o pai. Maria Madalena deve guardar segredo, diz Judas. Roubaram o hotel,nota Shabaka (Luka Ribeiro). Mateus recorre ao centurião para a mulher ser solta. Asisa é grata ao marido e diz o amar. A fala de Caifás e Anás (Paulo Figueiredo) é ouvida por Temina, sem que eles vejam.