"GÊNESIS" - resumo dos capítulos da novela de 10 a 14 de maio de 2021
A comitiva de Abrão (Zécarlos Machado) volta para acampamento. Agar (Hylka Maria) critica Sarai (Adriana Garambone) ao falar com Abrão. Todos reprovam a permanência de Massá (Marcos Winter) no acampamento. Ló (Emilio Orciollo Netto) resolve deixar Sodoma. Abrão acalma a mulher. O Criador fala com Abrão. Sarai propõe algo a Agar. Deus diz que Abrão deve fazer um sacrifício. Abrão conta que terá aliança com o Criador.
Ló dá adeus a todos no acampamento e vai embora rumo a Sodoma com a família. Bera (Charles Paraventi) e Jaluzi (Beth Goulart) voltam ao trono. Deus e Abrão fazem um pacto, embora Lúcifer (Igor Rickli) faça de tudo para que isso não ocorra. Sarai propõe algo a Agar e a serva diz "sim". Paltith (Sophia Madeira) conta segredo sobre Agar ao pai e deixa ele pasmo. Abrão se choca com fala da mulher.
O comportamento de Abrão faz Deus reprovar. Agar fica desiludida com Abrão. Em Sodoma, desembarca a comitiva de Ló. Na cidade, o rei Bera recepciona Ló. Lúcifer abala Agar com o que diz. Mila (Amanda Grimaldi) se torna mãe de Leora (Clara Galinari). Sarai é pega de surpresa por Agar, que está grávida. Sarai e Agar brigam e Abrão se chateia. Agar parte para o deserto.
No deserto, Agar vê o anjo Gabriel. Passam uns meses e Agar se torna mãe de Ismael. A atitude de Agar incomoda Sarai. Oito anos depois. Ismael aprende a escrever com Abrão. Passam-se 13 anos e Abrão faz de tudo para consolar Sarai. Deus conversa com Abrão e ele passa a se chamar Abraão.
A Abraão, Deus conta que todo homem precisará passar pela circuncisão. Sarai fica mexida com o que Agar fala. Deus conta a Abraão que Sarai vai ser rebatizada para Sara. O Criador conta que Sara vai dar a Abraão um filho. Ló é frio com Ayla e ela faz o mesmo, em Sodoma. Abraão passa a fazer a circuncisão nos homens que estão no acampamento. Abraão vê uma trinca de anjos.